segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Em Quê Eu Preciso Acreditar Para Ser Salvo?



John Piper




O texto a seguir é uma transcrição do áudio.


Esta é uma das perguntas mais importantes que podem ser feitas na vida: Em quê eu preciso acreditar para ser salvo? Esta pergunta foi feita ao Pastor John Piper alguns anos atrás em uma sessão de perguntas e respostas. Eis a resposta do Pastor John:




Então, eu leio textos como estes e diria que você precisa começar pelo fato central da morte de Jesus. Ele morreu pelos nossos pecados, e isto significa que eu preciso acreditar que eu sou um pecador. A pessoa que não acredita que é pecadora não pode ser salva. Se não há nada para perdoar, Jesus não fez nada por mim. Se Ele não fez nada por mim, eu não estou crendo nEle para salvação. Se eu não estou crendo nEle para salvação, eu não sou salvo. Então, você precisa acreditar que você é pecador. Você precisa acreditar que existe um Deus que criou a possibilidade do pecado. Ou seja, o pecado significa que você não cumpre as expectativas do seu Criador. Então, precisa haver um Deus Criador cujas expectativas em relação aos humanos são de que confiem, amem e vivam para Deus; e nós falhamos em cumprir estas expectativas, e por isso nós estamos sujeitos ao santo julgamento de Deus e sob a ira de DEUS – e este é o terceiro ponto. Você precisa acreditar nisto. Se você é um pecador e existe um Deus santo e você define pecado como a falha em cumprir as expectativas de Deus, para que você compreenda a solução que Ele tem para esta questão, você precisa entender a ira de Deus em relação ao pecado. Ele é justo. Ele é um bom juiz. 


Então, o que Ele fez para resolver o problema da nossa alienação em relação a Ele? Ele enviou o seu Filho ao mundo. Você precisa acreditar na divindade de Jesus. Está escrito no Salmo 49 que nenhum homem pode pagar o resgate pela vida de outro homem. Mais tarde, no versículo 15, está escrito: Deus pagará o resgate. Então, Deus não poderia ter usado João, Pedro ou Paulo para morrer por nós. Ele precisou que o Deus homem morresse por nós. Então, a divindade de Jesus é essencial.


O que foi que Jesus fez? O que Ele fez? Bem, Ele viveu uma vida perfeita. Eu penso que você não pode acreditar que Jesus pecou e ser salvo, porque desta maneira o sacrifício feito por você não foi o sacrifício exigido e você não está acreditando naquilo que Deus fez por você. Então, Ele é o Filho de Deus sem pecado algum e Ele se entregou a si mesmo para morrer em meu lugar. Este é o princípio da substituição de que Cristo morreu por meus pecados. Há maneiras diferentes de tratar deste assunto na Bíblia. Eu penso que você pode estar confuso em relação a algumas destas maneiras e ser salvo.


Eu não quero começar a listar as maneiras enumeradas na Bíblia e o tipo de confusão que uma pessoa pode ter a respeito delas e ainda assim ser salva. Quero permanecer no ponto principal do evangelho de que Jesus Cristo remediou nossa situação, o Filho de Deus que nunca pecou e colocou-se em meu lugar, recebeu a ira de Deus no meu lugar e morreu no meu lugar. Se Ele tivesse permanecido morto, nós ainda estaríamos em nossos pecados. Então, nós precisamos acreditar que Ele ressuscitou dentre os mortos.  Ele ressuscitou dentre os mortos e eu diria que estes são os pontos principais. Ou seja, eu poderia parar por aqui. Você poderia lembrar-me de alguns pontos teológicos que estão tão diretamente relacionados a estes fatos que eu responderia: “É verdade, este ponto deve ser incluído também”. Mas, se alguém me perguntasse: “Em que eu tenho que acreditar?” Eu diria: “Acima está o conjunto das coisas que você deve acreditar a respeito de si mesmo, a respeito de Deus e a respeito da cruz”.


Tenho mais uma coisa a dizer. Eu pressuponho que haja fé, pois a pergunta é: “Em que eu tenho que acreditar?” Você tem que acreditar em fé, o que significa que ela é obrigatória. Se você disser: “Eu sei tudo isso. Eu entendo tudo isso. Agora eu vou praticar muitas obras e Deus vai contá-las em meu favor”. Você errou o alvo. Você não é salvo. A fé que é exigida para a salvação é que você creia ao invés de praticar obras para obter esta salvação, e que Jesus fez o que precisava ser feito. Nós O recebemos. Aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direitode se tornarem filhos de Deus. Então, eu penso que seja no pecado, em Deus, na cruz e fé. Resumindo o principal, você tem que acreditar nas verdades relacionadas a estes quatro pontos.


Em seguida, foi feita uma pergunta ao Pastor John relacionada com a pergunta acima: Para que uma pessoa seja salva, é preciso que ela entenda a Trindade? 


Certamente não é preciso conhecer esta palavra. Não é preciso ser capaz de articular bem este termo. Mas é preciso que as verdades essenciais a respeito da Trindade não sejam negadas. Uma pessoa pode nunca ter ouvido a respeito da Trindade e ser salva. Mas se você perguntar para ela: “O Jesus que você acredita é divino ou apenas um homem?” Se ela responder que Ele não é divino, eu acredito que isto é um grande problema. Há implicações e detalhes em relação à Trindade. Eu penso que uma pessoa pode jamais ter ouvido a respeito do Espírito Santo e ser salva. É um pensamento radical? Acredito que não. Se alguém te ensina a respeito do Espírito Santo e do que Ele fez por você e você diz: “Não, não, não. Eu não acredito em nada disso. Eu não acredito que o Espírito Santo esteve envolvido na minha salvação.” Neste caso eu poderia questionar a sua salvação. Na resposta anterior eu passei alguns minutos explicando o evangelho e eu não mencionei o Espírito Santo. Eu não O mencionei apesar dEle ser essencial. Nós nunca creríamos sem Ele. Eu penso que saber os detalhes de como Deus agiu para que você acreditasse não é essencial. Mas negar essa verdade, uma vez que você tomar conhecimento dos detalhes, colocaria em risco o que é essencial.  

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/interviews/what-must-i-believe-to-be-saved (texto original e áudio da entrevista em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.

Vídeo produzido por SpreadTruth (www.spreadtruth.com)