segunda-feira, 22 de junho de 2015

A Ofensa de Temer o Homem



John Piper 

"Eu pequei!” — respondeu Saul. “Desobedeci às ordens de Deus, o Senhor, e às instruções que você deu. Fiquei com medo do povo e fiz o que eles queriam.” (1 Samuel 15:24 NTLH)
  
Por que Saul obedeceu ao povo ao invés de obedecer a Deus? Porque ele temia o povo ao invés de temer a Deus. Ele temia as consequências humanas da obediência mais do que ele temia as consequências divinas do pecado. Ele temia desagradar o povo mais do que desagradar a Deus. E isso é um grande insulto a Deus.

Isaías diz que é um tipo de orgulho temer o que o homem pode fazer e ao mesmo tempo ignorar as promessas de Deus. Através de Isaías, Deus faz uma pergunta penetrante: “Eu, eu mesmo, lhes dou forças.
Então, por que vocês têm medo de pessoas, de seres mortais que não duram mais do que a palha? Por que esquecem o Senhor, o seu Criador?”
(Isaías 51:12-13 NTLH)

Temer o homem pode não parecer orgulho, mas é isso que Deus diz que é: "Quem é você para que tema homens mortais e para que se esqueça de mim, o Senhor que te criou?"

Eis a questão: quando você teme o homem, você está negando a santidade e o valor de Deus e de Seu Filho Jesus. Deus é infinitamente mais forte.  Ele é infinitamente mais sábio e infinitamente mais cheio de recompensa e de alegria. 

Abandonar a Deus por medo do que o homem pode fazer é o mesmo que desprezar tudo o  que Deus promete ser para aqueles que O temem. É um grande insulto. Deus não tem prazer algum nesse tipo de insulto.

Por outro lado, quando ouvimos as promessas de Deus e confiamos nEle com coragem, temendo a reprovação de Deus quando não acreditamos nEle, então Ele é grandemente honrado. E nisso Ele tem prazer.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.