segunda-feira, 13 de junho de 2016

O livro de Provérbios promete que meus filhos não se desviarão da fé?



John Piper

 
A ouvinte Brenda Rodgers nos escreveu perguntando: “Pastor John, eu tenho uma filhinha de 22 meses de idade e já comecei a ensiná-la a respeito de Jesus e a testemunhar sobre a minha fé. Contudo, recentemente ouvi falar de alguns filhos que hoje são adultos e que cresceram em lares cristãos – alguns cujos pais foram até mesmo líderes na igreja – mas que vieram a renunciar a fé quando adultos. Este tem se tornado o meu maior temor em relação à minha própria filha. Você poderia explicar Provérbios 22:6 e me dar alguns conselhos práticos de como eu poderia ajudar minha filha a ter um relacionamento autêntico e verdadeiro com Jesus – um relacionamento que ela não abandonará mais tarde na vida?”

Eu gostaria de ter um conhecimento maior sobre este assunto, apesar de ter exercido o papel de pai por 43 anos e ter criado cinco filhos, mas eu desejo responder baseado na Bíblia, o tanto quanto possível, e não somente em minhas limitações pessoais. Então, vou tentar responder à pergunta. Vamos começar falando sobre Provérbios 22:6 e depois sobre a última parte da pergunta: O que você pode fazer para maximizar a probabilidade de seu filho ser um discípulo de Jesus?

Provérbios 22:6 diz, “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” O problema que nós percebemos é que a parte do versículo que é uma promessa (“não se desviará dele”) parece ser tão infalível, que toda vez que um filho criado em uma família cristã abandona os caminhos da sabedoria ou os caminhos da fé em Jesus ao atingir a vida adulta, a nossa conclusão acaba sendo de que esta situação é resultante de uma falha dos pais em obedecer a primeira parte do versículo, ou seja, de instruir a criança devidamente. E este é um fardo pesado de carregar para a maioria dos pais. Mas se este for o significado do versículo, então nós precisamos estar dispostos a carregar este fardo.

Antes de dizer o que eu acredito ser o significado desta promessa, quero ressaltar que há textos na Bíblia onde a desobediência dos filhos na idade adulta, desviando-se da fé e arruinando suas vidas, é atribuída à falha dos pais. Por exemplo, Adonias (filho de Davi, que era o homem segundo o coração de Deus), enalteceu a si mesmo dizendo: “Eu serei o rei” (1 Reis 1:5). E Adonias providenciou para si mesmo uma carruagem, cavalos e homens para correrem à sua frente.

Seu pai nunca, em tempo algum, o havia contrariado, nunca havia perguntado: “Por que você age assim? (olhe o versículo 6). Esta é uma crítica bem intencional em relação a Davi. O pai de Adonias nunca dedicou tempo para dizer a ele: “Não faça isso.” Pois Davi não queria contrariar Adonias, e é com clareza que o autor deste livro da Bíblia está atribuindo a rebelião de Adonias contra o próprio pai à falha de seu pai Davi em discipliná-lo. Então, nós erramos e nossos erros têm consequências terríveis.

Outro exemplo são os filhos do sacerdote Eli. Um profeta foi até Eli e disse: “Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?” (1 Samuel 2:29). Quando Eli ouviu que seus filhos haviam sido mortos por Deus por causa da desobediência deles, ele caiu para trás, quebrou o pescoço e morreu porque ele estava velho e pesado (1 Samuel 4:18). A Bíblia fala que Eli engordou porque ele honrou seus filhos mais do que ele honrou a Deus, pois seus filhos estavam retirando as melhores partes dos sacrifícios para comerem e seu pai tanto amava aquela comida que não criticou seus filhos.

Eli criticou a fornicação de seus filhos no santuário, mas eles continuaram exercendo suas funções e continuaram usando os sacrifícios de forma inapropriada. Isso nos mostra que um pai pode ser bastante seletivo em relação à disciplina e à crítica de seus filhos, e é evidente que o profeta neste texto está criticando Eli por honrar seus filhos mais do que a Deus pelo fato de não repreendê-los devido à maneira com eles lidavam com o sacrifício.

Não podemos simplesmente nos esquivar de Provérbios 22:6 como se não houvesse uma correlação entre a maneira que você cria seus filhos e o tipo de pessoas que eles se tornarão. Eu sei, pois eu também sou pai. Eu sei que é um tremendo peso que nós carregamos quando nossos filhos não estão fazendo as coisas que nós pensamos que eles deveriam estar fazendo ou quando estão fazendo coisas que nós pensamos que eles não deveriam estar fazendo, e olhamos para trás e nos perguntamos: “Será que eu poderia tê-los criado melhor?” E a resposta quase sempre é: “Sim.”

Mas depois de mencionar estes exemplos, eu, particularmente, duvido que a segunda metade de Provérbios 22:6 (“e, até quando envelhecer, não se desviará dele”), eu duvido que o autor de Provérbios tivesse a intenção de que nós a entendêssemos como uma promessa infalível, sem exceções. Há três motivos pelos quais eu não acredito que o significado deste versículo é que existe um processo infalível de criar seu filho nos caminhos de Deus para que ele jamais se desvie da fé.

1) Quando você lê a história dos reis de Israel, um rei bom e fiel algumas vezes é sucedido por um filho ruim, e um rei ruim é algumas vezes sucedido por um bom filho. E parece não haver nenhum esforço da parte do autor bíblico inspirado por Deus para dizer: “Pais fiéis têm filhos fiéis e pais infiéis têm filhos infiéis.” Parece não haver nenhum esforço para indicar isto. O autor parece indicar com naturalidade que um rei fiel a Deus era sucedido por um filho ímpio e vice versa.

2) O único Pai perfeito que já existiu teve um filho que se desviou. Israel é o filho de Deus e foi rebelde quase a totalidade de sua existência apesar da paternidade perfeita de Deus para com Seu filho. Eis um exemplo, em Oséias 11:1-2: “Quando Israel era menino, eu o amei [Deus é quem está falando], e do Egito chamei o meu filho. Mas, quanto mais eu o chamava, mais eles se afastavam de mim.” Este é Deus, o Pai perfeito suplicando com Seu filho. E qual o resultado que Ele obtém? Uma vida inteira, ou seja, uma história inteira, a história de Israel, toda a história do Antigo Testamento mostra que este filho é rebelde.

3) Acredito que este é o motivo mais importante contextualmente. Provérbios 22:6 é um provérbio. Por natureza, provérbios são generalizações daquilo que usualmente acontece na vida ao invés de promessas de como a vida sempre será. Então, você pode simplesmente ler o livro de Provérbios e perceber esta realidade. Por exemplo, no versículo 29 do capítulo 22 você lê: “Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real.” Bem, é realmente o significado obrigatório do autor de que todo o carpinteiro ou cortador de pedras habilidoso no trabalho em Israel iria ter a chance de se apresentar diante do rei? Certamente esta não é a maneira que devemos entender este provérbio e muitos outros.

O ponto central do provérbio é generalizar que o trabalho feito de forma primorosa é reconhecido por pessoas que têm a capacidade de discernir e que resultará em grandes benefícios – ou algo parecido. Para quem estudou este assunto, todos reconhecem que o exemplo mais claro de como funciona a dinâmica de provérbios encontra-se em Provérbios 26:4 e 26:5. Provérbios 26:4 diz, “Não responda ao insensato com igual insensatez, do contrário você se igualará a ele.” O versículo seguinte diz: “Responda ao insensato como a sua insensatez merece, do contrário ele pensará que é mesmo um sábio” (v. 5).

Isto revela a natureza de um provérbio. A pressa é inimiga da perfeição. Apressa-te para consertar o telhado antes que o buraco fique maior. Estes provérbios parecem opostos, certo? A pressa é inimiga da perfeição. É verdade a mensagem deste provérbio popular? Sim. Apressa-te para consertar o telhado antes que o buraco fique maior. É verdade a mensagem deste provérbio popular? Sim. Mas eles parecem recomendar ações opostas. É por isso que Provérbios 26:9 diz o seguinte: “Como ramo de espinhos nas mãos do bêbado, assim é o provérbio na boca do insensato.” Em outras palavras, você pode usar um provérbio como quem usa um espinheiro para espetar as pessoas. Você precisa ter sabedoria para saber como usar um provérbio. Você não pode usar os provérbios e pressupor que o significado deles será automaticamente evidente. É necessário sabedoria para entender uma palavra que é um diamante – “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata” (Provérbios 25:11). Mas é necessário discernirmos o momento e a ocasião para usarmos um provérbio.

Então, por estes três motivos eu não acredito que a Brenda deve carregar o peso terrível de pensar que se ela agir corretamente, isto garantirá que sua filhinha de 22 meses de idade terá uma fé inabalável aos 22 anos de idade. Ela não é capaz de carregar este peso.

Mas há algumas coisas que eu gostaria de dizer para a Brenda:

1) Em geral, criar os filhos nos caminhos de Deus irá conduzi-los à vida eterna. Em geral, eu acredito que isto é verdade.

2) Esta realidade inclui colocarmos nossa esperança em Deus e orarmos perseverantemente para que Ele nos dê sabedoria e também orarmos pela salvação dos filhos do momento em que eles nascem até o momento final de nossas vidas. Não ore apenas até que seus filhos se convertam aos seis anos de idade. Isto não é uma opção inteligente. Ore até o momento em que você der seu último suspiro para que seus filhos se convertam e ore pela perseverança deles naquilo que parece ser uma conversão.

3) Preencham a mente de seus filhos com a Palavra de Deus. A fé vem por se ouvir, e a mensagem é ouvida através da Palavra de Deus (Romanos 10:17).

4) Seja radicalmente consistente e autêntico em sua própria fé – não apenas no modo de agir, mas nos sentimentos de afeição, pois os filhos precisam ver como Jesus é precioso para a mamãe e o papai, e não apenas ver que mamãe e papai obedecem a Jesus, ou frequentam a igreja, ou leem a Bíblia, ou cumprem uma lista de obrigações religiosas. Os filhos precisam enxergar a alegria e a satisfação no coração de mamãe e papai por Jesus ser o melhor amigo do mundo.

5) Seja um modelo do precioso evangelho da graça. Quando nós, pais, confessamos nossos pecados e dependemos da graça, nossos filhos entendem o seguinte: “Eu não preciso ser perfeito. Mamãe e papai não são perfeitos. Eles amam a graça. Eles amam o evangelho porque Jesus perdoa seus pecados. Por isso, eu seu que Ele perdoará os meus pecados.”

6) Faça parte de uma igreja que esteja transbordando da Bíblia e de amor. As crianças precisam ser rodeadas por outros cristãos e não somente da mamãe e do papai.

7) Exija obediência. Não seja dominada pela preguiça. Hoje em dia há muitos pais e mães jovens que me parecem extremamente preguiçosos. Eles não têm o desejo de firmarem a postura e de fazerem o necessário para colocarem os filhos na linha. Então, devemos ser consistentes com nossas punições e especialmente consistentes em todas as nossas promessas de boas coisas que falamos aos nossos filhos que iremos fazer por eles.

8) Deus salva filhos criados por pais incrédulos e que fracassaram na criação dos filhos. Deus é soberano. Em última instância, nós não salvamos os nossos filhos. Deus salva os filhos e praticamente não haveria mais filhos no mundo se Deus não os salvasse apesar de serem frutos de famílias fracassadas.

9) Confie na soberania de Deus em relação à salvação de seus filhos. Nós não somos capazes de carregarmos o peso do destino eterno de nossos filhos. Isto é responsabilidade de Deus e nós precisamos deixar isto nas mãos de Deus.





By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/interviews/does-proverbs-promise-my-child-will-not-stray (texto original e áudio em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.

2 comentários:

  1. Salomão foi ensinado por seu pai rei Davi,porque ele se desviou sendo que o versículo diz que jamais vai se desviar dele, não entendo.

    ResponderExcluir