quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como Lidar com a Primeira Desilusão Amorosa



Bethany Bard

“Bethany, você tem que vir comigo ao estudo bíblico. Conheci um rapaz super legal e acho que ele vai me pedir para sair em breve! Ah, e o melhor amigo dele também é super legal. Talvez você possa conhecê-lo."

Eu tinha dezenove anos de idade, despreocupada, aproveitando a minha liberdade após terminar o ensino médio. Um relacionamento sério não estava realmente em meus planos naquele momento. Eu não estava interessada em conhecer um rapaz para namorar; mas decidi ir por causa de minha amiga. Se uma das minhas amigas mais chegadas estava interessada em um rapaz, eu gostaria de saber qual era a dessa cara.

O primeiro amor verdadeiro


Eu me lembro de entrar pelas portas da igreja, avistar minha amiga e me assentar próxima a ela. Não vi os dois rapazes dos quais ela me havia informado nas mensagens de texto e pensei que os encontraríamos após o estudo bíblico.

Assim que o estudo terminou, Jordan e Bryan vieram nos encontrar imediatamente. Minha amiga me apresentou ao seu 'possível futuro namorado' Jordan e ao amigo dele, Bryan.

O próximo ano e meio da minha vida foi como se eu estivesse andando sobre as nuvens. Bryan e eu sentimos instantaneamente uma empatia mútua e nos tornamos amigos rapidamente. Ele era lindinho, engraçado e combinou com a minha personalidade como nenhuma outra pessoa. Juntos, nós dávamos muitas risadas, conversávamos por horas, saíamos com meus irmãos, íamos aos estudos bíblicos juntos e gostávamos da presença um do outro.

Eu me lembro do dia em que descobri que ele realmente gostava de mim.  Ele realmente gostava de mim! Eu estava explodindo de alegria! Ele conversou com meu pai e perguntou a ele se poderia ter um relacionamento sério comigo. E não demorou muito para que Bryan e eu oficializarmos nossa história de amor, totalmente apaixonados. O nosso relacionamento, como outros, tinha seus altos e baixos, discussões longas, e tentativas de acertar nossas diferenças, mas eu realmente gostava desse cara. O pensamento do nosso relacionamento não ser bem sucedido nunca realmente passou pela minha mente. Eu era jovem e estava amando pela primeira vez. Eu acreditei que nos casaríamos em um futuro muito breve.

A surpresa total


Pouco depois do início de nosso relacionamento, eu viajei de férias com a minha família. Eu não tinha a menor idéia de que tudo mudaria durante a minha ausência.

Foi no último dia das minhas férias que eu perguntei ao Bryan: "Está tudo bem?" Não estava tudo bem. Bryan disse que ele estava tendo sérias dúvidas sobre o nosso relacionamento e precisava falar comigo assim que eu voltasse.



Em meu coração, eu sabia que tudo estava acabado.

O último dia de férias foi o mais trágico de minha vida, como se meu coração tivesse sido arrancado. Eu não podia imaginar  a vida sem o Bryan e senti como se tudo estivesse morrendo dentro de mim.

A viagem de volta para casa foi longa. Eu imediatamente me encontrei com o Bryan e ele confirmou o que eu estava pressentindo. Ele me disse que após pensar seriamente, ele sentiu que as nossas convicções e estilos de vida não dariam certo em longo prazo.

Nós conversamos sobre as nossas diferenças e eu concordei com ele. Eu não estava disposta a 'desprender-me', e ele não estava disposto a 'ser mais firme'. Acabou-se. Terminamos o relacionamento e ambos tomamos rumos diferentes.

O coração partido


Nos dias e nas semanas que sucederam o fim do nosso relacionamento parecia como se o meu coração estava, literalmente, quebrado e morrendo. Eu chorei e chorei. Eu soluçava no meu travesseiro à noite e perguntava a Deus: "Por que o Senhor o trouxe para a minha vida se o Senhor sabia que ele não ficaria?"

