segunda-feira, 18 de julho de 2016

A Fé Elimina a Culpa, a Ganância e o Medo


John Piper

"O objetivo desta instrução é o amor que procede de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera." (1 Timóteo 1:5 NVI)

A graça de Deus elimina do coração os poderes pecaminosos que impedem o amor.



Quando nos sentimos culpados, temos a tendência de nos afundarmos em depressão e auto piedade, incapazes de vermos, e muito menos de nos incomodarmos com a necessidade de qualquer outra pessoa. Ou nos tornamos hipócritas a fim de escondermos a nossa culpa, destruindo assim toda sinceridade em nossos relacionamentos. Ou então nos ocupamos em falar sobre os erros das outras pessoas a fim de minimizarmos a culpa de nossos próprios erros. 



Assim também acontece com o medo. Quando nos sentimos amedrontados, temos a tendência de não nos aproximarmos de um desconhecido na igreja que talvez precise de uma palavra de boas vindas e encorajamento. Ou passamos a rejeitar o chamado missionário até os confins da terra, pois nos parece muito perigoso. Ou começamos a gastar nosso dinheiro com seguros de vida excessivos, ou somos consumidos por todo tipo de pequenas fobias que nos fazem estar preocupados com nossas próprias vidas e nos cegam em relação às necessidades das outras pessoas. 

Quando somos gananciosos, passamos a gastar o nosso dinheiro com a sofisticação do luxo; dinheiro este que deveria ser investido no Evangelho. Nós paramos de investirmos em tudo que seja arriscado, a fim de que os nossos preciosos bens e o nosso futuro financeiro não sejam ameaçados. O nosso foco está nas coisas ao invés das pessoas, e vemos as pessoas como um meio para alcançarmos nossa vantagem material.



A fé na graça futura produz amor, lançando a culpa, o medo e a ganância fora de nossos corações.



A fé lança fora a culpa, pois se agarra à esperança de que a morte de Cristo é suficiente para assegurar a nossa absolvição e justiça, tanto no momento presente e para todo o sempre (Hebreus 10:14).



A fé lança fora o medo, pois confia na seguinte promessa: "Por isso não tema, pois estou com você. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa." (Isaías 41:10 NVI).



A fé lança fora a ganância, pois está confiante de que Cristo é maior do que qualquer riqueza que o mundo pode oferecer.



Em todos os casos a glória de Cristo é engrandecida quando estamos mais satisfeitos com a Sua graça futura do que com as promessas do pecado.



(Devocional extraída do livro Graça Futura, páginas 282-283)

By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation.
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/articles/faith-expels-guilt-greed-and-fear (texto original em inglês).
 



Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.