quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jesus Está Transformando a sua Vergonha em uma Vitrine da Graça Divina



Jon Bloom




Você sabe aquele detalhe a seu respeito que você gostaria que nenhuma outra pessoa pudesse ver – aquela fraqueza persistente, o fracasso humilhante, a doença inoportuna, terríveis acontecimentos do seu passado ou sua luta atual contra o pecado? Você será encorajado através da história da mulher que tinha uma hemorragia em Lucas 8. 


Jesus já havia se transformado em uma celebridade relutante. Uma multidão se aglomerava ao Seu redor enquanto Ele se dirigia para a casa de Jairo para curar a filha de 12 anos deste líder da sinagoga.



Na multidão havia uma mulher que estava desesperada. Por doze anos ela estava sofrendo de uma hemorragia vaginal. Os tratamentos médicos aos quais ela havia recorrido esgotaram todas as suas economias. Nada havia ajudado.


Mas ela tinha visto o poder restaurador de Jesus. Quando Ele tocava as pessoas, elas eram curadas. Se Ele apenas pudesse tocá-la...


Contudo, ela tinha um problema. O problema dela era o problema. Todos que vinham até Jesus para serem curados tinham que contar para Ele – e em consequência para todos os demais presentes – qual era o seu problema. Jairo tinha acabado de fazer isso. Mas uma hemorragia vaginal? Diante de todos aqueles homens? Ainda pior, o sangramento a tornava impura, o que adicionava uma vergonha ainda mais profunda ao constrangimento desta mulher.


Mas talvez Jesus não precisasse saber que Ele havia tocado nela. E se ela tocasse Nele? Com aquela quantidade de pessoas tentando aproximar-se Dele, ela poderia rapidamente tocar nas vestes de Jesus. Ninguém jamais saberia!


Ela se forçou contra a multidão abrindo caminho até o Mestre. Quanto mais próxima ela chegava, maior o nó no estômago. Os discípulos de Jesus estavam tentando impedir as pessoas de segurá-LO. O desespero desta mulher estimulou a determinação que ela tinha. De repente, houve uma oportunidade e ela rapidamente se abaixou e passou a mão na borda do manto de Jesus.


Enquanto se erguia e dava um passo para trás, ela sentiu uma onda de calor passando por seu abdômen. Ela imediatamente soube que estava curada. Ela foi inundada por um misto de alegria e surpresa.


Que durou cinco segundos.


Então, Jesus parou e começou a procurar alguém dentre a multidão. Ele parecia concentrado e perguntou em alta voz: “Quem tocou em mim?” (Lucas 8:45 NVI)


Um sentimento de medo inundou o coração daquela mulher. Aqueles que estavam próximos de Jesus deram um passo para trás. Todos se entreolharam. Muitos declararam: “Eu não fiz nada!” Mas a mulher paralisou-se. 


Pedro, demonstrando irritação, disse a Jesus: “Mestre, a multidão se aglomera e te comprime!” Não dá pra perceber que todos estão tentando tocá-LO?


Mas Jesus, ainda procurando dentre a multidão, disse: “Alguém tocou em mim; eu sei que de mim saiu poder” (Lucas 8:46 NVI).

A mulher percebeu que havia sido descoberta. Não havia passado por sua cabeça que ela poderia estar roubando esta cura. 


Ela disse humildemente: “Fui eu.” Ela deu um passo em direção a Jesus e a multidão lhe deu passagem. Com lágrimas, ela prostrou-se aos pés de Jesus. “Mestre, eu te toquei.” E diante de todos, ela expôs a sua história vergonhosa.


Jesus ficou visivelmente comovido. Ele inclinou-se para enxugar as lágrimas da mulher e disse: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz” (Lucas 8:48 NVI).


Quando Jesus finalmente chegou até a casa de Jairo e ressuscitou a filha dele, Jesus ordenou que os pais da menina não contassem a ninguém (Lucas 8:56). Mas para aquela mulher, que tentou a todo custo manter secreta a sua cura, foi obrigada a contar para todo mundo. Por quê? 


Porque aquela mulher acreditou em Jesus. O que Jesus estava expondo naquele momento não era a fraqueza ou vergonha daquela mulher. O que Jesus estava expondo era a fé que ela teve. Ele queria que a fé desta mulher fosse visível para que qualquer pessoa que carrega uma vergonha secreta – que inclui cada um de nós neste mundo – possa ter esperança.


Jesus, o Grande Médico, tem o poder para nos curar de qualquer pecado, qualquer fraqueza, qualquer fracasso, qualquer doença e qualquer maldade que já foi cometida contra nós. E Ele promete esta cura para todos os que creem Nele (João3:16; Mateus 21:22).


O que agrada a Deus é a fé (Hebreus 11:6) e é a fé que libera a graça de Deus em sua vida (Efésios 2:8; Lucas 8:48). Você quer se livrar daquilo que é vergonhoso para você? Aproxime-se de Jesus com fé. Aproxime-se com a determinação de quem está desesperado para tocá-LO. E se sua fé estiver enfraquecida, implore: “Creio, ajuda-me a vencer a minha incredulidade!” (Marcos 9:24 NVI) e “Aumenta [a minha] fé!” (Lucas 17:5).


Não, nem toda promessa da graça será recebida nesta era (Hebreus 11:39). Na realidade, a maioria delas está reservada para o melhor da sua vida no porvir (Hebreus11:35). 


Mas se você acredita em Jesus, você receberá o suficiente da graça Divina (2 Coríntios 12:9) para te ajudar em seus momentos de necessidade (Hebreus 4:16).


Então, confie Nele e revista-se de coragem. Aquele detalhe vergonhoso não persistirá. Jesus está transformando a sua vergonha em uma vitrine da graça Divina.


©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.