terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Ensaiando Para a Morte



John Piper





“Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao  amanhecer;  germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca...  Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. (Salmos 90:5-6, 12 NVI)



O final do ano para mim é como o final da minha vida. E o último minuto do dia 31 de dezembro é como o momento da minha morte.



Os 365 dias do ano são como a miniatura do tempo total de minha vida. E as últimas horas do ano são como os últimos dias no hospital depois de receber o diagnóstico médico de que o fim de minha vida está bem próximo. E nestas últimas horas, os acontecimentos do ano que termina passam diante de meus olhos, e sou confrontado com uma pergunta inevitável: Eu vivi da melhor forma? Jesus Cristo, o Justo Juiz, falaria “Muito bem, servo bom e fiel”?



Eu me sinto abençoado por terminar o ano desta maneira. E minha oração é que o final do ano possa ter este mesmo significado para você.



A razão pela qual me sinto abençoado é que acredito ser uma grande vantagem poder ensaiar o momento de minha própria morte. É de grande proveito poder ensaiar uma vez por ano e preparar-se para a cena final de sua vida. É de grande proveito porque na manhã do primeiro dia de janeiro a maioria de nós estaremos vivos, prestes a iniciar uma nova vida, capazes de começarmos tudo de novo.



A vantagem de um ensaio é que ele nos mostra onde estão as suas fraquezas, onde há falhas na sua preparação e você ainda tem tempo de fazer mudanças antes do acontecimento real.



Eu suponho que para alguns de vocês o pensamento da morte é tão mórbido, tão macabro, tão carregado de tristeza que você faz de tudo para mantê-lo longe de sua mente, principalmente durante as festas de fim de ano. Mas eu descobri que há poucas coisas mais revolucionárias em minha vida do que ponderar periodicamente sobre minha própria morte.



Como obter um coração sábio para saber viver da melhor maneira? O salmista responde da seguinte maneira:



“Como uma correnteza, tu arrastas os homens; são breves como o sono; são como a relva que brota ao amanhecer; germina e brota pela manhã, mas, à tarde, murcha e seca... Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. (Salmos 90:5-6, 12 NVI)



Contar os seus dias significa simplesmente lembrar-se de que sua vida é curta e que sua morte acontecerá em breve. Pensar periodicamente nestas coisas resultará em grande sabedoria - sabedoria tal que revolucionará sua vida.



O critério de Paulo para medir o sucesso em sua vida foi determinado pelo fato dele ter guardado a fé. É nisto que eu quero que você se concentre.



E se nós descobrirmos que não guardamos a fé neste ano que passou, então podemos nos alegrar, como eu me alegro, que a morte deste final de ano (eu espero) é apenas um ensaio, e que no próximo ano teremos diante de nós uma vida inteira de oportunidades para manter a fé.



By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.