quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Alegria de Jesus no Casamento



John Piper




"Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável." (Efésios 5:25-27 NVI) 

A razão pela qual há tanta angústia nos casamentos não é que os maridos e esposas buscam o próprio prazer, mas que eles não procuram obter o próprio prazer proporcionando o prazer de seus parceiros. O mandamento bíblico para maridos e esposas é que eles procurem obter a sua própria alegria na alegria de seus parceiros.

É difícil encontrar uma passagem mais hedonista na Bíblia do que esta sobre o casamento em Efésios 5:25-30. Maridos são instruídos a amar suas esposas da maneira que Cristo amou a igreja.

Como foi que Ele amou a igreja? "Entregou-se por ela". Mas por quê? "Para santificá-la, tendo-a purificado". Mas por que Ele queria fazer isso? "Para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa"!

Ah! Aí está! "Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz" (Hebreus 12:2 NVI). Que alegria? A alegria do casamento com Sua noiva, a igreja.

Jesus não quer uma esposa suja e sem santidade. Portanto, Ele estava disposto a morrer para "santificar e purificar" a Sua prometida, para que Ele pudesse apresentar a Si mesmo uma esposa "em esplendor". Ele obteve o desejo do Seu coração dando a Si mesmo para o bem de Sua noiva.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cinco Promessas Para Sua Leitura Bíblica e Oração


Steve Fuller



Você busca a Deus com consistência através da leitura da Palavra e em oração? Ou depois de tentar diversas vezes, você desanimou-se e desistiu? Este tem sido o padrão para muitos de nós, mesmo em meados do mês de janeiro. As resoluções de final de ano caem logo no esquecimento. E mesmo que você tenha passado tempo na presença de Deus, está sendo vivificante? Ou você está apenas cumprindo uma obrigação, lendo uma passagem designada, orando por sua lista e ficando aliviado ao terminar?



Não é tarde demais para fazer algumas boas mudanças. Então, se você está tendo dificuldade em passar tempo na presença de Deus, aqui estão cinco promessas que podem ajudar:



1. Deus É a Minha Alegria Plena



"Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão... Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria." (Salmo 43:3-4 NVI)



Deus promete ser a sua alegria plena, não por causa do que Ele dá, mas por causa de quem Ele é. Quando contemplamos e adoramos a Ele, nós temos uma alegria infinitamente maior do que em qualquer outra coisa.



Então por que preferimos dormir um pouco mais ao invés de buscar a presença de Deus? É porque não estamos confiando que Deus é a nossa alegria plena. Então o que devemos fazer?



Não pense apenas em esforçar-se um pouco mais. Faça o que o salmista diz; peça a Deus que te envie a Sua luz (a obra do Espírito que ilumina os corações) e a Sua verdade (a Palavra de Deus). Então ore com base nas promessas que descrevem Deus como a sua alegria, como: Salmo 43:3-4; Salmo 16:11; Mateus13:44 e 1 Pedro1:8.



Ao fazê-lo, Deus enviará a Sua luz e Sua verdade para que você veja e sinta que Ele realmente é a sua alegria plena. Então, quando você enxergar que a alegria infinita é encontrada nEle, você desejará passar tempo na presença de Deus.



2. Ouvindo a Palavra de Deus Aumentará a Minha Fé



"Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10:17 NVI)



Muitas manhãs eu sou tentando a não buscar a Deus porque parece que minha fé está enfraquecida. Mas isso é como não ir ao médico porque meu corpo está doente. Assim como os médicos curam os corpos doentes, Deus fortalece a fé enfraquecida ao ouvirmos a Sua Palavra.



Uma fé fraca é como uma pilha fraca. Mas a Palavra de Deus é o carregador. Então, quando a sua fé estiver fraca, abra a Palavra de Deus e coloque esta sua fé enfraquecida na tomada da Palavra. Deus promete que se você fizer isso, Ele irá te recarregar.



3. A Palavra de Deus É A Única Fonte de Guia Perfeita



"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmo 119:105 NVI)



O mundo é como uma caverna completamente escura na qual não podemos ver nada. Mas Deus tem nos dado a lanterna superpoderosa da Sua Palavra.



Então, se começamos nosso dia sem considerarmos a Palavra de Deus, é como tropeçar ao explorarmos uma caverna e não ligarmos a lanterna.



Mas começar o dia na Palavra de Deus é como ligar a lanterna para que possamos ver o buraco que devemos evitar, ver a rocha debaixo da qual precisamos passar e ver a curva que devemos tomar. Não comece seu dia sem ligar a lanterna.



4. Quando Você Ora, Deus Responderá



"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." (Mateus 7:7 NVI)



Uma das razões de não orarmos é porque acreditamos na mentira de Satanás que a oração não tem efeito algum. Mas isso não é o que Jesus ensinou (Mateus7:7).



Jesus promete que cada vez que oramos, Deus irá responder. Ele fará exatamente o que pedimos, ou algo ainda melhor, o qual Ele não faria se não tivéssemos orado.



Então se eu começar o dia orando pelo meu coração, casamento, filhos, trabalho e ministério, Deus fará coisas em meu coração, casamento, filhos, trabalho e ministério que Ele não teria feito se eu não tivesse orado. Confie na promessa de Jesus sobre a oração, e ore.



5. Esta É Uma Coisa Que Não Será Tirada



"Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:41-42)



Marta havia se ocupado na cozinha, enquanto Maria sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo a Sua palavra. E Jesus disse que Maria havia feito a escolha certa, porque ela havia escolhido a coisa que não poderia ser-lhe tirada.



Tudo mais pode ser tirado de você. Mas o tempo com Jesus jamais lhe será tirado, porque o amor que você agora nutre por Jesus lhe proporcionará alegria multiplicada nEle para sempre. E sempre. E sempre.



Então, se você não tiver passado tempo com Deus, e você está sendo tentado a ler as notícias, dar uma olhada no Facebook ou fazer uma ligação telefônica, faça uma pausa. Pergunte a si mesmo: o que me proporcionará uma alegria que jamais me será tirada?



Então deixe tudo de lado e junte-se à Maria aos pés de Jesus, ouvindo a Sua Palavra.



Amanhã de manhã...



O alarme vai disparar.



Estou cansado. Talvez eu vá dormir só mais um pouquinho. Um momento...



  • Deus está me convidando para a alegria plena.
  • Sua Palavra fortalecerá a minha fé enfraquecida.
  • Sua Palavra iluminará a escuridão ao meu redor.
  • Quando eu orar, Deus entrará em ação.
  • Esta é a única coisa que não será tirada de mim.



Eu acho que vou levantar.



©2015 Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

A Descoberta Mais Libertadora



John Piper





"Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor!” (Filipenses 3:1 





Ninguém jamais havia me ensinado que Deus é glorificado quando nos alegramos nEle. E que a alegria em Deus é que faz do louvor uma honra a Deus, e não numa hipocrisia.



Mas Jonathan Edwards o disse tão clara e poderosamente:



“Deus também glorifica a Si mesmo em relação às criaturas de duas maneiras: (1) tornando-se conhecido para... o entendimento delas; (2) comunicando a Si mesmo aos seus corações, e na alegria, deleite e gozo resultantes das manifestações que Ele faz de Si mesmo... Deus é glorificado não somente porque a Sua glória está sendo vista, mas também por ela estar causando alegria...



Quando aqueles que enxergam a glória de Deus têm nela prazer: Deus é mais glorificado do que se eles somente a enxergassem... Aquele que declara sua idéia da glória de Deus não glorifica a Deus tanto quanto aquele que declara também a sua aprovação e o seu deleite na glória de Deus."



Esta foi uma descoberta maravilhosa para mim. Eu preciso buscar alegria em Deus a fim de glorificá-lO como sendo a Realidade mais extraordinariamente valiosa do universo. A alegria não é uma mera opção que segue a adoração. A alegria é um componente essencial da adoração.



Existe um nome para aqueles que tentam louvar quando não têm prazer algum no objeto. Nós os chamamos de hipócritas. Este fato – de que louvor significa prazer consumado e que o objetivo mais elevado do homem é encher-se profundamente deste prazer – foi, talvez, a descoberta mais libertadora que eu já fiz.


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Servindo a Deus com Cautela



John Piper

 



"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas." (Atos 17:24-25 NVI)



Nós não glorificamos a Deus suprindo as necessidades dEle, mas orando para que Deus supra as nossas; e confiando que Ele nos responderá.


A seguir compartilho a boa notícia que é essencial no Hedonismo Cristão. A insistência de Deus para que peçamos a ajuda dEle a fim de que Ele receba a glória (Salmos 50:15) força-nos a termos a consciência de servirmos a Deus com cautela e especialmente permitirmos que Ele nos sirva, para que não roubemos a glória que pertence a Ele.

Isto parece muito estranho. A maioria de nós acha que servir a Deus é um ato totalmente positivo; nós não consideramos que servir a Deus possa ser um insulto a Ele. Mas a meditação no significado da oração demanda essa possibilidade. Atos 17:24-25 nos esclarece isso.

Este é o mesmo raciocínio do texto de Robinson Crusoé sobre a oração: “Se eu tivesse fome, não pediria nada a vocês, pois o mundo é meu e tudo o que nele há... Se me chamarem no dia da aflição, eu os livrarei, e vocês me louvarão.” (Salmos 50:12,15 NTLH).

Evidentemente, há uma maneira de servir a Deus que O insultaria, como se Ele precisasse de nosso serviço. "Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido"(Marcos 10:45 NVI). O Seu objetivo é de ser O Servo. O Seu objetivo é de receber a glória como Provedor.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.