segunda-feira, 6 de julho de 2015

Quando Deus Interrompe Seus Planos



Christina Fox  

Recentemente estávamos de férias quando Deus interrompeu os meus planos. Minha família e eu tínhamos viajado centenas de quilômetros para nos hospedarmos em um hotel de frente para o mar. Eu havia planejado passar um dia visitando meus amigos. Mas então, na noite anterior ao meu passeio, um de meus filhos acordou passando mal. Eu passei o dia seguinte presa dentro do hotel, olhando pela janela para aquele estreito de praia que estava fora do meu alcance.



Uma Vida Interrompida

A minha vida é repleta de interrupções, inconveniências, frustrações e eventos inesperados. As coisas quebram. Acidentes acontecem. O telefone toca assim que me deito para dormir. O trânsito engarrafado me atrasa. Um eletrodoméstico quebra quando não precisamos de nenhuma despesa adicional. Uma doença inesperada muda os planos que fiz tão cuidadosamente. Poderia continuar com a lista. Provavelmente, você também tem sua lista de interrupções. 

O problema é que eu geralmente não lido bem com essas interrupções. Eu reajo com raiva e frustração. Como uma criancinha, eu quero bater os pés e dizer: "Não é justo!" Eu culpo aos outros por me causarem inconveniências. E ainda me sinto uma pobre coitada.

Apesar dessas interrupções serem inesperadas e me pegarem de surpresa, elas não surpreendem a Deus. Elas não são aleatórias e sem sentido. De fato, essas interrupções são divinamente colocadas em meu caminho por um motivo. Deus usa essas interrupções para me transformar afim de que eu fique mais parecida com Cristo.

Um trânsito lento, uma criança doente ou um conserto caro na casa parecem não serem ferramentas importantes para nossa santificação; mas elas são. Nós frequentemente não prestamos atenção nessas interrupções e inconveniências e, ao invés, esperamos que Deus trabalhe em nossas vidas através de circunstâncias grandiosas que tenham o potencial de mudarem nossa vida. Mas a verdade é que não experimentamos com frequência esses eventos grandiosos que nos fazem confiar mais em Deus e obedecê-lO de uma maneira mais profunda. Nós não seremos chamados para construir uma arca ou para levarmos nosso único filho ao Monte Moriá. Ao contrário, são nessas pequenas frustrações e interrupções, nas pequenas coisas de nossas vidas, que nos são dadas oportunidades para dependermos de Deus, obedecê-lO e dar-Lhe glória.

Paul Tripp coloca da seguinte maneira:

Você e eu não vivemos uma sequência de momentos dramáticos e grandiosos. Nós não progredimos de uma grande decisão até a próxima grande decisão. Todos nós vivemos em uma série contínua de pequenos momentos. O caráter de uma vida não é definido em dez grandes momentos. O caráter de uma vida é definido em dez mil pequenos momentos de uma vida cotidiana. São os temas das dificuldades que emergem desses pequenos momentos que revelam o que realmente está acontecendo em nossos corações. (Whiter Than Snow, pg. 21)



Interrupções da Graça

Esses dez mil pequenos momentos se materializam quando nossos filhos nos pedem para brincarmos com eles quando estamos ocupados com outra coisa. Nos momentos em que nosso carro fica parado atrás de um ônibus escolar quando estamos atrasados para um compromisso, ou quando temos um pneu furado no caminho para o trabalho. Eles estão em todos aqueles momentos durante o dia quando as coisas não acontecem do nosso jeito, nossos planos falham e a nossa vida é interrompida.

São nestes momentos que somos testados, nossa fé é provada e queremos saber se estamos pisando na rocha ou na areia. Realmente acreditamos que Deus está no controle de todos os aspectos de nossas vidas? Realmente acreditamos que a Sua graça é suficiente para nos conduzir durante o dia? Realmente acreditamos que o evangelho de Cristo é poderoso o suficiente, não somente para salvar-nos pela eternidade, mas também nos sustentar e fortalecer no meio das interrupções da vida? Realmente acreditamos que Cristo é o suficiente para satisfazer todas as necessidades mais profundas do nosso coração?

Essas interrupções são atos da graça de Deus. Elas nos forçam a pensar nessas perguntas. Elas nos fazem encarar o nosso pecado. Elas são a maneira como Deus abre nossos olhos e nos faz ver que precisamos do evangelho em cada momento de nosso dia. Elas são uma luz que brilha no recesso mais escuro do nosso coração, revelando a verdade do que está realmente lá; os pecados e ídolos que escondemos debaixo do tapete, e pensamos que se não estão visíveis, talvez eles não existam.

O Lembrete que Precisamos

Essas interrupções nos lembram de que não sabemos tudo sobre nossa vida e que não podemos vivê-la sozinhos. Elas são como o cajado do Pastor, nos livrando de nossos caminhos errantes e de volta para o nosso Grande Pastor. Nós precisamos dessas interrupções. Nada como elas para nos direcionarem para a cruz de Cristo, onde devemos nos lembrar do evangelho e receber a Sua graça e perdão.

É difícil ver todos esses eventos e interrupções no dia-a-dia, pequenos e frustrantes, como oportunidades divinas para crescermos na graça, mas eles são. Vendo-os assim nos ajuda a desviar a atenção de nós mesmos e prestarmos atenção em Cristo, que está muito mais interessado na nossa transformação do que no nosso conforto diário. Ao invés de nos dar uma vida fácil, Ele interrompe as nossas vidas com graça e nos mostra do que precisamos além do que tudo o mais: dEle mesmo.

E você? A sua vida é repleta de interrupções? Você vê a mão de Deus agindo nelas?


©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/articles/when-god-interrupts-your-plans (texto original em inglês)
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.