domingo, 1 de fevereiro de 2015

PEÇA O QUE QUISER



 John Piper


Esta promessa que Jesus nos faz é tão vasta e tão além da nossa experiência que pode parecer inacreditável:

“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido”. João 15:7 NVI

Nós nem mesmo tentamos descontar este cheque no banco do céu. Certamente não teríamos fundos em nossa conta. Quaisquer que forem nossos desejos nos serão concedidos? Depois de termos desejado e pedido a Deus tantas coisas que não nos foram concedidas, nós chegamos a uma destas conclusões: 1) JESUS está usando uma hipérbole ou 2) esta promessa é para super-santos, gente que tem uma comunhão tão sobrenatural com Deus que a gente nunca vai alcançar.

Nada disso. JESUS não exagera e ele escolhe pessoas fracas e tolas (1 Coríntios1:26), gente cuja fé é pequena (Mateus 14:31), gente como nós, para sermos seus discípulos.

Esta promessa é real e JESUS a faz para nós. É uma promessa que não devemos desconsiderar. É um cheque que deve ser descontado no banco do Céu, onde o tesouro não falta. JESUS quer que nós o descontemos.

Há duas condições que nos tornam aptos para validar o cheque. A primeira é que temos de permanecer em Jesus. Lembre-se do contexto dos seis versículos anteriores. Devemos permanecer em Jesus como ramos permanecem em uma videira. Sem JESUS nada podemos fazer (versículo 5) e murchamos. Os ramos que têm a seiva do Espírito Santo são aqueles que estão ligados à Videira, o que significa que eles recebem e compartilham das afeições e desejos de JESUS.

A segunda condição é que as palavras de Jesus devem permanecer em nós. Isto significa todas as palavras de JESUS e não somente as palavras em João 15: 1-6. Sabemos disso por causa do que Jesus diz no versículo 10: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor." Jesus demonstra seu amor por nós ao nos falar a verdade (João 17:8, 26) e nós o amamos se acreditamos NELE e obedecermos/vivermos de acordo com o que ELE diz (João 14:15).

Então, através destas duas condições – permanecer em JESUS e ter as palavras de JESUS permanecendo em nós – ELE molda nossos desejos e pensamentos por meio do Espírito Santo para que os nossos desejos e os DELE sejam os mesmos. É natural que um ramo receba exatamente o que precisa da videira.

As únicas vezes que nossas orações parecem não ter resposta são quando: 1) não compartilhamos os desejos de JESUS porque não estamos permanecendo NELE (Tiago 4: 3) ou  2) o tempo de DEUS e o nosso não coincidem ou 3) não reconhecemos as respostas inesperadas de Jesus.

Esta é uma promessa na qual Jesus quer que você acredite e que ELE ama cumprir. Porque através dela nós descobrimos que nossa alegria não se deve ao fato de Jesus nos dar o que desejamos, mas em Jesus ser quem nós desejamos.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. Website:

Traduzido com permissão por Alessandra Santos Lima Nascimento 
Alessandra é graduada em Tecnologia de Marketing e pós-graduada em Psicopedagogia. Ela é blogueira há mais de 10 anos. Cristã, casada com Rogério Delfino. É gente, apenas agente do bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário