quarta-feira, 6 de julho de 2016

Sustentado Pela Graça Soberana - Eternamente


John Piper



“Portanto, assim diz o Senhor a esta cidade, sobre a qual vocês estão dizendo que será entregue nas mãos dos babilônios por meio da guerra, da fome e da peste: ‘Certamente eu os reunirei de todas as terras para onde os dispersei na minha ardente ira e no meu grande furor; eu os trarei de volta a este lugar e permitirei que vivam em segurança. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes. Farei com eles uma aliança permanente: Jamais deixarei de fazer o bem a eles, e farei com que me temam de coração, para que jamais se desviem de mim. Terei alegria em fazer-lhes o bem, e os plantarei firmemente nesta terra de todo o meu coração e de toda a minha alma. Sim, é o que farei’.
“Assim diz o Senhor: ‘Assim como eu trouxe toda esta grande desgraça sobre este povo, também lhes darei a prosperidade que lhes prometo. 
Jeremias 32: 36-42 


O que é a graça que sustém? Deixe-me explicar através de um verso:

Graça não nos poupa daquilo que não traz felicidade,
Nem elimina todas as dificuldades, mas isto é graça:
Graça que orienta na nossa dor e na nossa aflição,
E em meio à escuridão, presente está para sustentar.


Eu enfatizo isto, pois alegrar-se com uma graça que nos poupa de tudo que não traz felicidade, e que elimina todas as dificuldades e não ordena nossas vidas em tempos de dor seria biblicamente errado e experimentalmente irrealista.



... Em Um Acidente Quase Fatal

Nossa experiência de vida e a Bíblia nos ensinam que a graça não elimina a dor, mas orienta, traz ordem e coloca um limite em nossa dor, e em tempos de escuridão está presente para nos sustentar. Por exemplo, ontem Bob Ricker, o presidente da Convenção Batista, falou a respeito dos preciosos lembretes da graça sustentadora de Deus. Quase dez anos atrás a filha do casal Bob e Dee esteve envolvida em um grave acidente de carro. Hoje ela continua viva por uma razão. Aconteceu que no carro atrás dela havia um médico que tinha no bolso um tubo respiratório. No momento que este médico conseguiu chegar até ela, ela já estava ficando azul. Ele forçou o tubo respiratório na garganta dela, salvando-lhe a vida. No casamento dela, alguns anos mais tarde, Bob lhe falou: estas cicatrizes em seu rosto, com as quais você tem que viver, são sinais da graça que sustém.

O Bob não é ingênuo. Ele sabe que se Deus é capaz de ordenar que no carro de trás haja um médico, e que este médico possua um equipamento respiratório em seu bolso, e que ele tenha a mente afiada para usar este equipamento para salvar uma vida, então, em primeiro lugar, este Deus é completamente capaz de evitar que este acidente aconteça. Na verdade, Bob tinha anteriormente citado Efésios 1:11: “Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade.” E ele enfatizou, “Todas as coisas significa todas as coisas”, incluindo, eu presumo, a trajetória de carros, aviões, flechas e balas de revólver. Isto foi a inspiração para o meu versinho, “O Que é a Graça Que Sustém?

Graça não nos poupa daquilo que não traz felicidade,
Nem elimina todas as dificuldades, mas isto é graça:
Graça que orienta na nossa dor e na nossa aflição,
E em meio à escuridão, presente está para sustentar.



… Quando o Carro Estraga

Sábado, há duas semanas, minha esposa Noel e meus filhos Abraham, Barnabas e Talitha estavam viajando para o estado da Geórgia e o carro estragou em um trecho sem movimento, uma hora depois que tinham passado pela cidade de Indianápolis. O radiador pifou. Um fazendeiro de uns sessenta anos de idade parou e ofereceu ajuda. Noel lhe disse que possivelmente precisariam de um quarto de hotel e que na segunda-feira pela manhã ela tinha esperança de achar um mecânico para consertar o carro. O fazendeiro então lhe perguntou: “Você gostaria de ficar hospedada comigo e minha esposa?” Noel mostrou-se indecisa, pois não queria ofendê-lo. O fazendeiro disse: “O Senhor diz que quando nós servimos o próximo, é como se estivéssemos servindo a Ele.” Noel perguntou: “Nós podemos ir à igreja com vocês amanhã de manhã?” Ele disse: “Sim, se você não se importar de ir a uma igreja batista.”

Então, minha família se hospedou com o fazendeiro, que também era um mecânico de avião, e que foi capaz de diagnosticar o problema do carro, e dirigiu até a cidade mais próxima na segunda-feira, comprou um novo radiador, voltou e consertou o carro sem cobrar absolutamente nada, e despediu minha família em paz para continuar a viagem. Enquanto isso, meu filho Barnabas, que havia tirado sua vara de pescar do carro, fisgou um peixe de meio-metro, que foi a cereja do bolo.

O Deus que pode fazer com que um fazendeiro pare para ajudar Noel e que faz com que ele seja um cristão (ainda mais um batista!), e faz com que ele e sua esposa tenham lugar para minha família ficar, e faz com que ele seja um mecânico, e faz com que ele ache um radiador na segunda-feira na primeira tentativa, e faz com que ele tenha o desejo de ajudar, e faz com que ele tenha um lago com peixes – este Deus é perfeitamente capaz de evitar que o radiador estrague no meio do estado de Indiana.



Como podemos ter certeza de que a graça triunfará?

Como podemos ter certeza que a graça triunfará? Se Deus é um Deus de justiça que pode mandar Israel para um exílio devastador onde muitos perderam a vida por causa da própria desobediência e pecado, como podemos nós ter certeza de que isso não acontecerá com o povo escolhido de Deus hoje em dia, a igreja, a noiva de Cristo, o verdadeiro Israel, você e eu, que fomos chamados para termos comunhão com o Seu Filho? Como podemos ter certeza de que a graça triunfará em nossas vidas no futuro? Como você pode ter certeza de que a graça irá sustentá-lo, até o fim, na fé e na santidade que o conduzem ao céu em segurança?

A resposta é: a graça que sustém o povo escolhido de Deus é graça soberana. Isto é, a graça que sustém é graça onipotente. É graça que vence todos os obstáculos e preserva a fé e a santidade que nos conduz ao lar celestial. Esta é a nossa única certeza para o futuro. Você e eu, por nós mesmos, somos completamente inconstantes e falíveis. Se nós dependêssemos de nossa própria capacidade para perseverar, certamente nós arruinaríamos nossa fé. É por isso que os santos têm orado da seguinte maneira por séculos:

Desta graça, quão grande devedor
Diariamente sou constrangido a ser!
Deixe que Tua bondade, como uma algema
Prenda meu coração errante a Ti:
Propenso a vagar, Senhor, eu reconheço,
Propenso a abandonar o Deus que eu amo;
Aqui está meu coração, tome-o e sele-o;
Sele-o para Tuas moradas celestiais.


É esta a maneira na qual os santos em Cristo devem orar? É esta a maneira de orar pelo seu futuro? É esta a maneira bíblica de orar? Permita que Sua bondade seja como uma algema, uma corrente, que prenda meu coração errante a Ti. Sele meu coração às moradas celestiais com um vínculo indissolúvel. Em outras palavras: Sustente-me! Me guarde! Derrote toda rebelião que surgir! Vença toda dúvida, mesmo que minúscula! Livre-me de toda tentação destrutiva! Anule toda sedução fatal! Traga à luz todo engano demoníaco! Destrua todo pensamento arrogante! Transforma-me! Incline meu coração! Guarde-me! Seja meu Mestre! Faça o que for necessário para que eu continue confiando em Ti e temendo a Ti até Jesus voltar ou me chamar. Nós devemos, e precisamos, orar e cantar desta maneira?

A resposta extraída deste texto bíblico é que sim. Este tipo de cânticos e orações é alicerçado na promessa da nova aliança da graça soberana e que sustém...


Quão grande é o desejo de Deus de te fazer o bem?

Deus se alegra em sustentar você e Ele se alegra de todo Seu coração e de toda Sua alma. Eu te pergunto, sem nenhum exagero de pregação, nem com o floreado de uma retórica, nem com o senso de aumentar a realidade – eu te pergunto, te desafio, você pode imaginar qualquer intensidade ou desejo que seja maior que um desejo que tenha o poder “de todo o coração de Deus e de toda a alma de Deus”? Suponha que você ajunte todo o desejo por comida, sexo, dinheiro, fama, poder, propósito de vida, amigos e segurança nos corações e nas almas de todos os seres humanos na face da terra – mais de seis bilhões de pessoas – e você coloque todos estes desejos de seis bilhões de pessoas em um recipiente. Como você compararia isto com o desejo de Deus de te fazer o bem que está implícito nas palavras “de todo o Seu coração e de toda a Sua alma”? A comparação é como a de uma colher de chá em relação ao Oceano Pacífico. Pois o coração e a alma de Deus são infinitos. E o coração e a alma dos homens são finitos. Não há nenhuma intensidade maior do que a intensidade de “todo o coração de Deus e de toda a alma de Deus”.

E esta é a intensidade da alegria que Ele tem em sustentar você com a graça soberana: “Terei alegria em fazer-lhes o bem... de todo o meu coração e de toda a minha alma.” Pode ser que para alguns de vocês, esta seja a primeira vez que estejam provando a doçura desta graça. Isto é a obra do Espírito Santo em sua vida, e eu insisto para que você se renda e seja dominado por esta graça soberana e que sustém.

Para outras pessoas, é possível que vocês tenham experimentado esta doce certeza por muitos anos e neste momento você se junta a mim em exultação diante desta gloriosa realidade em nossas vidas. Eu convido todos vocês para cantarem comigo, para bendizerem o Pai, o Filho e o Espírito Santo pela graça soberana e que sustém... que preservará os eleitos de Deus na fé até Jesus voltar ou Jesus chamar.

Graça não nos poupa daquilo que não traz felicidade,
Nem elimina todas as dificuldades, mas isto é graça:
Graça que orienta na nossa dor e na nossa aflição,
E em meio à escuridão, presente está para sustentar.





Trechos do sermão "Sustentado Pela Graça Soberana - Eternamente". Para ouvir ou ler o sermão na íntegra, em inglês, acesse o link abaixo.

By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation.
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/messages/sustained-by-sovereign-grace-forever (texto e áudio originais em inglês). 

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.