quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Até Mesmo a Graça Pode Levar ao Legalismo



Trillia Newbell 

Faz parte da natureza humana distorcer as verdades gloriosas de Deus. E verdades distorcidas podem se tornar armadilhas e obstáculos para vivermos uma vida de santidade.
Isso acontece quando abusamos da graça.

Nós sabemos que é pela graça que somos salvos – é um presente gratuito de Deus: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos" (Efésios 2:8-10 NVI).

Assim como você experimenta a preciosidade deste dom da salvação exclusivamente pela graça, sabendo que de forma alguma você é merecedor, você também quer que todas as pessoas provem e saboreiem essa verdade.

A Graça Legalista 

Infelizmente, somos tentados a transformar a graça que amamos em graça legalista. Por exemplo, ao invés de conceder a graça aos outros que têm convicções diferentes de nossas próprias convicções, nós presumimos que eles estão vivendo aprisionados pela lei.

Eu me lembro de uma ocasião em que uma amiga compartilhou comigo sua decisão de ensinar seus filhos em casa (homeschool). Ela havia esclarecido que tinha sido uma decisão sobre a qual ela e o marido haviam orado, e que de maneira alguma ela estava sugerindo que todos os cristãos deveriam fazer o mesmo. Contudo, eu presumi em meu coração que ela provavelmente estava lutando com legalismo em sua vida. Eu pensei que ela não deveria se sentir "livre" como eu me sentia para tomar "outras" decisões. Que arrogância a minha! Agora eu percebo que havia transformado a minha liberdade em lei. Eu estava julgando a minha amiga baseada nas minhas experiências e nas minhas convicções.

Em outras palavras, nós podemos presumir erroneamente que a obediência de outro cristão não é motivada por um amor genuíno pelo Salvador. Qualquer ato sério de obediência começa a parecer legalismo pecaminoso ao invés de verdadeira obediência, motivada e sustentada pela graça de Deus. Em uma tentativa de proteger a graça, nós podemos presumir o pior dos motivos uns dos outros. Ao julgarmos os outros, exigindo que vivam e se comuniquem de certa maneira, nós praticamente transformamos o nosso lindo dom da graça em lei.

O Viver Legalista 

O outro lado da moeda da graça legalista é o viver legalista. Nós sabemos que através das Escrituras Sagradas que Deus nos deu tudo aquilo que precisamos para uma vida de santidade. Pedro nos lembra que: "Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." (2 Pedro 1:3 NVI).

Nós temos um desejo de viver para o Senhor e temos convicções profundas de que o nosso pecado desonra a Deus. Mas em nossa caminhada em busca da santidade, nos esquecemos de que é somente pela graça de Deus que podemos viver para Ele. Foi Deus quem nos concedeu todas as coisas necessárias à vida e à santidade. Somente "pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo" (1 Coríntios 15:10 NVI).

Infelizmente, quando nos esquecemos de que qualquer santificação (qualquer progresso ou crescimento) que vemos ou experimentamos provem do nosso Pai, podemos nos encher de soberba e começar a enquadras as outras pessoas no nosso padrão. Pode ser especialmente tóxico quando estabelecemos padrões morais de decisões e prioridades que não são descritos nas Escrituras. Nós tão facilmente começamos a julgar e pressionar as pessoas a se conformarem com um estilo de vida que Deus nunca ordenou. Nós nos esquecemos dos bons princípios bíblicos que são o alicerce da nossa fé e, ao contrário, começamos a estabelecer as nossas próprias preferências e práticas da lei.

Vivendo pela Graça 

Nós precisamos equilibrar as realidades de que a nossa fé é proveniente exclusivamente através da graça, exclusivamente pela fé, e que ainda assim somos chamados para realizar todas as coisas para a glória de Deus. Reconhecidamente, isso nunca será fácil. Viver isso consistentemente e biblicamente não é um desafio pequeno.

A mesma graça que é um favor imerecido de Deus é a mesma graça que nos ensina a "renunciar" (arnēsamenoi), literalmente "renegar", as maneiras impiedosas do mundo em Tito 2:11-12. A graça nos ensina a distinguir, discernir e nos separarmos da cultura do pecado, mas nunca a usarmos nós mesmos como o padrão a ser seguido. Não, devemos renegar o pecado: começando primeiro com o pecado que vemos em nós mesmos (Mateus 7:3-5), e aí então, os pecados que enxergamos nas pessoas ao nosso redor, sem nos tornarmos hipócritas. Isto é uma grande tensão na vida cristã.



À medida que nos esforçamos para viver pela graça, peçamos a Deus que nos dê os Seus olhos para enxergarmos as pessoas. Peçamos a Ele para nos relembrar do incrível dom gratuito da graça que nos foi concedida, da nossa dependência completa nEle para vivermos de maneira santa e a humildade para reconhecermos as nossas fraquezas. Que possamos olhar para Cristo, e não para nós mesmos, como o padrão que estabelecemos para os outros. Que sejamos treinados pela graça para concedermos graça aos outros.




©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/articles/even-grace-can-lead-to-legalism (texto original em inglês).

 
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.