Eu nunca havia experimentado dor como essa na minha vida. Eu havia perdido meu melhor amigo e o homem com quem eu achava que iria me casar. Chorei um rio de lágrimas.

Apesar das dificuldades serem reais, eu sabia que não poderia viver deprimida e despedaçada para sempre. Eu tinha que voltar minha mente para a verdade e ouvir os conselhos sábios das pessoas ao meu redor.

Eu gastei horas e horas meditando sobre as Escrituras. Li livros incríveis. Falei com meus pais e outras mulheres sábias ao meu redor. Continuei vivendo a vida e procurei me manter ocupada.

Passou-se um mês, e então dois meses, e logo três meses: aos pouquinhos, eu chorava menos e menos. Eu vi, devagarzinho, como Deus estava usando esse relacionamento despedaçado para me desafiar e me fazer crescer. Eu vi que Ele estava me ensinando a confiar nEle plenamente. Eu O vi me ensinar o que era realmente o amor verdadeiro. Eu vi como Ele estava usando essa situação para o meu bem e para a Sua glória. Ao final de tudo, eu fui capaz de agradecer a Deus pelo fim do meu relacionamento.

Lidando com uma desilusão amorosa


Se você já sofreu uma desilusão amorosa, eu entendo a sua dor. Eu já passei por duas e ambas foram extremamente doloridas.

Eu posso, honestamente, dizer isso com todo o meu coração. Eu não apagaria nenhuma das minhas desilusões amorosas.  Foi durante esses dois relacionamentos que Deus me aproximou mais dEle, de uma maneira que eu jamais havia experimentado.

Se você estiver disposta a seguir a Deus, confie em Seu plano perfeito, apegue-se à Sua Palavra, derrame o seu coração a Ele, e Ele usará a sua desilusão amorosa para o seu bem também.

Quatro verdades para te ajudar a lidar com sua desilusão amorosa


1- Confie no Senhor de todo o seu coração

 Nunca pare de confiar no Senhor. No momento em que você duvida da bondade de Deus em sua vida, é nesse momento que você dá ao Inimigo uma brecha em sua vida. Deus é o seu refúgio (Salmos 18:2). Derrame o seu coração a Ele, confie nEle e confie que os Seus caminhos são realmente melhores.

2- Cerque-se de sabedoria

Não se isole. Não se cerque somente de colegas e amigos da mesma idade. Durante o tempo de desilusão amorosa, você precisa de homens e mulheres de Deus que falem a verdade em relação a sua vida (Tito 2:3-5). Você precisa de sabedoria para te ajudar a concentrar-se na verdade. 

3- Encha a sua mente com a verdade

Gaste horas, e horas, e horas na palavra de Deus. Isso irá lhe renovar o coração de como nenhuma outra coisa poderá. Você sentirá como se água fresca fosse derramada sobre um deserto (Salmos 23:3). Pessoalmente, eu passei muito tempo no livro de Salmos e Provérbios. Li inúmeros versículos nestes livros e relembrei quem Deus realmente é. Foi restaurador.

4- Mantenha-se ocupada

O isolamento somente irá aprofundar a dor. Se obrigue a ficar rodeada de pessoas. Se obrigue a participar de um ministério ou de uma oportunidade de servir. Após o fim do meu relacionamento, eu comecei a trabalhar como voluntária em um ministério que ajuda moças que engravidam, para que o aborto não seja uma opção. Foi tão importante ajudar com os problemas dos outros e não ficar pensando nos meus próprios. Ainda tive muito tempo para lidar com o meu coração partido, mas manter-me ocupada foi como um salva-vidas. 

Perguntas para você considerar


  • Você já passou por uma desilusão amorosa?
  • Você acredita que Deus possa usar a sua desilusão amorosa para o bem?
  • Como você pode se aproximar ainda mais de Jesus através de sua desilusão amorosa?
  • Qual das quatro verdades chamou sua atenção? Por quê?

© Revive Our Hearts. 
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).
http://www.liesyoungwomenbelieve.com/handle-first-real-heartbreak (texto original em inglês).
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.