segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cinco Promessas Para Sua Leitura Bíblica e Oração


Steve Fuller



Você busca a Deus com consistência através da leitura da Palavra e em oração? Ou depois de tentar diversas vezes, você desanimou-se e desistiu? Este tem sido o padrão para muitos de nós, mesmo em meados do mês de janeiro. As resoluções de final de ano caem logo no esquecimento. E mesmo que você tenha passado tempo na presença de Deus, está sendo vivificante? Ou você está apenas cumprindo uma obrigação, lendo uma passagem designada, orando por sua lista e ficando aliviado ao terminar?



Não é tarde demais para fazer algumas boas mudanças. Então, se você está tendo dificuldade em passar tempo na presença de Deus, aqui estão cinco promessas que podem ajudar:



1. Deus É a Minha Alegria Plena



"Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão... Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria." (Salmo 43:3-4 NVI)



Deus promete ser a sua alegria plena, não por causa do que Ele dá, mas por causa de quem Ele é. Quando contemplamos e adoramos a Ele, nós temos uma alegria infinitamente maior do que em qualquer outra coisa.



Então por que preferimos dormir um pouco mais ao invés de buscar a presença de Deus? É porque não estamos confiando que Deus é a nossa alegria plena. Então o que devemos fazer?



Não pense apenas em esforçar-se um pouco mais. Faça o que o salmista diz; peça a Deus que te envie a Sua luz (a obra do Espírito que ilumina os corações) e a Sua verdade (a Palavra de Deus). Então ore com base nas promessas que descrevem Deus como a sua alegria, como: Salmo 43:3-4; Salmo 16:11; Mateus13:44 e 1 Pedro1:8.



Ao fazê-lo, Deus enviará a Sua luz e Sua verdade para que você veja e sinta que Ele realmente é a sua alegria plena. Então, quando você enxergar que a alegria infinita é encontrada nEle, você desejará passar tempo na presença de Deus.



2. Ouvindo a Palavra de Deus Aumentará a Minha Fé



"Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo." (Romanos 10:17 NVI)



Muitas manhãs eu sou tentando a não buscar a Deus porque parece que minha fé está enfraquecida. Mas isso é como não ir ao médico porque meu corpo está doente. Assim como os médicos curam os corpos doentes, Deus fortalece a fé enfraquecida ao ouvirmos a Sua Palavra.



Uma fé fraca é como uma pilha fraca. Mas a Palavra de Deus é o carregador. Então, quando a sua fé estiver fraca, abra a Palavra de Deus e coloque esta sua fé enfraquecida na tomada da Palavra. Deus promete que se você fizer isso, Ele irá te recarregar.



3. A Palavra de Deus É A Única Fonte de Guia Perfeita



"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho." (Salmo 119:105 NVI)



O mundo é como uma caverna completamente escura na qual não podemos ver nada. Mas Deus tem nos dado a lanterna superpoderosa da Sua Palavra.



Então, se começamos nosso dia sem considerarmos a Palavra de Deus, é como tropeçar ao explorarmos uma caverna e não ligarmos a lanterna.



Mas começar o dia na Palavra de Deus é como ligar a lanterna para que possamos ver o buraco que devemos evitar, ver a rocha debaixo da qual precisamos passar e ver a curva que devemos tomar. Não comece seu dia sem ligar a lanterna.



4. Quando Você Ora, Deus Responderá



"Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta." (Mateus 7:7 NVI)



Uma das razões de não orarmos é porque acreditamos na mentira de Satanás que a oração não tem efeito algum. Mas isso não é o que Jesus ensinou (Mateus7:7).



Jesus promete que cada vez que oramos, Deus irá responder. Ele fará exatamente o que pedimos, ou algo ainda melhor, o qual Ele não faria se não tivéssemos orado.



Então se eu começar o dia orando pelo meu coração, casamento, filhos, trabalho e ministério, Deus fará coisas em meu coração, casamento, filhos, trabalho e ministério que Ele não teria feito se eu não tivesse orado. Confie na promessa de Jesus sobre a oração, e ore.



5. Esta É Uma Coisa Que Não Será Tirada



"Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:41-42)



Marta havia se ocupado na cozinha, enquanto Maria sentou-se aos pés de Jesus, ouvindo a Sua palavra. E Jesus disse que Maria havia feito a escolha certa, porque ela havia escolhido a coisa que não poderia ser-lhe tirada.



Tudo mais pode ser tirado de você. Mas o tempo com Jesus jamais lhe será tirado, porque o amor que você agora nutre por Jesus lhe proporcionará alegria multiplicada nEle para sempre. E sempre. E sempre.



Então, se você não tiver passado tempo com Deus, e você está sendo tentado a ler as notícias, dar uma olhada no Facebook ou fazer uma ligação telefônica, faça uma pausa. Pergunte a si mesmo: o que me proporcionará uma alegria que jamais me será tirada?



Então deixe tudo de lado e junte-se à Maria aos pés de Jesus, ouvindo a Sua Palavra.



Amanhã de manhã...



O alarme vai disparar.



Estou cansado. Talvez eu vá dormir só mais um pouquinho. Um momento...



  • Deus está me convidando para a alegria plena.
  • Sua Palavra fortalecerá a minha fé enfraquecida.
  • Sua Palavra iluminará a escuridão ao meu redor.
  • Quando eu orar, Deus entrará em ação.
  • Esta é a única coisa que não será tirada de mim.



Eu acho que vou levantar.



©2015 Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.