segunda-feira, 20 de julho de 2015

Converse Com Suas Lágrimas


John Piper


“Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”.
Salmo 126:5-6 NVI



O trabalho da semeadura não é triste em si. É trabalhoso lançar a semente, tanto quanto a colher a safra. Os dias podem ser bonitos. Pode haver grande esperança de colheita.

Mesmo assim o Salmo fala a respeito de semear com lágrimas. Ele menciona alguém que sai chorando para lançar a semente. Então, porque o choro?

Acredito não ser porque a semeadura é um trabalho triste ou um trabalho difícil. Acredito que o motivo do choro não é por causa do ato de lançar a semente. Lançar a semente é um trabalho que precisa ser feito mesmo quando há circunstâncias na vida que nos fazem chorar.

A safra não vai esperar que a nossa dor passe ou que os nossos problemas sejam resolvidos. Se quisermos comer no próximo inverno, precisamos ir para os campos e lançar as sementes, mesmo se estivermos tristes. Se você fizer isto, a promessa do Salmo é que você se alegrará com a colheita. Você “voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. Não é porque as lágrimas da semeadura produzem a alegria da colheita, mas porque o simples fato de semear produzirá uma colheita, e você precisa lembrar-se disso mesmo quando suas lágrimas o tentam a desistir de lançar a semear.

Eis a lição: quando há um trabalho simples e claro a ser feito, e você está cheio de tristeza, com as lágrimas fluindo em abundância, persevere e faça seu trabalho mesmo em meio às lágrimas. Seja realista. Diga para as suas lágrimas: “Estou sentindo vocês fluindo. Por causa de vocês eu quero desistir da vida. Mas há um campo para ser semeado (há pratos para lavar, um carro para consertar, um sermão para preparar).”

Então diga, confiando na palavra de Deus, "Lágrimas, eu sei que vocês não irão fluir para sempre. O fato de eu apenas continuar o meu trabalho (com lágrimas e tudo) irá no fim proporcionar-me uma colheita de bênçãos. Então, continuem fluindo se for necessário. Mas eu acredito (mesmo ainda sem ver ou sentir) que o simples trabalho de lançar a semente irá produzir resultados na colheita. E as lágrimas se transformarão em alegria."



By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.