quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Como Saber se Estou Praticando as Disciplinas Espirituais Corretamente? (Pergunta 3)



Don Whitney


Dr. Whitney, passemos para a próxima pergunta de minha lista. Ela é fundamental e importante. Primeiramente, por que os cristãos são instruídos a praticar as disciplinas espirituais? Ou, como podemos saber se as estamos praticando corretamente? Qual é o objetivo desta prática?

Nós devemos praticar as disciplinas espirituais, em primeiro lugar, porque elas nos são ordenadas nas Escrituras.  Em 1 Timóteo 4:7 está escrito:Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais” (NTLH). A maneira prática na qual obedecemos esta ordenança é através das disciplinas espirituais. Em primeiro lugar, a Bíblia nos ordena estas coisas. “Faça sempre exercícios espirituais.” Então, estes exercícios não são práticas indeterminadas; existem coisas que devemos fazer e atividades bíblicas que devemos praticar com a motivação correta. Portanto, a Bíblia ordena a prática destas coisas.

A disciplina é de suma importância para o discipulado no Novo Testamento. Quanto Jesus chamou pessoas para segui-LO em Mateus 11:29, Ele disse:Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim.” A mesma afirmação é feita no chamado ao discipulado em Lucas 9:23: “Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.’”

No mínimo, ser um discípulo de Jesus significava segui-LO e, ao segui-LO, aprender com Ele. Se Jesus acordasse um dia pela manhã e dissesse: ‘Homens, levantem-se, nós iremos hoje para a Galiléia,’ os discípulos não iriam espreguiçar-se e dizer: ‘Senhor, nós estávamos planejando dormir hoje até mais tarde e ir para a Galiléia amanhã.’ Seguir a Jesus incluía uma vida disciplinada. Disciplina é sempre um conceito central do discipulado.

Seguir a Jesus precisa ser um ato intencional. Você não segue alguém acidentalmente por muito tempo. Um conceito central do discipulado é a disciplina. Jesus espera isso de nós nas Escrituras.

Outra razão para praticarmos as disciplinas espirituais é encontrada em Hebreus 12:14 que nos diz para nos esforçarmos para sermos santos, ou para procuramos ter uma vida santa como dizem outras traduções da Bíblia. Primeiramente, Hebreus 12:14 diz: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos [ou viverem uma vida de santidade, de piedade, de semelhança à Cristo]; sem santidade ninguém verá o Senhor” (NVI). Devemos buscar esta santidade, santificação, semelhança à Cristo, piedade sem a qual ninguém verá o Senhor.

Nós não veremos o Senhor porque nós nos esforçamos para sermos santos; é o contrário, aqueles que conhecem a Deus irão se esforçar para serem santos. Por causa do conhecimento que estas pessoas têm de Deus, não há outra opção senão buscarem ao Senhor.  Todas as pessoas que são nascidas de novo recebem o Espírito Santo. O Espírito Santo permeia Sua santa presença onde quer que Ele vá. Quando alguém entra em uma sala, não para na porta antes de entrar perguntando a si mesmo: ‘Será com qual natureza eu devo entrar neste ambiente? Talvez eu deva entrar aqui com minha natureza animal’. Não, nós não fazemos isso porque nós não possuímos uma natureza animal. Nós possuímos uma natureza humana e nós levamos nossa natureza humana onde quer que possamos ir.

Da mesma maneira, onde quer que o Espírito Santo vá, Ele traz consigo Sua natureza santa. E quando Ele habita em uma criatura de carne e osso, Ele traz consigo Sua natureza santa. Esta pessoa, portanto, passa a ter desejos santos que ela não possuía anteriormente. Ela deseja alimentar-se da Palavra de Deus que anteriormente ela achava entediante e irrelevante. Ela deseja ter comunhão com o povo de Deus. Ela não pode imaginar viver longe do povo de Deus, pois o Espírito Santo atua através do povo de Deus. Então, viver distante da comunhão com o povo de Deus é, em um sentido real, viver distante de grande porção da atuação do Espírito Santo na vida dela, e essa pessoa não poderia aguentar tal coisa.

Todas as pessoas nas quais habita o Espírito Santo possuem novos desejos santos que elas não possuíam anteriormente. Elas desejam um corpo santo e livre do pecado. Elas desejam viver com uma mente santa que jamais é afetada pelas tentações. Elas desejam viver em um mundo santo e perfeito com pessoas santas e perfeitas e finalmente poderem ver face a face Aquele que os anjos proclamam ser “santo, santo, santo”. São estas coisas que estão no coração daqueles em quem habita o Espírito Santo.

Esta pessoa pode ter apenas nove anos de idade e a manifestação destes desejos será de acordo com o comportamento de alguém que tem nove anos de idade, mas estes desejos estarão presentes, pois o Espírito Santo está presente. Ou uma pessoa pode ter noventa e nove anos de idade e ter no coração tradições arraigadas e anos de experiência, mas o Espírito Santo continua pulsando forte e efetuando um trabalho sempre novo no coração desta pessoa. Aonde quer que o Espírito Santo habite, Ele causa um apetite, um desejo, uma aspiração pela santidade. Você é compelido pela presença do Espírito Santo a buscar santidade, santificação, piedade.

Então, se você não está buscando santidade, você não verá a Deus. E esta é a razão: você não conhece o Senhor. Você não está buscando o Senhor se você não está buscando santidade. Qualquer pessoa que não deseja passar tempo com Jesus ainda não teve um encontro com Ele.

Pois bem, como podemos fazer isto? Se nós não veremos a Deus sem buscarmos santidade, qualquer pessoa que queira ver o Senhor irá questionar: ‘Como, então, eu posso buscar esta santidade sem a qual ninguém verá a Deus?’ A resposta está em 1 Timóteo 4:7. Faça sempre exercícios espirituais para progredir em santidade. Discipline a si mesmo com o propósito de crescer em piedade, santidade, semelhança à Cristo.

A maneira prática e diária na qual nós buscamos a santidade sem a qual ninguém verá a Deus é a prática das disciplinas espirituais bíblicas. É por isso que é tão importante praticar as disciplinas espirituais bíblicas.

Recursos relacionados:

Pergunta 1: O que são disciplinas espirituais?

Pergunta 2: Por que precisamos tanto das disciplinas pessoais como das coletivas?

Pergunta 4: Quais disciplinas espirituais são mais importantes?

Pergunta 5: Qual a disciplina espiritual que mais negligenciamos? 


©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.