segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O Deus Magnífico de Maria



John Piper 



“Minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes. Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos. Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera  aos nossos antepassados”. (Lucas 1:46–55 NIV)

Maria claramente enxerga o que é mais notável em relação a Deus: Ele está prestes a mudar o curso da história humana; as três décadas mais importantes de todos os tempos estão a ponto de iniciar-se.

E onde está Deus? Ocupando a Si mesmo com duas mulheres humildes e desconhecidas; uma delas é idosa e estéril (Isabel) e outra é jovem e virgem (Maria). Maria é tão movida por esta visão de Deus, dAquele que é amante do humilde, que ela começa a cantar (um canto que passou a ser conhecido como “Magnificat”. (Lucas 1:46-55).

Maria e Isabel são heroínas maravilhosas no relato de Lucas. Ele ama a fé dessas duas mulheres. Parece que aquilo que mais o impressiona, e o que ele quer enfatizar para seu nobre leitor Teófilo, é a modéstia e alegria humilde de Isabel e Maria.

Isabel diz (Lucas 1:43 NVI): "Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?" E a Maria diz (Lucas 1:48 NVI): "pois atentou para a humildade da sua serva."

As únicas pessoas cujas almas podem verdadeiramente engrandecer o Senhor são pessoas como Isabel e Maria – pessoas que reconhecem o seu estado humilde e que são profundamente tocadas por um Deus magnífico que em humildade identifica-se conosco.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.