segunda-feira, 25 de julho de 2016

Prepare o Seu Coração Para o Câncer



John Piper





Mais de um terço das pessoas que estão lendo este texto terão câncer em algum momento da vida. Você tem em mente alguns versículos bíblicos aos quais possa apegar-se quando receber este diagnóstico? Neste estudo, o Pastor John Piper explica o texto ao qual ele se apegou quando recebeu seu diagnóstico de câncer.



Princípios para a leitura da Bíblia



Negativo/Positivo



Um autor geralmente explica um conceito ao enfatizar o que ele significa e também o que ele não significa. Há geralmente uma idéia que é dita de duas formas diferentes: uma sentença que nega e outra que afirma.



Neste estudo



Paulo nos apresenta uma realidade maravilhosa: somos salvos a fim de que estejamos unidos a Cristo para sempre. Para enfatizar esta realidade, ele primeiro usa uma frase negativa, e depois uma positiva. Na negativa, nós não somos destinados para a ira (1 Tessalonicenses 5:9). Na positiva, nós viveremos unidos a Ele para sempre (1 Tessalonicenses  5:10).



Perguntas para estudo



  1. Se amanhã o médico te desse um diagnóstico de câncer, em qual texto bíblico você se apegaria para receber esperança e conforto?
  2. Quando uma tragédia atinge a nós ou aqueles que amamos, somos tentados a acreditarmos erroneamente a respeito de Deus. No passado, em quê você foi tentado a acreditar em relação a Deus? Como os versículos de 1Tessalonicenses 5:9-11 destroem pouco a pouco estas falsas premissas?
  3. Para quê Paulo diz que Jesus morreu em 1Tessalonicenses 5:10? Esta é a razão que geralmente vem em sua mente em primeiro lugar?




O que eu gostaria de ilustrar nesta sessão de estudo em 1 Tessalonicenses 5:9-11 é que há certos textos da Bíblia que nós deveríamos nos comprometer a memorizar, pois todos nós receberemos más notícias algum dia.



Eu chamo estes versículos de 1 Tessalonicenses de texto precioso do meu diagnóstico de câncer. Deus me deu estes versículos no consultório quando o médico me disse que eu precisaria fazer uma biopsia para câncer de próstata, e este texto me serviu e tem me servido tão bem desde aquele dia que eu gostaria de recomendá-lo para ser o seu texto de um diagnóstico de câncer.



A má notícia que você receberá não precisa ser necessariamente um diagnóstico de câncer, mas qualquer outra coisa. Algo ruim acontecerá um dia qualquer, e alguém será portador de más notícias sobre a sua situação ou a situação de alguém que você ama, e estas notícias parecerão muito ruins. Quão maravilhoso é ter um texto precioso como este memorizado na mente e no coração para o dia que vier um diagnóstico de câncer.



Pai, neste momento em que estudaremos estes versículos, prepare nossos corações. Eu oro no nome de Jesus. Amém.



“Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” 1 Tessalonicenses 5:9-11 NVI


A última frase deste texto me indica que ele pode ser aplicado tanto para o seu câncer, como para o câncer de outra pessoa. Esteja pronto. Esteja pronto para ajudar. Esteja pronto para lutar a sua própria luta ou para ser um bom guerreiro juntamente com outras pessoas.



Eis o motivo de estes versículos serem tão preciosos: o primeiro pensamento que uma pessoa como eu tem quando o médico diz que precisamos fazer uma biópsia é que este médico acredita que eu tenho câncer, e que possivelmente isto seja a ira de Deus. Não, não e não. Deus não nos destinou para a ira. Eis as palavras que procedem diretamente deste texto bíblico: “Este câncer não significa a ira de Deus.” Este entendimento é crucial. Quão crucial será este entendimento para você quando chegarem as más notícias: um acidente, uma doença ou uma perda.



