quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

A Melhor Coisa que Você Pode Fazer Hoje



Francis Chan




Imagine escalar sozinho uma montanha. Mas esta não é uma montanha comum. O solo debaixo de seus pés está tremendo e a montanha está coberta de fumaça. O topo da montanha está coberto por uma nuvem espessa da qual saem relâmpagos e trovões. Foi isso que Moisés presenciou no capítulo 19 de Êxodo.



Agora compare esta experiência com a última vez que você teve um tempo de oração.



Distraído, por obrigação, comum – Eu duvido que qualquer um destes pensamentos passou pela cabeça de Moisés enquanto ele subia a montanha. Aproximadamente três mil anos depois, nós raramente nos maravilhamos com o fato de Deus permitir que pessoas imperfeitas entrem na presença Dele.



Como foi que o extraordinário se tornou tão comum para nós? Será realmente possível que nossas experiências com Deus possam ser tão fascinantes?



Subindo a montanha



Eu tenho um conselheiro espiritual que mora na Índia. No ano passado, ele me ligou chorando, perturbado com a situação da igreja na América. "Parece que as pessoas na América se contentariam em tirar uma selfie com Moisés. Será que as pessoas não percebem que elas também podem subir a montanha? Por que será que elas não querem subir a montanha?”



Quando foi a última vez que você desfrutou sozinho de um tempo significativo com Deus? Um tempo tão agradável que você não queria que acabasse. Apenas você, lendo as palavras de Deus, na presença santa do Senhor.



Eu tinha quinze anos de idade quando meu pastor de adolescentes me ensinou como orar e a ler a Bíblia sozinho. Agora, trinta anos mais tarde, eu ainda não consigo encontrar uma maneira melhor de iniciar os meus dias. Eu não posso imaginar como seria minha vida sem o equilíbrio diário proveniente da minha subida à montanha.



É sozinho com Deus que eu me esvazio do orgulho, das mentiras e do estresse.



  • Orgulho: estar diante de um Pessoa revestida de luz inacessível desenvolve a humildade em qualquer pessoa (1 Timóteo 6:16).
  • Mentiras: falar com o Juiz Onisciente tende a desenvolver a honestidade (Hebreus 4:13).
  • Estresse: ajoelhar-se diante do Deus que faz com que os homens fracassem ou sejam bem-sucedidos tem o poder de eliminar nossa ansiedade e nos encher de paz (Salmos 127:1).

·        

Profissionais em nos reunirmos


Nós geralmente gastamos muito tempo e energia a fim de reunirmos os cristãos. Nós nos tornamos profissionais em reunirmos cristãos em eventos com palestrantes e bandas famosos. Mas temos falhado em ensinarmos os cristãos a investirem tempo a sós com Deus. Quando foi a última vez que você ouviu alguém descrevendo com empolgação o tempo passado a sós com Jesus, na Palavra de Deus? Reunir cristãos que não passam tempo a sós com Deus pode ser algo perigoso.



Dietrich Bonhoeffer escreveu o seguinte no livro Vida em Comunhão:



Qualquer pessoa que não consegue ficar sozinha deve ter cuidado com a vida em comunidade. Tais pessoas farão mal a si mesmas e à comunidade. Sozinho você apresentou-se diante de Deus quando Deus o chamou. Sozinho você teve que obedecer à voz de Deus. Sozinho você teve que carregar sua cruz, lutar e orar; e sozinho você morrerá e prestará contas a Deus. Você não pode esconder-se de si mesmo, pois foi justamente Deus que chamou você para sair do esconderijo.  Se você não quiser ficar sozinho, você está rejeitando o chamado de Cristo para você, e você não pode ter parte alguma na comunidade daqueles que são chamados.



