segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O Deus Provedor Recebe a Glória



John Piper



"Conscientes disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra que procede da fé. Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo." (2 Tessalonicenses 1:11-12 NVI)

É excelente saber que Deus planejou que Sua glória fosse engrandecida através do exercício de Sua graça.

É certo que Deus é glorificado através do poder da Sua ira (Romanos 9:22), mas várias vezes o Novo Testamento (e o Antigo Testamento, em Isaías 30:18 por exemplo) diz que devemos experimentar a graça de Deus para que Deus receba a glória.

Pense na maneira como isto acontece na oração de 2 Tessalonicenses 1:11-12.

Paulo ora para que Deus cumpra os nossos bons propósitos.

Como? Ele ora para que eles sejam cumpridos "com poder [de Deus]". Ou seja, que eles se tornem "obra da fé".

Por quê? Para que Jesus seja glorificado em nós. 

Isto significa que o Deus Provedor recebe a glória. Se nós cumprimos um bom propósito "com poder [de Deus]", Ele recebe a glória. Nós temos fé; Ele nos dá poder. Nós recebemos a ajuda; Ele recebe a glória. Esta é a transação que nos mantêm humildes e felizes e mantém a Ele supremo e glorioso.

Então, Paulo diz que esta glorificação de Cristo é "segundo a graça de Deus e do Senhor Jesus".

Graça é a resposta de Deus para a oração de Paulo em nosso favor para que dependamos do poder de Deus para realizarmos boas obras. O poder de Deus que te capacita fazer o que você se propõe a fazer é graça.

Isto acontece desta maneira inúmeras vezes no Novo Testamento. Confie em Deus que graciosamente te capacita e Ele recebe a glória quando você recebe a ajuda. 

Nós recebemos a ajuda. Ele recebe a glória.

É por isto que a vida Cristã, e não somente a conversão, é uma excelente novidade.

By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.