segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Pais, Exijam Obediência de Seus Filhos.



John Piper


Eu escrevo este artigo para insistir com os pais cristãos que exijam obediência de seus filhos. Eu fui impelido a escrever este artigo ao observar crianças que ignoram os pedidos de seus pais sem sofrer nenhuma consequência. Os pais pedem a seus filhos duas ou três vezes para que eles se sentem, ou parem de fazer alguma coisa, ou venham até eles, ou se dirijam a algum lugar, e depois da terceira desobediência, os pais oferecem um suborno para criança em troca da obediência. Às vezes, a estratégia do suborno funciona na obtenção do comportamento desejado; às vezes não.

Na semana passada eu testemunhei duas coisas que me induziram a escrever este artigo. Uma delas foi a morte de Andy Lopes em Santa Rosa na Califórnia, um menino de 13 anos de idade que foi baleado por um policial que pensou que o garoto estava prestes a atirar com uma arma de fogo. A arma do menino era de brinquedo. O que torna este episódio relevante é que o policial disse que pediu ao menino duas vezes para abaixar a arma. Ao invés de seguir as orientações das autoridades, o menino apontou a arma em direção aos policiais. E os policiais atiraram nele.

Eu não conheço todos os detalhes deste caso, ou se o menino chegou a escutar a ordem dos policiais. Então, eu não posso afirmar que Andy era indisciplinado. Por isso, este artigo não foi escrito para criticar Andy Lopes. Estou pressupondo uma situação hipotética. Será que ele ouviu a ordem da polícia e simplesmente ignorou o que eles disseram? Se isto realmente aconteceu, ele pagou o preço com a própria vida. Tal é o preço que foi pago pela desobediência à autoridade estabelecida.

Uma tragédia prestes a acontecer

Eu presenciei um cenário semelhante durante um voo na semana passada. Eu assisti uma mãe preparando seu filho para ser baleado.

Eu estava assentado atrás desta mãe e de seu filho de aproximadamente sete anos de idade. O menino estava brincando com o seu tablet. A aeromoça anunciou que todos os equipamentos eletrônicos deveriam ser desligados para a decolagem. O garoto não desligou o seu tablet. A mãe não exigiu que ele o desligasse. A aeromoça se aproximou, falou que ele deveria desligar o tablet e continuou andando pelo corredor. O garoto ainda assim não o desligou. E a mãe não exigiu que ele o desligasse.

Uma última vez a aeromoça se aproximou e falou que o garoto deveria entregar o equipamento para sua mãe. Então ele finalmente desligou o tablet. Quando aeromoça assentou-se para a decolagem, o garoto ligou o equipamento novamente e continuou jogando durante toda a decolagem. A mãe não fez absolutamente nada. Eu pensei comigo mesmo: "Ela está treinando o filho para ser baleado pela polícia."

Resgatados da insensatez na educação de filhos


Eu posso entender a resistência e a preguiça de pais que são incrédulos. Eu enquadro este comportamento na categoria bíblica dos que são espiritualmente cegos. Mas a negligência dos pais e mães cristãos me deixa perplexo.

Qual é o motivo do fracasso em exigir e em receber obediência? Não sei ao certo. Mas é possível que estas próximas observações sejam capazes de ajudar alguns pais e mães a serem resgatados da insensatez da criação de filhos sem regras. 

1 - Exigir obediência dos filhos está implícito no mandamento bíblico de que os filhos obedeçam aos seus pais. 

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo” (Efésios 6:1). Não faz sentido algum que Deus exija que os filhos obedeçam aos pais sem exigir que os pais exijam obediência de seus filhos. Faz parte da nossa obrigação como pais ensinar aos nossos filhos a glória de um espírito que se submete alegremente às autoridades que foram constituídas por Deus. Os pais representam Deus para os filhos pequenos, e é um perigo mortal treinar os filhos a ignorar os mandamentos de Deus.  

2 - Obediência é um elemento do evangelho, da nova-aliança. 

Obediência não é apenas um elemento da “lei”. É um elemento do evangelho. Paulo disse que o propósito de seu evangelho era “chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé” (Romanos 1:5). Ele disse: “Não me atrevo a falar de nada, exceto daquilo que Cristo realizou por meu intermédio em palavra e em ação, a fim de levar os gentios a obedecerem a Deus” (Romanos 15:18).


O objetivo de Paulo era de dominar “todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo” (2 Coríntios 10:5). Ele exigia obediência das igrejas: “Se alguém desobedecer ao que dizemos nesta carta, marquem-no e não se associem com ele” (2 Tessalonicenses 3:14).


Pais que não ensinam seus filhos a obedecerem às autoridades constituídas por Deus estão preparando seus filhos para uma vida fora de sintonia com a Palavra de Deus – uma vida fora de sintonia com o evangelho que os próprios pais desejam enfatizar.


3 – Exigir obediência dos filhos é possível.


