quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

COMO SE ARREPENDER



Jonh Piper

 
"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9 NVI)

Um sentimento vago, ruim, de que você é uma pessoa miserável, não é o mesmo do que a convicção do pecado. Se sentir sujo não é o mesmo que se arrepender.

Esta manhã eu comecei a orar e me senti bem indigno de estar conversando com o Criador do universo. Foi um sentimento de não ser importante o suficiente. Então contei a ELE meu sentimento. E agora?

Nada mudou até que comecei a ser mais específico sobre meus pecados. Se sentir miserável pode ser útil se te levar à convicção de pecados, mas só o sentimento em si não é suficiente.

A neblina de inadequação precisa tomar forma física, para que possamos ver as colunas tenebrosas de nossa desobediência. Aí sim, você pode visualizá-las e se arrepender, pedir perdão, mirá-las e destruir o alvo.

Então, comecei a relembrar os mandamentos que eu geralmente desobedeço diariamente. Os que vieram à mente foram:

• Amar a Deus com todo o seu coração, alma, mente e força. Não 95%, mas 100%. (Mateus 22:37)
• Ame o seu próximo como a si mesmo. Deseje que as coisas dêem certo para ele tanto quanto você deseja que elas dêem certo para você. (Mateus 22:39)
• Faça todas as coisas sem reclamar. Sem reclamação por dentro nem por fora. (Filipenses 2:14)
• Lançai sobre ELE toda a vossa ansiedade. Para não se sentir mais pesado por ela. (1 Pedro 5:7)
• Somente diga coisas que edifiquem os outros - especialmente aqueles próximos a você . (Efésios 4:29)
• Aproveite o tempo, não o desperdice ou seja ocioso. (Efésios 5:16).

Tanta pretensão de santidade! Estou perdido.

Mas agora é específico. Olho bem nos olhos do pecado. Não estou reclamando do sentimento de inadequação. Peço desculpas a Cristo por não ter obedecido a SEUS mandamentos.

Estou quebrantado e zangado com o meu pecado. Quero matar o pecado, não a mim mesmo. Não sou suicida. Odeio o pecado e quero matá-lo. ("Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês," Colossenses 3:5 NVI; "Mortificai os feitos do corpo," Romanos 8:13).

Nesse conflito eu escuto a promessa, "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 João 1:9 NVI). A paz cresce.

A oração se torna possível, aceitável e poderosa novamente.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. Website:
www.desiringGod.org
http://solidjoys.desiringgod.org/devotionals/how-to-repent

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley