quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Familiarizando-se com Deus



Kimberly Wagner





Recentemente em nosso estudo Bíblico, um jovem cristão comentou que ele gostaria de familiarizar-se melhor com Deus, mas não sabia ao certo como fazê-lo “quando não conseguimos ver a Deus ou mesmo que Ele fale conosco”.



Eu compreendo a pergunta dele. Não seria ótimo simplesmente sentar aos pés de Jesus como Maria e ouvi-LO ensinar? Não seria fantástico esconder-se atrás de Moisés enquanto ele estava tendo o encontro da "sarça ardente" com Deus? Experimentar a Deus com o meu sentido de visão, toque e olfato me daria um conhecimento pessoal e íntimo que o meu coração frequentemente deseja. Mas esse é um evento futuro; então o que é que a gente faz nesse período de espera?



Você se lembra do que Jesus disse ao Seu discípulo Tomé sobre as pessoas que não tinham tido uma experiência de "tocar e sentir" com Ele? Vamos relembrar essa promessa:



Então Jesus lhe disse: “Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram” (João 20:29 NVI).



Como é possível que sejamos mais abençoados do que aqueles que andaram com Jesus? O que é que Jesus estava dizendo a Tomé?


Eu acredito que Ele estava prevendo as coisas por vir: A completa revelação de Deus através da Sua Palavra, as Escrituras, e do "professor" interior ( também conhecido como Espírito Santo), que entraria em cena para os crentes após Jesus ter completado seu ministério na Terra.



O Espírito Santo é a fonte de capacidade natural e sobrenatural para os crentes após a ressurreição de Cristo. Ele é tão presente quanto o "Messias físico" era com os Seus seguidores na Galiléia, mas o Seu modo de agir é diferente. Essa terceira pessoa da Trindade fala através da revelação completa de Deus, as Escrituras, para transmitir o coração, o caráter e a identidade de Deus para nós.   



A minha recomendação para os novos crentes e qualquer um que queria "familiarizar-se com Deus" é que você inclua algumas poucas coisas em sua agenda.



Familiarizando-se com Deus



  Deus revelou a Si mesmo – o plano Dele para a raça humana, Seu propósito para nós,  Sua história de redenção e o Seu caráter – através da Sua Palavra escrita; então, o melhor lugar para começar a familiarizar-se com Deus é lendo as Escrituras.

  Antes de ler as Escrituras, peça ao "Ajudador" que lhe dê entendimento ao ler a Sua Palavra.  

   Escolha um livro ou porção das Escrituras para estudar, mas antes de começar, pesquise para descobrir o contexto do que você está lendo. Quem foi o autor e a audiência? Quando foi escrito e por quê?       

    Leia essa porção das Escrituras várias vezes com algumas perguntas em mente enquanto você lê:    

  • O que estou vendo Deus fazer?
  • Quais são as características de Deus que estão sendo reveladas?
  • Existem frases ou palavras que estão sendo enfatizadas ou repetidas?    
  • Como eu posso aplicar essa passagem na minha vida?      
  • O quê nessa passagem me faz amar e apreciar mais a Deus?           

                                                                               

Em alguns dias, talvez você queira escrever em um diário a resposta destas perguntas. Mas se você não tem um diário, pelo menos siga a lista de perguntas mentalmente ore a Deus em agradecimento a Deus à medida que Ele te revela mais sobre Si mesmo durante essa leitura.



Familiarizar-se com Deus não é algo extremamente difícil. É tão simples que Ele convida criancinhas para vir e aprender Dele. Mas familiarizar-se com Deus requer uma humildade que se dispõe a buscar a Sua face, ouvir ao Seu coração e aproximar-se Dele através da Sua Palavra.



"Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavrapara não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da tua lei.Faze-me discernir o propósito dos teus preceitos; então meditarei nas tuas maravilhas.Chegue à tua presença o meu clamor, Senhor! Dá-me entendimento conforme a tua palavra. (Salmos 119:10–12, 18, 27, 169 NVI)



Você conhece bem a Deus?



Quanto tempo você passa familiarizando-se com Ele através da Sua Palavra?


© Revive Our Hearts. 
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).
http://www.truewoman.com/?id=3209 (texto original em inglês).


Traduzido com Permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley