quinta-feira, 21 de abril de 2016

Pare de Viver a Vida Com Deus Pela Metade



John Piper





Uma ouvinte de longa data, Melanie Corelli recentemente nos escreveu contando seu maravilhoso testemunho de como um sermão de John Piper em 1985, baseado no texto de Romanos 8:28-30, transformou sua vida ao esclarecer a maneira como ela foi salva. Foi um incrível estímulo receber este email, e é bom ser relembrado das implicações de nossa teologia na vida real. Na esperança de que este sermão ajude outras pessoas, Melanie nos enviou o trecho em que o Pastor John explica porque a soberania de Deus em nossa salvação é crucial em nossa vida. A seguir lemos o que ele diz a este respeito.



As doutrinas da eleição incondicional, da predestinação e da graça irresistível de Deus eliminam pela raiz toda a vanglória, orgulho e confiança em si mesmo. Se você deixar que estas doutrinas penetrem sua mente, você se tornará uma pessoa quebrantada. Você não aceitará crédito algum pela sua salvação: nem pela provisão da salvação através da cruz, nem pela aplicação pessoal através da fé. Você dará todo crédito a Deus e você se curvará humildemente perante Ele.



Quando eu converso com amigos que não concordam comigo em relação à estas doutrinas, há uma coisa que eles enfatizam. Eles dizem: “Piper, você não precisa dizer que a fé é um presente gratuito a fim de eliminar a vanglória. Você não precisa dizer que Deus é quem dá a fé. Tudo o que você precisa dizer é que a salvação é pela fé, e não por obras, pois a fé em si mesma elimina a vanglória”.  Então, eles citam Romanos 3:27, que diz: Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à Lei? Não, mas no princípio da fé.” E eles acrescentam: “Veja, a fé por si mesma exclui a vanglória. Você não precisa usar lógica para dizer que a fé é um presente gratuito a fim de eliminar a vanglória”.



Eu os respondo em duas etapas. Primeiro, eu não estou usando lógica ao dizer que a fé é um presente gratuito. Eu estou usando interpretação de texto. Isto é ensinado na Bíblia. Este é o detalhe que elimina o orgulho. Mas não é algo que eu precisei inventar. A Bíblia ensina que a fé é um presente. Nós estávamos mortos em nossas transgressões e pecados (Efésios 2:1). Ninguém jamais viria a crer nem agir de acordo com o mais belo ato de moralidade que pode existir, a saber, a fé, se Deus não tivesse nos capacitado a nos livrarmos de nosso coração de pedra e nos dado um coração de carne. Mas esta não é a minha principal resposta.



Minha principal resposta a esta crítica é a seguinte: Sim. A fé por si mesma elimina a vanglória. Por quê? Porque a fé no Novo Testamento é a fé na salvação por completo, não apenas em um pedaço da salvação. A fé no Novo Testamento não é apenas fé em Deus para ser o provedor da cruz. Mas é a fé em Deus para operar em nós aquilo que é agradável aos olhos Dele. A fé no Novo Testamento não é aquela que diz apenas: ‘Eu te escolho, Cristo’. A fé do Novo Testamento diz: ‘Eu confio em ti, Pai, para atrair-me a Cristo’. É claro que a fé elimina toda vanglória. Mas é a fé em tudo o que a Bíblia diz, não apenas em um pedaço do que a Bíblia diz.



Suponha que você estivesse se afogando em um lago e o Filho de Deus estivesse em pé na beira do lago, visse você afogando, jogasse uma boia salva-vidas perto de você e que você batesse os braços freneticamente até alcançar a boia, segurasse esta boia firmemente e nadasse até a beira do lado, com a respiração ofegante. Você poderia agradecer a Jesus por, no mínimo, ter lhe jogado a boia salva-vidas.



Mas suponha agora que você estivesse morto no fundo do lago e que sua família já estivesse fazendo uma varredura do lago para encontrar o seu corpo, pois você esteve desaparecido por muitas horas. Suponha que você tenha sido um inimigo do Filho de Deus por toda sua vida, rejeitando-O e desprezando-O. E Jesus se aproxima de sua família e diz: ‘Podem parar de procurá-lo. Eu irei achá-lo’. E Ele nade até você, mergulhe, traga você à tona e levo-o de volta até a beira do lago, tire você da água, ajoelhe-se ao seu lado e comece o trabalho de ressuscitação cardíaca, trabalhando em você o dia todo, a tarde toda, trabalhando e trabalhando. E repentinamente, nota-se um espasmo muscular e um sopro de vida, e você volta à vida novamente. E Ele cai de exaustão ao seu lado.



Então, você se coloca de joelhos e olha para o rosto de Jesus, você tem em seus olhos lágrimas de amor que estão vertendo em abundância, e você ouve uma voz dos céus que diz: “Este é o meu Filho amado. Nele Eu tenho total prazer. Levante-se, meu Filho.” Ele desperta, levanta-se e olha em seus olhos, e você vê no rosto de Jesus um amor por ti que você jamais viu em qualquer outro rosto na face da terra. Ele estende a mão gentilmente e com firmeza segura sua mão e te coloca de pé, então Ele te olha nos olhos e te diz: “Siga-me e eu farei com que todas as coisas cooperem para o seu bem por todos os dias de sua vida.”



Qual destas estórias descreve a maneira que você foi salvo? Você bateu os braços freneticamente para alcançar a boia e forçou seu caminho até o Céu? Ou você foi ressuscitado dentre os mortos? De que forma você agradece a Deus neste dia? Qual a sua motivação ao cantar o hino “Maravilhosa Graça”? Ele jogou a boia salva-vidas e eu nadei até alcançá-la, 50% de crédito para Deus e 50% para mim, ou 90% para Deus e 10% para mim, ou qualquer outra porcentagem que divida o crédito com Deus?



Irmãos e irmãs, talvez a realidade seja que muitos dos problemas e dificuldades em sua vida hoje em dia se devem ao fato de que você nunca soube como você foi salvo. E por isso, você nunca conheceu Cristo. Você viveu a vida com Deus pela metade. Você pensou que metade do crédito te era devido, e a outra metade a Deus. E agora, talvez de forma repentina, você está acordando para a realidade do que Ele fez por você e poderá começar a amá-lo com a intensidade apropriada, o que te levará a humilhe-se perante Ele até o pó. Será este o dia em que você será despertado para a vida eterna por ter ouvido o evangelho em todo o seu poder pela primeira vez? Que foi Deus quem mergulhou até o fundo ao alto preço da vida de Seu Filho Jesus para te alcançar – e não apenas jogou uma boia salva-vidas ou esperou que você batesse os braços freneticamente até chegar a beira do lago.



By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/interviews/stop-living-a-half-life-with-god (texto original em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.