terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O Retrocesso Mais Bem Sucedido de Deus



John Piper
"Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (Filipenses 2:9-11 NIV)



O Natal foi o retrocesso mais bem sucedido de Deus. Deus sempre se deleita em mostrar Seu poder através de uma aparente derrota. Ele usa a tática de retroceder com a finalidade de obter vitórias estratégicas.



Em um sonho, foram prometidos glória e poder para José (Gênesis 37:5-11). Mas para obter a vitória, José teve que se tornar um escravo no Egito. E se isso não tivesse sido o suficiente, quando a situação dele melhorou por causa da sua integridade, José foi feito prisioneiro, uma condição pior do que a de um escravo.



Mas tudo tinha sido planejado. Pois foi na prisão que ele encontrou o mordomo de Faraó, que no tempo determinado o levou até Faraó, e então Faraó o posicionou como líder de todo o Egito. Que trajetória improvável para o sucesso!



Mas esta é a maneira de Deus, até mesmo para o Seu Filho. Ele esvaziou-se a Si mesmo e tomou a forma de escravo. Ainda pior que um escravo, Ele tornou-se um prisioneiro, e Ele foi executado. Mas como José, Ele manteve a Sua integridade. "Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho" (Filipenses 2:9-10 NIV).



E esta também é a maneira de Deus para conosco. Glória nos é prometida se nós sofrermos com Ele (Romanos 8:17). O caminho para a glória começa por baixo. O caminho para o progresso pode parecer avesso. O caminho para o sucesso inclui derrotas preparadas por Deus. Estas derrotas sempre parecerão fracassos e você sentirá ter fracassado.



Mas José e Jesus nos ensinam algo neste Natal: "Mas Deus mudou o mal em bem!" (Gênesis 50:20 NTLH).



Vós, santos temerosos, tomai novo alento
As nuvens que tanto vos atemorizam
São abundantes em misericórdia
E irromperão em bênçãos sobre vossas cabeças




By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


O hino citado por John Piper é intitulado Deus Se Move De Forma Misteriosa, cuja autoria é de William Cowper. 

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.