quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Doença, Pecado ou Sabotagem



John Piper

"Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim." (2 Coríntios 12:8 NIV)

Toda a vida, se vivida seriamente pela fé, na busca da glória de Deus e da salvação dos outros, é como o cristão que vai até uma aldeia infestada de doenças. O sofrimento que resulta desta ação é parte do preço a ser pago pela obediência de viver no lugar onde Deus chamou você para estar.

Ao escolhermos seguir a Cristo da maneira que Ele direciona, nós escolhemos tudo aquilo que este caminho inclui sob a providência soberana de Cristo. Portanto, todo o sofrimento que vem no caminho da obediência é sofrimento com Cristo e por Cristo; seja ele um câncer ou um conflito.

E é "escolhido" – o que significa que escolhemos o caminho da obediência voluntariamente onde o sofrimento pode nos atingir, e nós não resmungamos contra Deus. Nós podemos orar como Paulo orou, para que o sofrimento seja afastado de nós (2 Coríntios 12:8); mas se é a vontade de Deus, nós o aceitamos no fim como parte do preço do discipulado na jornada da obediência em caminho ao Céu.

Todas as experiências de sofrimento na jornada da obediência cristã, seja perseguição, doença ou acidente, têm isto em comum: todas elas ameaçam a nossa fé na bondade de Deus e nos tentam a abandonar o caminho da obediência.

Portanto, todo o triunfo da fé e toda a perseverança em obediência são testemunhos da bondade de Deus e da preciosidade de Cristo – seja o inimigo uma doença, Satanás, o pecado ou sabotagem. Portanto, todo o sofrimento, de qualquer tipo, que nós suportamos na caminhada do nosso chamado cristão, é um sofrimento "com Cristo" e "por Cristo".

Com Ele no sentido em que o sofrimento nos ocorre enquanto andamos com Ele pela fé, e no sentido em que é suportado na força que Ele nos supre através de Seu ministério como um Sumo Sacerdote que se compadece de nós (Hebreus 4:15).

Por Ele, no sentido em que o sofrimento testa e prova o nosso compromisso com a bondade e o poder de Cristo, e no sentido em que revela o valor de Cristo como uma compensação e um prêmio mais do que suficientes.


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.