segunda-feira, 16 de maio de 2016

Quando Minhas Maiores Esperanças São Ameaçadas



Shannon Popkin


Durante as reuniões de pais e professores, eu me sentei diante de uma avó muito frustrada e preocupada. Naquela época, era eu quem estava sentada na cadeira da professora, e certamente parecia uma jovem inocente para esta mulher experiente que tinha grandes esperanças e profunda preocupação em relação ao seu neto querido.


Ela apontava freneticamente para o boletim do neto que estava na quarta série, para a linha onde estavam marcados os atrasos. Havia um atraso marcado no boletim e a avó estava insistindo veementemente que não deveria haver nenhum atraso. Ela disse: "Eu trago meu neto para a escola diariamente no horário certo. Quando foi que ele se atrasou? Quando?" Ela continuava apontando o dedo para o atraso marcado no boletim com a intenção de enfatizar.

Tentando esconder a minha surpresa, eu expliquei que precisaríamos conferir na secretaria da escola o dia em que seu neto tinha se atrasado. Mas eu a agradeci pela fidelidade em trazer o neto para aula todos os dias e lhe assegurei que apenas um atraso no boletim era considerado comportamento exemplar. "Este detalhe é insignificante para causar qualquer preocupação” – disse eu.
"Mas isto me preocupa, sim!" – disse ela. A avó pareceu ressentir que eu não estava levando muito a sério o atraso de um dia.


Eu não sabia o quê deveria fazer. Será que ela queria que eu apagasse o atraso? Fazer isto não seria certo. Eu decidi investigar a situação mais profundamente. "A senhora me permite perguntar por que este atraso te preocupa tanto? Exatamente com o quê a senhora está preocupada?"


"Bem!" – disse ela indignada. "Eu estou preocupada com o que eles vão dizer. Como explicaremos isto quando eles perguntarem?"


"Eles?" - perguntei com uma expressão de dúvida no rosto.


"Os futuros empregadores de meu neto!" – disse ela, inclinando-se em minha direção intencionalmente. "As pessoas que irão analisar os boletins do meu neto no futuro. Quando ele estiver tentando arrumar um emprego! Ou tentando entrar na faculdade!"


Eu fiquei chocada. Esta avó estava achando, com toda sinceridade, que o futuro do seu neto estaria comprometido por causa de um simples atraso no boletim da quarta série.


Nós passamos o resto da reunião indo e vindo ao mesmo assunto. Eu repetidamente oferecia conforto e segurança dizendo: "O seu neto tem um futuro brilhante pela frente. Ele é inteligente, responsável e honesto..." Mas ela se recusava a ser consolada. Quanto mais tranquilidade eu oferecia, mas irritada ela ficava.


Eu nunca fiquei sabendo o que aconteceu com o futuro daquele aluno brilhante. Mas tenho um palpite, acredito que uma avó ansiosa e aflita pode afetar mais o futuro de um menino do que um atraso no boletim, seja o atraso merecido ou não.


Aflita com o Futuro 



Hoje em dia eu sou uma mãe que se assenta na frente dos professores nas reuniões da escola, e eu consigo me identificar mais com aquela avó preocupada. Como ela, a maioria das pequenas coisas que me afligem na vida está relacionada com o futuro. Não estou somente reagindo diante de uma preocupação momentânea ou irritada com uma situação, mas estou projetando e imaginando: “Como isto afetará o futuro? Qual será o resultado disto?”


Como a maioria das mulheres, eu tenho grandes esperanças para minha família, e farei o que for preciso para proteger a felicidade futura de cada um. Mas, às vezes, meu objetivo de proteger e dar segurança àqueles a quem amo transforma-se em uma obsessão para controlar. Até as coisas mais insignificantes que ameaçam o final feliz e perfeito que eu imaginei são capazes de desencadear o que há de pior dentro de mim.


Eu me torno agitada e nervosa. Tenho uma ansiedade irracional. Eu tenho um pressentimento sobre um pequeno detalhe e logo imagino uma nuvem grande e escura pairando sobre o futuro incerto. Detalhes como os seguintes:


  • Meu filho pequeno ainda não começou a falar as primeiras palavras. 
  • Meu marido não frequenta as reuniões da igreja. 
  • Eu estou ganhando peso ao invés de perder peso. 
  • Meu filho adolescente passa grande parte do tempo sozinho.

Quando tenho esses pressentimentos, minha reação é a de agir como se fosse minha a responsabilidade de consertar cada situação. Eu me sobrecarrego tentando controlar todas as coisas. Eu fico perturbada, ansiosa e obsessiva sobre as coisas que eu não consigo controlar.


Deus, ao ver a minha agitação, sonda o meu coração. Ele diz: “Me permite perguntar por que isto te preocupa tanto – este boletim insatisfatório? Este detalhe inoportuno? Esta dificuldade financeira?” Com ternura e compaixão, Ele me oferece conforto e segurança. Ele me faz “grandiosas e preciosas promessas” sobre o futuro pela frente (2 Pedro 1:4).


O Entendimento de Deus e o Meu Entendimento



Ao invés de continuar neste meu estado de preocupação, Deus me convida a confiar no Senhor com todo o meu coração e não me apoiar em meu próprio entendimento (Provérbios 3:5).


O meu próprio entendimento de como os detalhes de hoje afetarão a realidade de amanhã é distorcido, limitado e perdidamente egoísta. Mas o entendimento de Deus alcança profundidades e dimensões que o meu cérebro jamais conseguirá alcançar. Ele sabe de toda a história, ao invés deste pequeno parágrafo no qual eu estou vivendo. Ele me diz que um dia eu estarei ricamente provida quando entrar no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 1:11). Isto sim é um futuro brilhante! É a perfeita esperança que é garantida a cada um dos filhos de Deus.


Deus é o Pai amoroso que oferece paz para minha mente. Mas eu sou a filha que decide se receberá ou não o consolo. Será que eu confiarei em Deus? Será que eu receberei a certeza e o conforto que Ele garante? Ou será que passarei pela vida apontando meu dedo freneticamente para cada coisa que surgir para ameaçar (verdadeiramente ou de forma imaginária) o final feliz que existe somente em minha cabeça?


Se eu escolher persistir em meu estado de perturbação e aflição, eu não serei a única afetada. A turbulência que eu causo disciplinando em excesso, com rigidez e com raiva irá atingir as vidas das pessoas as quais tenho o desejo de proteger do mal. Seria tão mais libertador, para eles e para mim, se eu permitisse que Deus enchesse o meu coração com as Suas promessas preciosas!


"Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde." (Salmo 3:3-4 NVI)
A respeito do quê você está agitada ou preocupada hoje? A sua ansiedade está relacionada a alguma esperança que você tem para o futuro? Encha o seu coração com as promessas preciosas oferecidas por um Deus bondoso. Ele conhece toda a história e te convida a confiar nEle.


© Revive Our Hearts. 
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).
http://www.reviveourhearts.com/true-woman/blog/when-my-high-hopes-are-threatened/ (texto original em inglês).



Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.