segunda-feira, 13 de julho de 2015

Não Jogue Sua Vida Fora




John Piper 


* Transcrição do clip

Você não precisa ter um grande conhecimento para que sua vida cause grande impacto para o Senhor neste mundo. Você precisa saber poucas coisas importantes, e estar disposto a viver e morrer por elas. As pessoas que causam um impacto permanente neste mundo não são as pessoas que dominam vários assuntos, mas as que foram dominadas pelas pouquíssimas coisas de grande valor. Se você quer uma vida que faça diferença, você não precisa ter um QI elevado ou ter um QE elevado; você não precisa ser inteligente, ter uma boa aparência; você não precisa ser de uma família de renome ou escola de prestígio. Você precisa saber poucas coisas básicas, simples, gloriosas, majestosas, óbvias, imutáveis e eternas, e arder de paixão por elas, e desejar dar a sua vida por elas. É por isso que qualquer de vocês nesta multidão pode causar um impacto de proporção mundial. Porque não é você, mas o que te motiva.



Uma das coisas tristes sobre este momento, agora mesmo, é que há centenas de vocês nesta multidão que não querem uma vida que faça diferença. Tudo o que você deseja é ser popular. Talvez terminar a faculdade, conseguir um bom emprego, encontrar um marido ou esposa, uma bela casa, um carro legal, folga no final de semana, boas férias, envelhecer saudável, se divertir na aposentadoria, ter uma morte fácil e não ir para o inferno. E é tudo o que você quer. Você não está nem aí se sua vida causará um impacto para a eternidade. Esta é uma tragédia em progresso. Esta é uma tragédia em progresso.



Três semanas atrás recebemos a notícia em nossa igreja que Ruby Eliason e Laura Edwards morreram no Camarões. Ruby Eliason, mais de 80 anos, solteira a vida toda, enfermeira, deu toda sua vida por uma causa: proclamar Jesus Cristo entre os doentes e mais pobres nos lugares mais difíceis e não alcançados. Laura Edwards, uma médica que depois de aposentar-se foi trabalhar com Ruby, também quase 80 anos, indo de vilarejo a vilarejo no Camarões. Os freios falharam, em um penhasco elas caíram, morreram na hora. E eu perguntei às pessoas: Isso foi uma tragédia? Duas mulheres, quase 80 anos, a vida inteira motivadas por um ideal: Jesus Cristo exaltado entre os mais pobres e doentes, nos lugares mais difíceis. E vinte anos depois da maioria dos colegas americanos começarem a jogar fora o resto da vida com trivialidades na Flórida ou Novo México, passam para a eternidade com uma morte momentânea. Isso é uma tragédia? Eu pergunto?



Não é uma tragédia. Eu vou ler o que é uma tragédia. Eu tenho um artigo aqui na Revista Seleções. Vocês não leem Seleções, eu sei disso. Mas tem uma geração que lê. Aqui está uma tragédia. Título do artigo: “Comece agora, aposente-se cedo”, de fevereiro de 1998. “Bob e Penny se aposentaram cedo do emprego no nordeste dos EUA, cinco anos atrás quando ele estava com 59 anos e ela com 51. Agora eles moram em Punta Gorda na Flórida onde velejam em seu barco de 30 pés, jogam softball e colecionam conchas.” Aí está uma tragédia. Esta é uma tragédia. E tem gente neste país gastando bilhões de dólares para te convencer a comprar esta idéia. E eu tenho 40 minutos para argumentar com você: não compre esta idéia! De todo meu coração eu te peço: não compre este sonho! O sonho americano: uma casa legal, um carro legal, um emprego legal, uma família legal, uma aposentadoria legal, colecionando conchas. E o último capítulo antes de você se apresentar ante o Criador do universo para prestar contas do que você fez: “Aqui está Senhor, minha coleção de conchas. Veja Senhor, minha coleção de conchas. E eu jogo bem softball. Veja meu barco. Deus, veja este barco.”



Não foi assim para Ruby nem para Laura.



Não jogue sua vida fora. Não a desperdice. 


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/conference-messages/boasting-only-in-the-cross (texto original e vídeo da pregação em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.