quinta-feira, 17 de março de 2016

De Onde Vem o Nosso Conforto



John Piper 

Mas eles gritaram: ‘Mata! Mata! Crucifica-o!’

‘Devo crucificar o rei de vocês?’, perguntou Pilatos.

‘Não temos rei, senão César’, responderam os chefes dos sacerdotes.

Finalmente Pilatos o entregou a eles para ser crucificado.

João 19:15-16 NVI

A autoridade de Pilatos para crucificar Jesus não O intimidou. Por que não?

Não foi porque Pilatos estava mentindo. Não foi porque Pilatos não tinha autoridade para crucificar Jesus. Pilatos tinha esta autoridade.

Pelo contrário, esta autoridade não intimidou Jesus, pois ela era secundária. Jesus disse: [Esta autoridade] “lhe foi dada por Deus" (NTLH). Isto significa que é realmente autoridade. Não menor. Mas, maior.

Então, como não ser intimidado? Pilatos não apenas tinha autoridade para matar Jesus. Mas ele tinha autoridade dada por Deus para matá-lO.

Isto não intimida a Jesus porque a autoridade de Pilatos sobre Jesus está subordinada à autoridade de Deus sobre Pilatos. O conforto que Jesus recebe neste momento não é pelo fato de que Pilatos não tenha poder para realizar sua vontade, mas Ele recebe conforto porque a vontade de Pilatos está controlada. O conforto de Jesus não se baseia no fato de que Ele está nas mãos de um amedrontado Pilatos, mas no fato de que Pilatos está nas mãos do Pai de Jesus.

Isto significa que o nosso conforto não vem da falta de poder de nossos inimigos, mas da soberania de nosso Pai que controla o poder deles.

Este é o ponto central de Romanos 8:35-37. Tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo e espada não podem nos separar de Cristo porque "em todas estas coisas somos mais do que vencedores por meio daquele que nos amou" (Romanos 8:35-37 NVI).

Pilatos (e todos os adversários de Jesus, e os nossos) planejou o mal. Mas Deus o tornou em bem (Gênesis 50:20). Todos os inimigos de Jesus se reuniram com autoridade dada por Deus “para fazer tudo o que, pelo teu [de Deus] poder e pela tua [de Deus] vontade, já havias resolvido que ia acontecer” (Atos 4:28 NTLH). Eles pecaram. Mas Deus concedeu salvação através do pecado deles.

Portanto, não se deixe intimidar pelos seus inimigos que podem apenas tirar a vida. Não somente porque tirar a vida é tudo o que eles podem fazer (Lucas 12:4), mas também porque tudo é feito sob a mão vigilante de seu Pai.

"Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!" (Lucas 12:6-7 NVI)

Pilatos tem autoridade. Herodes tem autoridade. Soldados têm autoridade. Satanás tem autoridade. Mas nenhuma autoridade é independente. Toda a autoridade que eles têm é secundária. Toda autoridade que eles têm está subordinada à vontade de Deus. Não tema. Você é precioso para o seu Pai Soberano. Você é muito mais precioso do que os pássaros que não são esquecidos por Deus.

By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://solidjoys.desiringgod.org/en/devotionals/where-our-comfort-comes-from (texto original em inglês).


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley