quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Alegria de Jesus no Casamento



John Piper




"Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável." (Efésios 5:25-27 NVI) 

A razão pela qual há tanta angústia nos casamentos não é que os maridos e esposas buscam o próprio prazer, mas que eles não procuram obter o próprio prazer proporcionando o prazer de seus parceiros. O mandamento bíblico para maridos e esposas é que eles procurem obter a sua própria alegria na alegria de seus parceiros.

É difícil encontrar uma passagem mais hedonista na Bíblia do que esta sobre o casamento em Efésios 5:25-30. Maridos são instruídos a amar suas esposas da maneira que Cristo amou a igreja.

Como foi que Ele amou a igreja? "Entregou-se por ela". Mas por quê? "Para santificá-la, tendo-a purificado". Mas por que Ele queria fazer isso? "Para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa"!

Ah! Aí está! "Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz" (Hebreus 12:2 NVI). Que alegria? A alegria do casamento com Sua noiva, a igreja.

Jesus não quer uma esposa suja e sem santidade. Portanto, Ele estava disposto a morrer para "santificar e purificar" a Sua prometida, para que Ele pudesse apresentar a Si mesmo uma esposa "em esplendor". Ele obteve o desejo do Seu coração dando a Si mesmo para o bem de Sua noiva.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.