terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ouro, Incenso e Mirra



John Piper



"Quando tornaram a ver a estrela, encheram-se de júbilo. Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra."  (Mateus 2:10-11 NIV)

Deus não é servido por mãos humanas como se Ele precisasse de alguma coisa (Atos 17:25). Os presentes dos reis do oriente não foram dados de maneira a ajudar ou preencher uma necessidade. Seria desonroso para um monarca se visitantes estrangeiros o presenteassem com cestas básicas reais.

Esses presentes não devem ser vistos como suborno. Deuteronômio 10:17 diz que Deus não aceita suborno. Então, o que eles significam? De que maneira eles são considerados adoração?

Os presentes intensificam o desejo pelo próprio Cristo da mesma forma que o jejum o intensifica. Quando você dá um presente como este para Cristo, é como se você estivesse dizendo: "A alegria que eu procuro (versículo 10!) não é a esperança de ficar rico com os bens materiais que recebo de Ti. Eu não busco a Ti por causa dos bens materiais que posso receber de Ti, e sim por Tua causa. Eu intensifico e demonstro este desejo quando abro mão de bens materiais, na esperança de encontrar em Ti o meu prazer, e não nos bens materiais. Ao presenteá-LO com bens materiais que o Senhor não precisa, e os quais eu possa apreciar, eu estou proclamando com mais seriedade e autenticidade: 'O Senhor é o meu tesouro, e não estes bens materiais.'"

Eu acredito que é isto o que significa adorar a Deus com presentes de ouro, incenso e mirra.

Que Deus possa usar a verdade deste texto e despertar em nós o desejo pelo próprio Cristo. Que possamos dizer do coração: "Senhor Jesus, o Senhor é o Messias, o Rei de Israel. Todas as nações virão e se prostrarão diante de Ti. Deus, reine sobre o mundo de tal forma que o Senhor seja adorado. Portanto, qualquer oposição que eu possa encontrar, eu alegremente rendo a Ti a autoridade e a honra, e trago meus presentes a Ti para dizer que só o Senhor pode satisfazer o meu coração, e não estes bens materiais que ofereço a Ti."
By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.