segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sem Atalhos Para o Calvário



John Piper


"Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (Lucas 2:6-7 NIV)

Você pensaria que um Deus que controla os mínimos detalhes neste mundo, ao ponto de usar um censo que alcançou todo o império Romano para levar Maria e José até Belém, poderia certamente ter providenciado um quarto vago na hospedaria.          

Sim, Ele poderia. E Jesus poderia ter nascido em uma família rica. Ele poderia ter transformado pedra em pão no deserto. Ele poderia ter chamado dez mil anjos para vir socorrê-LO no Getsêmani. Ele poderia ter descido da cruz e salvado a Si mesmo. A questão não é o que Deus poderia ter feito, mas o que Ele escolheu fazer.


Era a vontade de Deus que, embora Cristo fosse rico, Ele se tornasse pobre por amor a você. As placas de "Não Há Vagas" em todas as hospedarias de Belém foram colocadas lá por amor a você. "Ele se fez pobre por amor de vocês" (2 Coríntios 8:9 NIV).

Deus controla todas as coisas, até mesmo as vagas nas hospedarias, por amor a Seus filhos. O caminho para o Calvário começa com uma placa de "Não Há Vagas" em Belém e termina com os cuspes e as zombarias na cruz em Jerusalém.


Não devemos nos esquecer do que Ele disse: "Aquele que quiser vir após mim deve negar a si mesmo e pegar a sua cruz".


Nós nos juntamos a Ele no caminho para o Calvário e ouvimos Jesus dizer: "Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: Nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês" (João 15:20 NIV).


Para aquele que afirma com entusiasmo: "Senhor, eu te seguirei para onde você for!" Jesus responde: "As raposas têm tocas, e os pássaros do céu têm ninhos, mas O Filho do Homem não tem onde repousar a Sua cabeça".


Sim, Deus poderia ter providenciado que Jesus tivesse um quarto para o seu nascimento. Mas isso teria sido um atalho no caminho para o Calvário.


By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com Permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.