segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Por Que Deus Me Deu Este Sentimento?




Paula Hendricks




Por que Deus me deu este sentimento?



Ela escreveu:



"Eu tenho sentimentos por um amigo. Sentimentos que já pedi a Deus para retirar de mim várias vezes, mas por alguma razão, Ele não os tem retirado. Por que Deus me deu sentimentos que eu não pedi? O que Ele quer que eu faça?"



Resposta abreviada: Eu não acho que Ele lhe deu sentimentos por este rapaz.



Eu não estou bem certa de onde veio esta noção de que é culpa de Deus se sentimos o que não queremos sentir. Tiago 1:13-15 diz:



"Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte." (NVI)



Sim, Deus nos deu capacidade de sentirmos, pois Ele nos fez à Sua imagem e Ele sente com intensidade. Mas eu não acredito que Ele alimenta sentimentos específicos em nossos corações da mesma forma como colocamos moedas em uma máquina automática de vendas.



Em última análise, os nossos sentimentos florescem do que estamos pensando e acreditando. Ao invés de pedir a Deus para eliminar tais sentimentos, examine-os cuidadosamente da maneira que você examina sua imagem no espelho antes de ir para a escola:



"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2 NVI, ênfase adicionada).



Deus não nos dá nossos sentimentos; mas seremos sábios se dermos os nossos sentimentos a Deus. Nós vemos o salmista fazendo isto continuamente no livro dos Salmos. Ele derrama seus sentimentos na presença de Deus, contrasta seus sentimentos em relação à verdade de quem Deus é e compara os dois.



Então, da próxima vez em que você quiser culpar a Deus pelos seus sentimentos, primeiro pergunte a si mesmo:



  • Quando foi que comecei a sentir-me dessa maneira? O que me levou a ter esses sentimentos?
  • Quais os meus pensamentos e crenças que estão contribuindo para que tenha esse sentimento?
  • Como é que meus sentimentos se alinham com a verdade de Deus? O que a Palavra de Deus tem a dizer acerca do que estou sentindo?



Então apresente os seus sentimentos a Deus, analisando-os em relação à Palavra de Deus e colocando-os perante Ele em oração.



Você acredita que Deus é responsável pelos seus sentimentos? Por que ou por que não?




© Revive Our Hearts. 
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).
http://www.liesyoungwomenbelieve.com/why-did-god-give-me-this-feeling/ (texto original em inglês).
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.