segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A Única Leitura Obrigatória Para Este Ano



John Piper



Eu nunca chamei nenhum livro de “leitura obrigatória”, com exceção da Bíblia. Eu suponho que seja porque eu levo muito à sério a palavra “obrigatória”. Ou seja, “leitura obrigatória” ou você perecerá. “Leitura obrigatória” para que você vá para o Céu.



Você poderia pensar: “Ele está transformando a salvação pela graça em salvação por obras. Salvação por meio da leitura bíblica!”



Provavelmente, qualquer pessoa que pense desta maneira não absorveu muito da Bíblia. Pois a Bíblia é bem clara a respeito da existência de uma maneira prática e contínua de “santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14), e que esta santificação é produzida pelo Espírito Santo através da Palavra de Deus. Por isso, Jesus ora por nós: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17:17 NVI).



Esta é a maneira que nós confirmamos sermos verdadeiramente discípulos de Jesus, “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos” (João 8:31 NVI). E se no final for revelado que nós não somos discípulos santos de Jesus, nós pereceremos. Foi isso que Paulo quis dizer quando afirmou: “Eu os advirto... aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:21).



A verdade de Deus, crescendo continuamente através das raízes da fé plantadas na Palavra de Deus, é a maneira que Deus usa para manter vivos os cristãos e para capacitá-los a produzir os frutos de amor que autenticam a fé, para que eles não sejam rejeitados naquele dia final. Esta é a essência da razão que me faz dizer que a Bíblia é leitura obrigatória – a única leitura obrigatória.



Mas há outras questões. Infinitamente mais. Então, para que eu possa atraí-lo por este caminho mais prazeroso que leva ao Céu, deixe-me oferecer sete razões para você ler e meditar na Bíblia todos os dias neste próximo ano.



1) Deus, o Criador do universo, Aquele que sustenta a existência de todas as coisas, Aquele que sabe todas as coisas, Aquele que possui total sabedoria, e que é cheio de graça e de verdade – este Deus inspirou os escritores da Bíblia de tal forma que as Escrituras são a infalível Palavra de Deus.



“Toda a Escritura é inspirada por Deus”. (2 Timóteo 3:16 NVI)



“Pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”. (2 Pedro 1:21 NVI)



Pare. Absorva esta verdade. Existe um livro que é diferente de qualquer outro livro, porque ele é a própria Palavra de Deus. Você tem este livro. No mínimo, você tem acesso a este livro. Muitas pessoas não possuem uma Bíblia. Mas se você está lendo este artigo, você tem acesso à Palavra de Deus. Isto é maravilhoso. Absolutamente maravilhoso. Você pode segurar em suas mãos um livro cujas palavras são as próprias palavras de Deus. Deus! Você entendeu? Realmente entendeu?



Não há emoções de gratidão, admiração ou adoração que cheguem perto do que deveríamos sentir por causa deste Livro. Esta é a razão pela qual o salmista implora desesperado: “Inclina o meu coração para os teus estatutos” (Salmos 119:36) – porque nossos corações não são capazes de achar prazer neste Livro como nós deveríamos ter nele prazer, a não ser que tenhamos a ajuda onipotente de Deus. O Livro é tão maravilhoso, que nós precisamos de grande ajuda para entendê-lo e apreciá-lo por aquilo que ele é. Absorva esta verdade. Deus nos deu um livro completamente verdadeiro sobre Ele mesmo, sobre Sua obra de salvação e sobre a vontade Dele para nós. Apenas isso seria o suficiente para fazer com que a pessoa sábia lesse diariamente e se alimentasse profundamente da Bíblia.



2) Jesus, a Palavra encarnada de Deus, que estava com Deus e era Deus por toda a eternidade, é o ponto central da história e afirma categoricamente que o Antigo Testamento é a inerrante Palavra de Deus, e compromete-se totalmente no Novo Testamento a cumprir a revelação escrita de Deus.



“Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra”. (Mateus 5:18 NVI)



“A Escritura não pode ser anulada”. (João 10:35 NVI)



Vocês estão enganados!, pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”. (Marcos 12:24 NVI)



“Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade”. (João 16:12-13 NVI)



Esta é a maneira que a maioria das pessoas passa a acreditar na Bíblia. Elas encontram Jesus em suas páginas, e Ele está vivo. Jesus as conquista. Jesus conquista a confiança destas pessoas. A glória de Jesus – “glória como do Unigênito vindo do Pai” (João 1:14 NVI) – não pode ser negada. A glória de Jesus é a Sua autenticação, assim como a glória do sol. Nas páginas da Bíblia, Jesus, cheio de graça e de verdade, é uma testemunha irresistível da infalibilidade das Escrituras.



Seria um movimento circular enxergarmos a glória de Cristo nas Escrituras e acreditarmos nas Escrituras por causa de Cristo? É um movimento circular tanto quanto enxergar o sol nascente e saber infalivelmente que o universo é a criação de Deus. O sol testifica sobre a glória de Deus na criação do mundo (Salmos 19:1) da mesma forma que a encarnação do Filho testifica sobre a glória de Deus na inspiração da Palavra.



3) A palavra de Deus para nós na Bíblia é completa.



“Então senti que era necessário escrever agora para animá-los a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao seu povo”. (Judas 1:3 NTLH)



“Portanto, vocês são... membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas”. (Efésios 2:19-20 NVI)



Jesus delegou Sua autoridade para uma geração de porta-vozes apostólicos. A responsabilidade deles era de registrar as verdades fundamentais da igreja. Quando eles terminaram a tarefa, a fé havia sido transmitida – uma vez por todas – e o alicerce havia sido estabelecido.



As Escrituras são o suficiente. Ou seja, para que você enxergue a Deus, conheça a Deus, ame a Deus e seja transformado em uma criatura semelhante a Deus e que engrandece a Cristo, você não precisa de nenhuma outra revelação infalível da parte de Deus. Aquilo que temos na Bíblia é inesgotável e incomensurável. Mas nós precisamos desesperadamente do ministério contínuo do Espírito Santo, inclinando nosso coração para Sua Palavra, abrindo os olhos de nossos corações para enxergarmos suas maravilhas e para nos curvarmos alegremente em obediência à autoridade da Palavra.



O ministério contínuo do Espírito, através dos dons de sabedoria, de conhecimento e de profecia, não é uma extensão das infalíveis Escrituras (1 Coríntios 14:37-38). Eles são expressões humanamente falíveis de coisas que Deus pode ter trazido à mente, e como tal, estão na mesma categoria do que a sabedoria espiritual que é moldada e testada pelas Escrituras. Nós não precisamos de nenhuma outra revelação infalível de Deus para conhecê-LO e para agradá-LO. A Palavra que temos em nossas mãos é completa.



4) Na Bíblia, nós enxergamos a Deus – de maneira mais certa e mais clara do que em qualquer outro lugar.



Foi para isso que fomos criados – para enxergarmos a Deus, para amarmos a Deus, e para sermos transformados por Deus em criaturas que refletem Sua semelhança. Eis a seguir a maneira como isso aconteceu com Samuel:



“O Senhor continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua palavra.” (1 Samuel 3:21)



Deus revelou a Si mesmo. Por meio da palavra. É assim que acontece com todos aqueles que creem. Na Palavra de Deus, a glória do próprio Deus é mais proeminente. Quando Deus abre os olhos de nossos corações (Efésios 1:18), nós enxergamos o próprio Deus.



“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)



Como podemos saber que isso acontece por meio da Palavra de Deus? Porque quatro versículos abaixo Paulo descreve este enxergar a Deus como “ver a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus” (2 Coríntios 4:4). A glória de Cristo nos alcança através “da luz do evangelho” – que é a narrativa da obra da salvação de Deus na Palavra de Deus – e penetra em nossos corações ao enxergarmos Cristo e, portanto enxergarmos Deus.



