quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Quando Deus Misericordiosamente Arruína Nossos Planos



Jon Bloom



É um presente precioso quando alguém te mostra um tesouro escondido em plena vista nas páginas da Bíblia. Meu bom amigo Jameson Nass acabou de fazer isso por mim em seu excelente sermão sobre a Torre de Babel em Gênesis 11. Os pensamentos dele me ajudaram tanto que quero dividir alguns deles com vocês.


Quando o nosso objetivo é o nosso nome



Você conhece a história da Torre de Babel. O povo antigo que vivia na planície de Sinar disse: 


“Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”. (Gênesis 11:4 NVI)


Os mesopotâmios tinham um objetivo: obter fama para o nome deles mesmos. Deus não estava presente no objetivo deles. O alvo deles era a sua própria grandeza.


Nós podemos enxergar o nosso próprio reflexo nesse antigo povo de Babel. Assim como eles, nós também somos pecadores geralmente cheios de orgulho e ambição egoísta, e pensamos obsessivamente sobre o que os outros pensam sobre nós e sobre o legado que vamos deixar. Assim como eles, nós geralmente temos um desejo ridículo e exagerado de exibir a nossa própria glória e não medimos esforços para dispor de nossos recursos e sistemas para alcançá-la.


Em Sua misericórdia, Deus irá atrapalhar o nosso objetivo   



Eis a resposta de Deus diante do monumento erguido em honra ao orgulho humano:



"O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo" (Gênesis 11:5 NVI).


O fato de Deus ter "descido" para ver o que os homens estavam construindo nos coloca a todos em nosso devido lugar. Como Jameson Nass eloquentemente explicou: "Deus sempre tem que ‘descer’ para examinar as nossas conquistas, o formigueiro que construímos nas rachaduras da calçada de Sua criação". 


Então, no conselho da Trindade, o Senhor disse:


“Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Venham, desçamos e confundamos a língua que falam, para que não entendam mais uns aos outros”. Assim o Senhor os dispersou dali por toda a terra, e pararam de construir a cidade." (Gênesis 11:6-8 NVI)


Não se deixem enganar. Deus não estava sentindo-se ameaçado em Sua supremacia devido ao talento coletivo da humanidade. Ao contrário, o que Deus sabia, e o que os construtores da cidade não sabiam, era a devastação que o pecado causaria se fosse permitido que o orgulho humano se alastrasse sem impedimentos. 


Nós, que hoje temos o benefício de termos observado alguns milhares de anos de história escrita, deveríamos ter um conhecimento melhor do que os nossos antigos predecessores. O desenvolvimento tecnológico do século XX e os milhares de milhares mortos em guerras que hoje relembramos são testemunhas de quanta maldade pode ser desencadeada quando as melhores e mais brilhantes mentes humanas juntam suas capacidades para construir suas Torres de Babel. 


"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte." (Provérbios 14:12 NVI)


Então, Deus confundiu a linguagem dos mesopotâmios e os espalhou. E isso foi um ato de grande misericórdia. Como o Jameson Nass coloca: "Foi a misericórdia de Deus que O fez tornar a vida deles difícil, O fez atrapalhar o objetivo grandioso que eles tinham e O fez dar a eles o que esperavam que não fosse acontecer". 


O propósito misericordioso de Deus nas decepções que nos desorientam 



Deus causa o mesmo tipo de confusão misericordiosa em nossas vidas. Ele é mais misericordioso do que nós percebemos; certamente mais misericordioso do que nós sentimos quando estamos confusos. 


Nós geralmente não sabemos o que estamos realmente construindo quando nos empenhamos em nossos empreendimentos. Nós geralmente não estamos cientes de quão profundo, persuasivo e motivador o nosso orgulho realmente é. Nós geralmente não conseguimos enxergar o quanto apreciamos a glória de nosso nome. Mas Deus sabe. E na sua misericórdia Ele nos confunde, nos impede e nos humilha. E é tudo misericórdia: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (1 Pedro 5:5 NVI). Quando Deus lida com Seus filhos, Ele nos dá graça em resposta ao nosso orgulho porque isso nos torna humildes. Pois Ele sabe que quanto mais humilde formos, mais felizes nós seremos. O orgulhoso será destruído (Provérbios 16:18), mas o humilde habitará na presença do Senhor (Isaías 57:15)


A história da Torre de Babel contém boas notícias que são como um tesouro: há um propósito redentor mesmo nas decepções que nos desorientam e nos fracassos que temos quando procuramos engrandecer nosso próprio nome. Deus nos ama, Ele sabe o que é melhor para nós e em misericórdia não permitirá que nenhum empreendimento que buscamos para a nossa própria glória nos roube do valor insuperável de conhecer a Jesus Cristo (Filipenses 3:8).


Não há ganho real em fazer o nosso nome conhecido. Este é o lixo mencionado em Filipenses 3:8. O único ganho verdadeiro é Cristo. Então, Deus destrói os nossos planos cheios de orgulho a fim de nos fazer verdadeiramente felizes.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 

www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).
Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley