quarta-feira, 22 de abril de 2015

A Chave Para o Amor Radical


John Piper
 

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês." (Mateus 5:11-12 NVI)



Uma das perguntas que fiz recentemente, enquanto pregava sobre amar os nossos inimigos, em Mateus 5:44, foi: Como você pode amar a quem te sequestra e depois te mata?



Como podemos fazer isto? De onde vem a capacitação para amar dessa maneira? Imagine o quanto é surpreendente quando isso acontece no mundo real! Será que alguma coisa poderia mostrar a verdade, o poder e a realidade de Cristo mais do que isso?



Eu acredito que Jesus nos dá a chave para esse amor radical e abnegado neste mesmo capítulo bíblico.



Em Mateus 5:11-12, Ele fala novamente sobre ser perseguido. O que é notável sobre esses versículos é que Jesus diz que você não somente é capaz de suportar os maus tratos do inimigo, mas alegrar-se neles. Isso parece ainda mais fora do nosso alcance. Se eu pudesse fazer isso (se conseguisse me alegrar em ser perseguido), então seria possível amar meus perseguidores. Se o milagre da alegria no meio do horror da injustiça, dor e prejuízo pudesse acontecer, então o milagre do amor aos perpetradores também poderia tornar-se realidade.



Jesus dá a chave para a alegria nesses versículos. Ele fala "Alegrem-se e regozijem-se,  porque grande é a sua recompensa nos céus. " . A chave da alegria é a fé na graça futura de Deus, "grande é a sua recompensa nos céus." Eu acredito que essa alegria é o poder liberador para amar nossos inimigos quando eles nos perseguem. Se isso é verdade, então o mandamento de amar é um mandamento para colocar as nossas mentes nas coisas que estão nos céus, não nas coisas que estão na Terra.(Colossenses 3:2)



O mandamento de amar o nosso inimigo é um mandamento para colocar a nossa esperança e a nossa satisfação em Deus e na Sua grande recompensa: sua graça futura. A chave para o amor radical é a fé na graça futura. Nós devemos ser persuadidos, em meio à nossa agonia, de que o amor de Deus é "melhor que a vida" (Salmos 63:3). Amar o seu inimigo não “compra” a sua recompensa no céu. Apreciar a recompensa do céu lhe capacita a amar ao seu inimigo.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley