quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Diga Calmamente: "Sua Opinião Ultrajante Não É Baseada Na Verdade"



John Piper




“Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.” (Efésios 5:11 NIV)


Nossa tarefa como cristãos não é controlar o governo nem a educação. Nossa tarefa é proclamar a verdade de Deus em cada esfera. Pode ser que isto venha ou não a mudar opiniões e leis. Isso não é a nossa responsabilidade. Mas é nossa a responsabilidade de falar com coragem e clareza o que Deus falaria.

Não se deixe calar pelo comentário de que você não pode forçar sua religião ou seus princípios morais nas outras pessoas.  Você não está forçando nada; você está recomendando que o assunto seja considerado com seriedade. Declarar e persuadir não é o mesmo que “forçar”. O fato é que a ideia de cada pessoa sobre o que deve ser feito é guiada por algum tipo de compromisso prévio. Os secularistas, bem como os cristãos, tem uma visão de mundo que governa suas opiniões.


Como o cristianismo é verdadeiro, ele ecoa (mesmo que de forma desvanecente) em cada coração. É impossível prever o impacto que a defesa clara de sua convicção terá sobre certo grupo secularista para a compreensão da verdade. Não se sobrecarregue com a obrigação de controlar a situação. Apenas levante-se e diga o que Deus falaria sobre o assunto. Você poderá surpreender-se pelo fato de que as pessoas estavam esperando que alguém se pronunciasse.


Por exemplo, suas convicções bíblicas não são menos dignas de serem defendidas do que os pronunciamentos morais totalmente infundados listados abaixo.


No ano passado, YES\NEON Inc., uma empresa do setor privado que oferece serviços na área de saúde mental em Minneapolis, publicou um livreto informativo sobre uma variedade de problemas pessoais que são tópicos difíceis de discutir. Este livreto foi distribuído pelo menos em uma escola para os alunos do ensino médio como parte do programa de educação sexual. A seguir estão alguns exemplos da informação compartilhada no livreto:


  • “Escolher quando, como e com quem ser sexual é uma grande parte da preparação para tornar-se adulto. Escolha seus parceiros cuidadosamente.” (pág. 42)
  • “Masturbação mútua com seu parceiro é agradável e segura.” (pág. 42)

  • Conversar e encontrar-se com outros homossexuais pode ajudá-lo a entender como a sua preferência sexual pode ser um componente saudável e importante de sua vida.” (pág. 44)

  •  Opção n° 3 em “Opções na Gravidez”: “Interrompa a gravidez através do aborto.” (pág. 50)

  • “Você pode prevenir-se em relação ao vírus HIV. Isto pode significar que você tenha que mudar a maneira que você pratica sexo, mas não significa que você tenha que parar de ter relações sexuais.” (pág. 62)
Quando você encontrar este tipo de argumento na esfera pública, você deveria simplesmente levantar-se e dizer calmamente: “Estes princípios morais não são baseados na verdade. Estas são opiniões de homens e não de Deus. Portanto elas são falsas e prejudiciais. A vontade de Deus para a sexualidade humana é a abstinência até o casamento. A partir daí é a monogamia heterossexual sem adultério. Este modelo produz justiça, saúde e alegria para o mundo. Eu recomendo que o conselho que nós precisamos dar aos nossos adolescentes corresponda à verdade. Obrigado.” E torne a sentar-se em seu lugar.


Pastor John



©2017 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/articles/very-calmly-say-your-outrageous-opinions-are-not-based-on-truth (texto original em inglês).


Traduzido com permissão.