A palavra comunidade circula com frequência nos meios cristãos hoje em dia. Mas nossas reuniões podem ser prejudiciais se nós não gastarmos tempo a sós com Deus. Eu já estive presente em vários ambientes onde as pessoas compartilham seus pensamentos. O problema não é que nossos pensamentos não sejam tão profundos quanto acreditamos que eles são, mas é que nós desejamos tanto compartilhar os pensamentos que se originam em nossa própria mente, quando temos um Deus que diz:



Pois os meus pensamentos
    não são os pensamentos de vocês,
nem os seus caminhos
    são os meus caminhos,
declara o Senhor.
 Assim como os céus são mais altos

    do que a terra,
também os meus caminhos
    são mais altos do que os seus caminhos,
e os meus pensamentos,
    mais altos do que os seus pensamentos. (Isaías 55:8-9 NVI)



Eu quero conhecer os pensamentos de Deus. Eu quero me reunir com pessoas que passam tempo lendo as palavras de Deus, pessoas que passam tempo orando e interagindo com Deus. Eu quero ter comunhão com pessoas que tenham comunhão com Deus. Não é importante para mim se você tem um doutorado em teologia ou sessenta anos de experiência de vida. Eu prefiro conversar com um jovem de quinze anos de idade que tem desfrutado da presença de Deus.



Você pode amar um sermão em demasia?



Há conversas em demasia sobre livros, sermões e conferências. Eu não sou contra estas coisas. Afinal, eu dediquei um tempo enorme da minha vida pregando sermões, escrevendo livros e participando de conferências. Mas de vez em quando eu me pergunto se está na hora de mudar o foco.



Temos que analisar os fatos. Os cristãos americanos têm acesso a mais sermões e livros do que qualquer outro grupo na história mundial, mesmo assim considere o estado da igreja americana. O aumento dos recursos proporcionou uma santidade maior? Proporcionou uma intimidade maior com Jesus?



Você poderia argumentar que o estado de nossas igrejas seria ainda pior sem estes recursos. Talvez seja este o caso. Ou seria o caso destes recursos (e até mesmo deste artigo) terem o potencial de afastarem as pessoas da Fonte Eterna? Talvez todos estes livros e sermões a respeito de Jesus têm dificultado que as pessoas tenham comunhão diretamente com Ele. Pode até parecer uma blasfêmia sugerir que nossa vida de oração possa ser enfraquecida pelo consumo de todo este material cristão. Mesmo assim, eu gostaria de introduzir este pensamento para sua reflexão.



Nós vivemos em um período no qual a maioria das pessoas tem dificuldade em concentrar-se em qualquer coisa. Nós estamos constantemente tentando achar o caminho mais curto e a solução mais rápida. Então, a idéia de sentar-se quieto para meditar nas Escrituras e orar profundamente em silêncio pode ser substituída com entusiasmo pela idéia de ouvir um sermão no carro enquanto você dirige para o trabalho. Isto seria melhor do que nada (considerando todas as mensagens com as quais somos bombardeados diariamente), mas o objetivo deste artigo é demonstrar que não há nada que substitua o tempo a sós que você passa com Deus.



Nós precisamos aprender novamente a nos aquietarmos.



Alguma coisa precisa ser eliminada



Para Paulo isto era algo simples. Ele amava estar com Jesus. “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21).



Conhecer Cristo profundamente era a motivação de Paulo (Filipenses 3:8). Não há substitutos para o tempo desfrutado a sós com Deus. Se você não tem tempo, você precisa eliminar alguma coisa para que você tenha tempo. Deixe de fazer uma refeição. Cancele uma reunião. Livre-se de um compromisso periódico. Não há nada mais importante que você precisa fazer hoje, literalmente.



Deus determina se você continuará respirando no próximo segundo, literalmente. “Ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas” (Atos 17:25). Poderia qualquer outra coisa ser mais importante do que passar tempo com Aquele que decide se você terminará este dia com vida? Poderia qualquer outra coisa ser melhor do que isto? Como é que nós podemos não ter tempo para estar com o Autor do tempo?



Quais os seus planos para hoje que você julga tão importantes ao ponto de ignorar o Criador na sua correria para cumpri-los?  

©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.