quinta-feira, 28 de abril de 2016

Quem Está Boiando Espiritualmente é Perigosamente Levado Pela Correnteza

John Piper




Certamente, os cristãos que estão apenas boiando serão levados pela correnteza – esta é uma advertência séria que encontramos no texto de 2 Pedro 1:5-11:

Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão, e assim vocês estarão ricamente providos quando entrarem no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A seguir, você lê a explicação de John Piper, extraída de um sermão de 1982:

Semana passada, um de meus filhos trouxe para casa um livro da biblioteca intitulado O Longo Nado de Glenda, da “Coleção Incrível”. Esta coleção de livros é fantástica. Então, eu chamei meus três filhos para ler o texto.

Este é o relato verdadeiro do que aconteceu à Glenda e Robert Lennon quando eles estavam pescando em seu iate no Golfo do México, a uma distância de 6,5 km do litoral da Flórida. Era uma tarde com temperatura muito agradável, então Glenda decidiu pular na água e praticar a pesca submarina com um equipamento especial de mergulho. De repente, ela percebe que está a uma distância de 45 metros do barco e a correnteza a está arrastando para mais longe, então, ela grita para seu marido. Robert, sem tempo para pensar, mergulha e começa a nadar na direção de sua esposa. Quando ele a alcança, ambos percebem que estão sendo levados pela correnteza rapidamente. Ele é um campeão de natação. Ela nem tanto. O que poderiam eles fazer nesta situação? Ela não é capaz de alcançar o barco nadando contra a correnteza. Ele é incapaz de carregá-la de volta. Então, eles elaboram um plano: “Glenda, não nade. Permaneça boiando. Eu vou me esforçar e nadar contra a correnteza. Vou continuar nadando e quando a correnteza der uma brecha, talvez eu consiga alcançar o barco. Se eu conseguir nadar rápido o suficiente, eu não perderei o barco de vista.”

Ele nadou por seis horas.

E apenas quando começava a escurecer, a direção da correnteza mudou. Ele ainda estava conseguindo enxergar o barco por sobre as ondas. E ele finalmente conseguiu nadar até o barco. Ele começou a velejar e pedir ajuda aos barcos de pesca de camarão. O céu já havia escurecido totalmente. Eles não conseguem achar Glenda. Robert então retorna para terra firme. Na manhã seguinte, o dono do hotel onde ele passou a noite lhe diz: “Eu conheço bem a correnteza nesta região. Vamos tentar mais uma vez.” E eles começam a busca. Eles conseguem achar Glenda a uma distância de trinta e dois quilômetros do litoral – trinta e dois quilômetros de distância! Muitas lágrimas de emoção no final do livro. O coração quase pula fora do peito.

Esta história ilustra o relato de 2 Pedro 1. Os cristãos que estão apenas boiando nunca permanecem no mesmo lugar. Os cristãos que desobedecem 2 Pedro 1:5-11 e não praticam estas coisas com seriedade serão levados pela correnteza e enfrentarão grandes perigos. Nós temos que lutar com todas as forças para tão somente permanecermos de pé na vida cristã. O esforço para alcançarmos virtude, conhecimento, domínio próprio, paciência, santidade, afeição fraternal e amor não é apenas um adereço dispensável da caminhada da fé. Se o Robert não tivesse nadado, ele teria se afogado. A evidência do poder de Deus para produzir santidade em sua vida não é a sua perfeição, mas que você está nadando contra a correnteza – mesmo que pareça algumas vezes que você não está saindo do lugar.

O versículo 8 nos adverte sobre esta questão. “Se essas qualidades” – referindo-se à 2 Pedro 1:5-7 – “se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos.” Lembre-se de que no versículo 2 nós lemos que é através do conhecimento de Cristo que a graça é multiplicada na vida daqueles que creem. Mas aprendemos nestes versículos que existe um conhecimento de Cristo que pode ser completamente inoperante e improdutivo. Nós aprendemos que de certa forma é possível ser introduzido na vida cristã e em seguida começar a boiar e ser levado pela correnteza para a destruição.

Leia 2 Pedro 2:20: “ Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio.” Em outras palavra, se as gloriosas promessas de Deus não nos estimulam a nadar com vigor, nós seremos levados pela correnteza para a destruição e será pior do que se nunca tivéssemos ouvido o Evangelho. Em 2 Pedro 1:9 encontramos a descrição do que acontece com a pessoa que passa por esse processo. O quê acontece com a pessoa que parece ter começado bem a caminhada com Deus e então parece desistir de nadar? “Mas quem não tem essas coisas [essas qualidades] é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados.

O problema com a pessoa que não está nadando com todas as forças é que ela é cega em duas direções. Quando ela olha adiante, ela não enxerga as promessas infalíveis de Deus para o futuro como gloriosas e atraentes, mas apenas como desejos deste mundo que são incertos. E quando ela olha para o passado, para o momento em que se encontrava alegre e empolgada com o que Cristo fizera em sua vida, é como se ela não se lembrasse de nada. Esta pessoa está aprisionada no presente e não sente nada do que Cristo fez por ela, nada do que Cristo prometeu e, portanto, está completamente sem forças, paralisada na água e sendo levada pela correnteza em direção à destruição.

Se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, o texto bíblico diz que você não será improdutivo (2 Pedro 1:8). Você nunca tropeçará e você terá acesso ao Reino do Salvador (2 Pedro 1:11). E se estas qualidades estiverem ausentes em sua vida e você estiver apenas paralisado ao invés de nadar em direção a elas, então você está cego. Evidentemente, as promessas de Deus não são desejáveis para você. A cruz de Jesus não faz parte de sua vida, e o perdão que Ele oferece não te emociona mais. Você está apenas boiando e indo embora com a correnteza, então você precisa ter o cuidado de desenvolver diligentemente estas qualidades em sua vida.

Este texto bíblico é uma advertência e um encorajamento. Ele nos adverte contra a preguiça e a falta de diligência em nossa busca pela santificação. E nos encoraja a lutarmos o bom combate da fé e tomar posse da vida eterna. Encoraja-nos a nos livrarmos de tudo e de todo o pecado que nos envolve e a corrermos com perseverança a corrida que nos é proposta. Encoraja-nos a fazermos como o Apóstolo Paulo e prosseguirmos para o alvo do chamado celestial em Cristo. Encoraja-nos, como o texto bíblico diz, a prosseguirmos e progredirmos em todas as qualidades semelhantes a Cristo – e desta maneira, termos a garantia de que certamente estamos entre os eleitos e os que foram chamados, como diz 2 Pedro 1:3, para a glória e a excelência de Deus.



By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/interviews/to-spiritually-float-is-to-dangerously-drift (texto original em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.