quarta-feira, 6 de abril de 2016

Os Livros no Juízo Final



John Piper 


"Todos os habitantes da terra adorarão a besta, a saber, todos aqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo." (Apocalipse 13:8 NVI)

A salvação é garantida para todos aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida.

A razão pela qual ter nosso nome escrito no livro da vida garante a nossa salvação é que o livro é chamado "o livro da vida do Cordeiro que foi morto" (Apocalipse 13:8). Os nomes neste livro não são salvos por causa de seus próprios feitos. Eles são salvos pelo fato de Cristo ter sido morto.

Então, como é que o registro de nossas vidas contido “nos livros” está relacionado com o nosso julgamento? A resposta é que nos livros há evidências suficientes de que pertencemos a Cristo, de forma que a função deles é confirmar publicamente a nossa fé e a nossa união com Ele.

Considere Apocalipse 21:27: "Nela [na Nova Jerusalém] jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro." Neste versículo, o resultado de "estar escrito no livro da vida" não se limita apenas em não perecer, mas também em não praticar o que é detestável, nem ter comportamentos pecaminosos.

Por exemplo, considere o ladrão na cruz. Jesus disse que ele entraria no paraíso (Lucas 23: 43). O que acontecerá ao ladrão no julgamento final quando os livros forem abertos? A vida dele consistiu em pecado em mais do que 99,9% de sua duração. A salvação dele será garantida pelo sangue de Cristo. 

Então, Deus abrirá os livros e usará o registro do pecado dele para glorificar o sacrifício supremo do seu Filho, e Ele usará a última página para mostrar a mudança que foi efetuada nas atitudes e palavras do ladrão. Aquela última página, as últimas horas na cruz, será a confirmação pública de fé do ladrão e da sua união com Cristo.

Portanto, quando eu digo que o que está escrito nos livros é a confirmação pública da nossa fé e da nossa união com Cristo, isto não significa que o registro das nossas boas obras irá exceder o registro de nossas más obras.

Isto significa que o que está ali registrado contém o tipo de mudança que mostra a realidade da fé – a realidade da regeneração e da união com Cristo. É assim que eu começo o meu dia, confiante de que já não há para mim nenhuma condenação (Romanos 8:3), e de que o meu nome está no livro da vida, e de que Aquele que começou a boa obra em mim vai completá-la até o dia de Cristo.


By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://solidjoys.desiringgod.org/en/devotionals/the-books-at-the-judgment (texto original em inglês).



Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley