quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Maneiras Diferentes de Enganar os Outros



Nancy Leigh DeMoss



1- O EXAGERO


"Todas as minhas palavras são justas; nenhuma delas é distorcida ou perversa."                (Prov.8:8  NVI)


* Eu exagero os meus feitos do passado?

* Eu exagero os resultados ou frutos de meu esforço no serviço ao Senhor?

* Eu estou relatando a verdade com exagero usando palavras como "sempre" e "nunca"?

* Eu faço generalizações falsas sobre situações ou pessoas?

* Eu fabrico detalhes para fazer a história ficar mais interessante ou engraçada?

* Eu estou exagerando (ou minimizando) a seriedade de uma situação para enfatizar uma idéia ou para causar grande efeito?


2- A BAJULAÇÃO


"Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções." (Salmos 12:2 NVI)


(Bajulação é dizer sobre os outros na frente deles o que você não diria na ausência deles. A calúnia é dizer coisas pelas costas dos outros que você não diria na frente deles.)


* Eu faço elogios falsos?

* Eu congratulo os outros só para melhorar a minha reputação diante deles?


3- A MENTIRA


“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade." (Prov. 12:22 NVI)

* Eu estou caluniando alguém - espalhando rumores falsos com a intenção de machucar?

* Eu estou respondendo a perguntas diretas com inexatidão com o objetivo de proteger a minha reputação?

* Eu falsifico Cartões de Ponto, Fichas de Emprego, Relatórios de Despesas, ou Declaração de Imposto de Renda para benefício próprio?



4- A ILUSÃO


“...pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens." (2 Cor. 8:21 NVI)


* Eu deixo uma impressão falsa (mesmo que as minhas palavras sejam verdadeiras)?

*Eu comunico os fatos seletivamente a fim de influenciar os outros em benefício próprio?

*Eu já dei referências enganosas para os meus empregadores?


5- A INEXATIDÃO


“Orem por nós. Estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo." (Hebreus 13:18 NVI)


* Eu sou negligente em verificar os fatos antes de repetir uma historia?        

*Eu sou desleixado ao relatar os detalhes factuais das histórias?

*Eu estou falhando em falar com exatidão ou em tomar o cuidado para que as minhas palavras sejam literalmente verdadeiras?


6- O ENGANO


"Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora." (Salmos 120:2 ARC)


*Já tentei criar uma impressão melhor de mim mesma ainda que não fosse a pura verdade?

*Eu estou permitindo que pessoas falem coisas falsas sobre os outros enquanto eu dou a impressão de estar concordando devido ao meu silêncio?

*Eu dou a impressão de ser mais madura e comprometida espiritualmente do que a verdade atual?

*Eu estou permitindo que o meu companheiro acredite que eu seja moralmente pura e fiel mesmo já tendo falhado moralmente?

*Eu escondo os pecados do meu passado?


7- A HIPOCRISIA


"Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau.". (Prov. 26:23 NVI)


*Eu falo carinhosamente com os outros enquanto abrigo ódio e amargura em meu coração?

*Eu elogio aos outros na frente deles enquanto os critico por trás de suas costas?



8- A INCONSISTÊNCIA


"De fato, eu, o Senhor, não mudo." (Mal. 3:6 NVI)


*Eu mudo frequentemente de opinião dependendo da minha "audiência"?

*Eu falo aquilo que os outros querem ouvir, ao invés daquilo que realmente acredito?

*Eu enfatizo ângulos diferentes de um assunto dependendo com quem esteja falando?


9- A FALSIDADE


"Feliz aquele que o Senhor Deus não acusa de fazer coisas más e que não age com falsidade!" Salmos 32:2 NTLH)


*Eu estou mantendo motivos secretos e segundas intenções ao lidar com as pessoas?

*Eu procuro por brechas em um contrato ao invés de honrar a intenção e o espírito do acordo?


10- PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS


"Ó Senhor Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Só tem esse direito aquele que...cumpre o que promete,  mesmo com prejuízo próprio.” (Salmos 15:1-4)


*Eu prometo orar por alguém e depois me esqueço de fazê-lo?

*Eu concordo em estar em um lugar em determinada hora ou em ajudar alguém, mas falho em fazê-lo?

*Eu estou falhando em cumprir uma obrigação financeira?

 Texto publicado originalmente pelo ministério Revive Our Hearts
© Revive Our Hearts. By Nancy Leigh DeMoss
(www.reviveourhearts.com usado com permissão)


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley