quinta-feira, 9 de julho de 2015

A Armadilha Mortal Chamada Cobiça


John Piper

"Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição" (1 Timóteo 6:9 NVI)



A cobiça pode destruir a alma no inferno.



A afirmação de Paulo no versículo 12 é o motivo pelo qual eu estou certo que essa destruição não é somente um problema financeiro temporário, mas a destruição final no inferno. Paulo fala que devemos resistir à cobiça com o combate da fé, então ele acrescenta: "Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão." O que está em jogo na nossa luta contra a cobiça e na perseverança em achar contentamento na graça futura é a vida eterna.



Então, quando Paulo fala em 1 Timóteo 6:9 que o desejo de se tornar rico lança pessoas na ruína, ele não está dizendo que a ganância pode arruinar seu casamento ou seus negócios  (o que certamente pode acontecer!). Ele está dizendo que a cobiça pode arruinar a sua eternidade. Ou, como o versículo 10 fala no final: "Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos" (literalmente abateram-se com muitas dores).



Deus, na sua misericórdia, nos advertiu claramente na Bíblia que a idolatria da cobiça é uma situação que só traz derrota. É um beco sem saída no pior sentido da palavra. É um engano e uma armadilha.



Então, a minha palavra para você é a palavra de 1 Timóteo 6:11: "Fuja dessas coisas". Quando você perceber que ela está te rondando (em um comercial de TV, um anúncio de Natal, anúncios na internet ou algo que o vizinho comprou), fuja dela da maneira que você fugiria de um leão faminto e rugindo que acabou de fugir do zoológico.


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.