É lamentável observar os pais agirem como se não pudessem fazer absolutamente nada diante de filhos desobedientes. Deus exige que os filhos obedeçam porque é possível que os pais exijam obediência. Crianças pequenas, com menos de um ano de idade, podem aprender com eficácia que não devem tocar morder, puxar, empurrar, cuspir ou gritar. Você é maior do que seus filhos. Tire vantagem do seu tamanho a fim de resgatá-los para uma vida de alegria, e não para sentenciá-los a uma vida de egoísmo. 


4 – Exigir obediência deve ser praticado em casa nas pequenas coisas para que seja possível em público nas coisas de maior importância.


Uma explicação para o fato de que os filhos não consigam ser controlados em público é que eles não foram ensinados a obedecer dentro de casa. Uma razão para isto é que muitas das situações dentro de casa parecem não ser importantes o bastante para se travar uma guerra. É mais fácil fazermos algo nós mesmos do que gastarmos tempo e energia para lidarmos com um filho que se recusa a fazer alguma coisa. Mas esta atitude está apenas treinando os filhos para assimilarem a obediência como comportamento opcional em qualquer que seja a situação. A consistência em exigir obediência dentro de casa irá ajudar seus filhos a serem agradáveis em público.


5 – É trabalhoso exigir obediência, mas vale a pena.


Se você fala para seu filho ficar na cama e ele se levanta mesmo assim, é bem mais fácil falar para ele voltar para cama do que levantar-se e lidar com a desobediência. Os pais estão sempre cansados. Eu entendo bem essa situação. Por mais de 40 anos, eu tive filhos com idade inferior a 18 anos morando conosco. Exigir obediência requer energia física e mental. É bem mais fácil deixar os filhos fazerem o que quiserem.


O resultado? Filhos impossíveis de serem controlados quando for necessário. Eles aprenderam todos os atalhos. Mamãe é incapaz e o papai é fácil de enganar. Eles sabem quando você está prestes a explodir. Então, eles ignoram suas palavras até o limite. Isto produz frutos amargos para todos os envolvidos. Mas o trabalho árduo de agir com consistência imediata em reação a cada desobediência produz um doce fruto para os pais, para os filhos e para todas as pessoas.


6 – Você pode interromper o círculo vicioso que perdura por várias gerações.


Uma das razões pelas quais os pais não exigem disciplina é que eles nunca viram um exemplo de como fazer isso. Eles são frutos de lares que apresentavam dois modos de tratamento: a passividade e a raiva. Eles sabem que não desejam criar os filhos dominados pela raiva. A única alternativa que eles conhecem é a passividade. Eis a boa notícia: isso pode mudar. Os pais podem aprender, através da Bíblia e de pessoas cheias de sabedoria, tudo o que é possível, tudo que nos é exigido, tudo o que é sábio e também como agir na criação de filhos com um espírito de paciência, firmeza, amor e alicerçados no evangelho. 


7 – A criação de filhos firmada na graça transforma a complacência dos filhos em desejo de obedecer com alegria.


Os filhos precisam obedecer antes mesmo de entenderem a obediência que vem pela fé. Quando a fé se tornar realidade para eles, a obediência que foi aprendida através do temor, da recompensa e do respeito se transformará em uma expressão natural da fé. Deixar de exigir obediência antes da existência da fé é uma decisão insensata. Deixar de exigir obediência não é um ato amoroso, nem que visa o longo prazo. Isso abre brechas para hábitos de desobediência que não devem ser apenas controlados, mas eliminados.


8 – Filhos cujos pais exigem obediência são mais felizes.


A criação de filhos sem regras não produz filhos humildes, nem cheios de graça. Ela produz filhos indisciplinados. Também são filhos que não são felizes, cuja presença é desagradável. Eles são mimados e insolentes. A “liberdade” que lhes é concedida não é uma bênção para eles, nem para as outras pessoas. Essas crianças têm a mesma liberdade que tem um barco sem o leme. Elas são vítimas de seus caprichos. Mais cedo ou mais tarde estes caprichos lhes serão negados. Isso é uma receita para tragédia. Ou até mesmo para um encontro fatal com a polícia.



9 – Exigir obediência não é o mesmo que exigir perfeição.


Como os pais representam Deus para os filhos, especialmente antes que eles tenham a capacidade de conhecer Deus através da fé no evangelho, nós mostramos a eles tanto a justiça como a misericórdia. Nem toda desobediência é punida. Algumas são identificadas, reprovadas e deixadas para trás. Não existe uma fórmula precisa. Os filhos precisam aprender através de nosso estilo de criação que o Deus dos evangelhos é um fogo consumidor (Hebreus 12:7, 29) e que Ele é paciente e misericordioso (1 Timóteo 1:16). Em ambas as situações, disciplina ou paciência, o objetivo é a obediência imediata, feliz e total. Isto é o que o conhecimento de Deus em Cristo produz.


Pais, vocês podem fazer isto. Eu passei mais do que sessenta por cento da duração de minha vida fazendo isso. Deus concede sua graça para a realização desta tarefa, e você será ricamente recompensado. 


©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/articles/parents-require-obedience-of-your-children (texto original em inglês).

 
Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.