Este acontecimento não significa que Deus esteja derramando Sua ira sobre você. Deus não te destinou para a ira, mas para receber a salvação. E esta salvação significa que a ira foi removida. Isto é crucial. Nós não pensamos o suficiente na ira de Deus. Eu amo os cânticos que falam a respeito de Cristo ter removido a ira de Deus. Muitas pessoas têm medo deste tipo de cântico. Estas pessoas pensam que estes cânticos revelam o lado obscuro de Deus, mas a verdade é que foi o próprio Deus que providenciou que Cristo morresse por nós para que Sua ira pudesse ser aplacada.



No início de 1 Tessalonicenses, Paulo diz: “E como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir” (1 Tessalonicenses 1:9 NVI).



Foi para isso que Jesus morreu, para nos livrar da ira de Deus. A ira de Deus. Esta não é uma ira aleatória, ou como numa guerra mundial ou na tentação satânica. Esta é a ira do Deus Todo-Poderoso que virá sobre o mundo. E todo aquele que crê não precisa ficar com medo, pois Deus não nos destinou para a ira.



Por quê não? Ou seja, como nós podemos escapar desta ira? Através de nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus Cristo realizou uma obra. Ele é nosso Senhor, e é assim que nós sabemos que este texto vale para nós. Ele é nosso Senhor. Nós O amamos como nosso Senhor. Nós prometemos ser fiéis a Ele como nosso Senhor. Ele realizou uma obra. Ele morreu por nós. Poucas coisas são mais doces no momento da nossa morte, ou em vista da possibilidade de que morreremos em breve, do que o conceito da palavra substituição.



Todos nós temos pavor de entrarmos na presença de Deus confiando apenas em nosso próprio mérito, pois nós falhamos inúmeras vezes, mesmo depois de termos nos tornado cristãos. Então, como é boa a frase: “morreu por nós, morreu por nós, morreu por nós” (versículo 10). Esta frase estará entre as palavras mais doces que alguém poderia nos dizer quando estivermos quase morrendo e a apenas poucas horas de encontrarmos Deus face a face.



Então, Ele morreu por nós para que a ira se tornasse salvação, obtendo o seguinte resultado: “para que, quer estejamos acordados quer dormindo” (pode ser que este câncer me mate e eu esteja dormindo, ou pode ser que eu seja curado e esteja acordado), mas quer eu esteja dormindo debaixo da terra ou esteja acordado, porque Ele morreu por mim, eu viverei unido a Ele (versículo 10). Então, a boa notícia do evangelho dita através de uma sentença negativa é que não estou mais sujeito à ira, e através de uma sentença positiva é que estou unido a Cristo.



Posso testemunhar que enquanto eu estava ali assentado no consultório esperando o médico voltar com o aparelho para fazer a biópsia, sozinho por cerca de 10 minutos, que eu havia memorizado este versículo naquela manhã. Foi uma experiência extraordinária. Deus se manifestou. E meu desejo é que Ele se manifeste para você neste tipo de ocasião. Por isso eu sugiro que você memorize os versículos 9 e 10. Ao memorizar estes versículos, você o faz para outras pessoas, bem como para você mesmo, “por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros” com esta boa notícia, “como de fato vocês estão fazendo” (versículo11).


Alguém que você conhece receberá o diagnóstico de câncer, ou você receberá este diagnóstico. Será maravilhoso você ter estes versículos em sua mente. Então, vamos ler este texto juntos novamente, você leia junto comigo, talvez até mesmo em voz audível: “Porque Deus não nos destinou para a ira (câncer, você não é a manifestação da ira de Deus), mas para recebermos a salvação (livres da ira de Deus e unidos a Cristo para sempre – que grande salvação!) por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (nós não fizemos nada para obtermos isto, Ele fez. Como Ele fez isso?). Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo (vivos ou mortos quando Ele voltar), vivamos unidos a ele” (1 Tessalonicenses 5:9-10  NVI).


Salvação dita positivamente: unidos ao Senhor para sempre. Salvação dita negativamente: não mais debaixo da ira.


A vitória não é do câncer. Deus é vitorioso em Cristo. Quão doce salvação! Memorize estes versículos.



By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation.
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/labs/prepare-your-heart-for-cancer (texto original e vídeo do estudo em inglês).
 




Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.