Não deixe que sua mente desvie-se rapidamente desta verdade. Deus nos criou para que possamos enxergá-LO, conhecê-LO, amá-LO e para sermos transformados por Ele à semelhança Dele – e esta transação de glória acontece através de enxergarmos Deus diariamente em Sua Palavra. Poderia alguém chamar esta busca rejubilante e sobrenatural de legalismo? Se alguém fizer isso, provavelmente não experimentou ainda a realidade deste encontro.



5) Por meio da Palavra, Deus nos deu vida. Vida ao invés de morte espiritual. Vida que permanece por meio de uma união com a vida Dele. Vida que vai durar para sempre.



“Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente... Essa é a palavra que lhes foi anunciada.” (1 Pedro 1:23-25 NVI)


“Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade.” (Tiago 1:18 NVI)


“A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10:17 NVI)

Se isso não for suficiente para fazer você amar a Palavra de Deus e fazer você desejar ler a Palavra de Deus todos os dias – por Deus tê-la usado para te dar vida – então medite no que está escrito logo após Pedro dizer que nós nascemos de novo por meio da Palavra:



“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.” (1 Pedro 2:2-3)

No novo nascimento – por meio da Palavra – nós experimentamos a bondade do Senhor. Nós realmente a experimentamos, com um paladar novo e vivificado que outrora estava morto. E Pedro diz, se isso realmente aconteceu, que você irá “desejar de coração o leite espiritual puro” – ou seja, você vai desejar a Palavra, onde nós continuamos a experimentar a bondade do Senhor, e então crescermos  para a salvação. Nós nascemos de novo por meio da Palavra. E nós crescemos por meio da Palavra. Deseje a Palavra. Deseje a Palavra. Todos os dias neste próximo ano.


6) A batalha contra o pecado que destrói a alma é vencida por meio da Palavra.



“Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão.” (Romanos 8:13 NVI).


“Usem... a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.” (Efésios 6:17 NVI)


“Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” (Salmos 119:11 NVI)


“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17:17 NVI)

Como você pode usar a espada do Espírito nesta batalha mortal que se trava diariamente? Nós não estamos brincando. Se você não lutar, você morrerá. Se você lutar por meio do Espírito – empunhando a espada do Espírito – você viverá. Grande é o perigo. E pela graça de Deus, com o Espírito de Deus, a Palavra é o suficiente. Deus nos preservará (1 Pedro 1:5 NVI) – por meio da Palavra. Empunhe a Palavra. Empunhe-a diariamente. Não entre desarmado nesta batalha.


7) Por meio da Palavra, Deus nos dá a mesma alegria que o Seu Filho tem no Pai.



“Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (João 15:11 NVI)


“Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.” (João 17:13 NVI)

“Tenho lhes dito.” “Mas digo estas coisas.” Por quê? Por quê Jesus falou? Por quê as palavras de Jesus foram registradas? Por que João e outros colocaram as palavras de Jesus em um livro? Para a nossa alegria.


Não apenas para a nossa alegria. Mas para que tivéssemos em nós a mesma alegria do Filho de Deus. Nós não temos a força espiritual para nos alegrarmos em Deus com a realidade e a intensidade que Ele merece que nos rejubilemos.  Então Jesus promete que a alegria que Ele tem no Pai estará em nós. Você entendeu isso: a alegria que Jesus tem em Deus tornando-se a alegria que nós temos em Deus? Como? Por meio das palavras de Jesus! “Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês.”


Ao finalizar este artigo, eu estou orando por você. Milhares de leitores – que o próximo ano seja um ano consistente de milagres que engrandecerão a Cristo em sua vida. Eu oro que cada dia comece com o milagre de desejar, enxergar e saborear a glória de Deus. Eu oro para que Deus incline seu coração para os estatutos Dele, e que Ele abra os olhos do seu coração para ver maravilhas, e que você guarde as palavras de Deus em seu coração para não pecar, mas para ser transbordante de alegria – a mesma alegria de Cristo.  


(Para assistir o vídeo do ministério Desiring God entitulado Deus Escreveu um Livro com legenda em português, disponível através da tradução automática do YouTube, clique no segundo ícone na parte inferior do vídeo, depois clique em 'subtitles' e escolha a legenda em português na opção de tradução automática.)


By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.