quinta-feira, 23 de junho de 2016

Será que Cristo Vale a Pena?



John Piper

"Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo." ( Lucas 14:26-27 NVI)

Jesus não tem vergonha, nem medo, de nos dizer o "pior" logo no início: o preço doloroso de ser um cristão, que inclui abdicar da família (versículo26), carregar uma cruz (versículo27) e renunciar bens materiais (versículo33). Não há notas de rodapé escritas com letrinhas minúsculas no Pacto da Graça. Está tudo escrito em letras bem grandes e em negrito. Não é graça barata! É muito cara! Venha e seja o meu discípulo.

Mas Satanás esconde o seu pior e mostra somente o seu melhor. Tudo o que realmente importa na negociação com Satanás está escrito em letrinhas bem pequeninas e posicionado lá no final da página.

Na página da frente está escrito em negrito, "Você certamente não morrerá" (Gênesis 3:4), e "Tudo isto lhe darei, se prostrado me adorares" (Mateus4:9). Mas, na página de trás, em letrinhas minúsculas (de modo que você só consegue ler através das lentes de aumento da Bíblia), ele diz: "E depois que findarem os prazeres passageiros deste mundo, você sofrerá comigo para sempre no inferno".

Porque será que Jesus está disposto a nos mostrar o seu "pior " tanto quanto o seu melhor, enquanto Satanás somente nos mostra o seu melhor? Mathew Henry responde: "Satanás mostra o melhor, mas esconde o pior, porque o seu melhor não faz contrapeso com o seu pior; mas o melhor de Cristo excede abundantemente o pior da vida cristã."

O chamado de Jesus não é somente um chamado para sofrer e para se sacrificar; é primeiramente um chamado para um banquete. Este é o ponto principal na parábola de Lucas 14:16-24. Jesus também promete uma ressurreição gloriosa onde todas as perdas desta vida serão compensadas (Lucas 14:14). Ele também nos diz que Ele nos ajudará a perseverar nas tribulações (Lucas 22:32). E também nos diz que o nosso Pai nos dará o Espírito Santo (Lucas11:13). Ele promete, mesmo se formos mortos por causa do reino, que "nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá" (Lucas 21:18).

Isto significa que quando paramos para calcularmos o preço de seguirmos a Jesus, quando pesamos o "pior" e o "melhor", Cristo vale a pena. Ele vale a pena abundantemente (Romanos 8:18, 2 Coríntios 4:17).

Não é assim com Satanás. "Saborosa é a comida que se obtém com mentiras, mas depois dá areia na boca" (Provérbios 20:17 NVI).

By John Piper. ©2016 Desiring God Foundation.
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
http://solidjoys.desiringgod.org/en/devotionals/is-christ-worth-it (texto original em inglês).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.