quinta-feira, 2 de junho de 2016

O Porquê do Inferno Existir




John Piper


Por que Deus determinou ser apropriado estabelecer um julgamento eterno, sem fim?E qual é o pecado principal que este julgamento punirá?E como é que somos todos tão culpados que esta punição é apropriada e cabível para todo ser humano que não está unido a Cristo?Para esta questão tão dura, mas tão essencial, nós encontramos a resposta no primeiro capítulo do livro de Romanos. A seguir, você lê a transcrição de um trecho de um sermão do Pastor John Piper durante a conferência Revive que foi realizada na Inglaterra no ano passado.



Nós nunca nos afastamos de Deus porque nós O valorizamos pouco. Nós trocamos Deus por outra coisa porque nós valorizamos mais esta outra coisa. Deixe-me explicar novamente. Ninguém se afasta de Deus, desiste de Deus, abandona a Deus, suprime a Deus, dá as costas para Deus simplesmente porque Deus tem pouco valor para esta pessoa. Nós sempre abandonamos a Deus porque nós valorizamos outras coisas mais do que nós valorizamos a Deus, e isso é um tremendo insulto cósmico e uma ofensa infinita. Esta é a ofensa infinita do universo: que os seres humanos prefiram qualquer outra coisa ao invés de Deus.



Eis o texto de Romanos 1:22-23: “ Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos” – prestem atenção nas seguintes palavras – “e trocaram a glória do Deus imortal por imagens.” Vamos pensar nisto por um momento, pois todos nós já fizemos isto. E somos tentados a fazer isto todos os dias – trocar uma coisa por outra significa expressar uma preferência. Certo? Você não troca algo de supremo valor para você por algo que tem um valor menor para você. Nunca. Você sempre troca uma coisa por outra que você deseja com mais intensidade ao invés da primeira. Você não quer mais a primeira coisa. Você deseja a outra coisa. Este é o significado da palavra troca. Ao invés, eu desejo a outra coisa.

  

E todos nós fazemos isto com Deus. Nós contemplamos a glória de Deus. Nós contemplamos o poder de Deus. Nós contemplamos a sabedoria de Deus. Nós contemplamos a bondade de Deus. E nós não dizemos: “Obrigado”. Nós não dizemos: “O Senhor é grandioso”. Nós dizemos: “Eu vou trocá-LO por algo que eu realmente desejo”. É por isso que o inferno existe, pois isto é um pecado infinito. Você não pode fazer nada pior do que isto. Não há nada pior que pode ser feito. Os pecados são simplesmente um desdobramento deste. O mal de cada pecado é derivativo deste. Este é o grande mal.



Tudo o que nós chamamos mal, ao prejudicarmos uns aos outros, são apenas expressões deste grande mal. Toda podridão que nós causamos uns aos outros é originada da podridão maior de trocarmos Deus por outras coisas, quando dizemos ao Criador Infinito e à realidade mais linda do universo: “Eu não Te desejo. Eu não Te prefiro. Você não é atrativo para mim. Você não me satisfaz. Eu não obtenho nenhum prazer na Sua presença. Esta outra coisa é o que eu desejo. Esta outra coisa é o meu tesouro.” Isto é perversidade. Isto é o significado de perversidade. E qualquer outra maldade origina-se neste mal, incluindo os pecados relacionados ao dinheiro, ao sexo e ao poder, o que o apóstolo Paulo explica claramente.



O problema mais profundo que nós enfrentamos em relação ao dinheiro, ao sexo e ao poder é que todos nós temos conhecimento do poder supremo de Deus. Nós temos conhecimento. Todos nós temos conhecimento. Todas as pessoas com as quais você poderá conversar – ateus, incrédulos, agnósticos, secularistas, adeptos da nova era, qualquer que seja a religião – todo mundo conhece a verdade, ou seja, que Deus é valioso de forma suprema. E todas as pessoas preferem outra coisa ao invés de Deus. Adão e Eva pensaram que estavam usando de sabedoria quando eles preferiram os seus próprios caminhos e o fruto ao invés de Deus e Seus caminhos, e eles se tornaram tolos e foram obscurecidos em seu entendimento – e nós somos herdeiros disto no mais profundo âmago de nosso ser.



Há dois tipos de condições do coração neste mundo: aquele que valoriza Deus acima de tudo e aquele que valoriza outra coisa acima de tudo. Mas a questão principal é se o seu coração está valorizando Deus com supremacia acima de todas as coisas: todas as coisas más e todas as coisas boas; todas as boas coisas que Deus te dá, e todas as coisas más com as quais o diabo está tentando você. Deus é o seu tesouro acima de todas as coisas boas e todas as coisas ruins? Deus é quem te satisfaz? Deus é o seu prazer? Pois se Deus estiver acima de tudo, o dinheiro, o sexo e o poder se transformarão em potenciais extraordinários em sua vida. Mas se Deus não estiver acima de tudo, o dinheiro, o sexo e o poder se tornarão inacreditavelmente destrutivos em suas mãos.

  
By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://www.desiringgod.org/interviews/why-hell-exists (texto e audio originais em inglês).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário