quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dez Perguntas Sobre Namoro - Respostas de Matt Chandler (Perguntas 5 e 6)



Pergunta 5: Eu deveria namorar uma moça consagrada que eu não acho atraente?


Uma pergunta frequente de homens solteiros: Se eu não sou fisicamente atraído por uma moça consagrada, ainda sim deveria pensar em iniciar um relacionamento romântico com ela para estimular estes sentimentos? Neste caso, por quanto tempo antes de tornar-se insensato ou até mesmo causar dano?


Eu não encorajo um moço a pensar de forma romântica sobre uma moça se ele não sente atração física no momento. Mas eu encorajo firmemente os moços solteiros a buscarem moças consagradas para um relacionamento de amizade, na esperança de que este relacionamento se transforme em algo mais.


Eu realizei um casamento no ano passado de um rapaz que passou bastante tempo em minha casa comigo e minha esposa Lauren; e ele viu uma moça em nossa igreja que era fiel na obediência ao Senhor e uma moça consagrada – mas a atração física não era presente. Mas ele amava cada minuto que passava com ela. Então eu o encorajei a manter a proximidade a fim de desenvolver uma amizade com ela e esperar que algo crescesse daí. 


Para o bem dela, eu não gostaria que ele dissesse: “Eu estou pensando em um relacionamento romântico com você na esperança de que um dia eu me sinta fisicamente atraído por você.”


Eu sempre falo: Santidade é atraente para quem vive em santidade. E se você se mantiver em proximidade, e você ver a santidade e o caráter de uma moça, você começa a considerar a compatibilidade, santidade e parceria no evangelho com mais seriedade do que apenas a atração física.


Na primeira parte do livro Mingling Souls eu abordo a atração como algo positivo, mas não no mesmo nível em que nossa cultura a exalta. A gravidade sempre ganha. Estamos todos ficando enrugados. Nosso nariz e orelhas nunca param de crescer. É apenas uma questão de tempo até que o componente físico, em que nos baseamos tanto, comece a desaparecer e necessite ser substituído pela atração originada no caráter e no compromisso.


Quando eu tive câncer, tudo que era atraente em mim desapareceu – minha força, minha energia, meu senso de humor, minha criatividade romântica para Lauren. Tudo isso se foi por dois anos. Perdi todo o meu cabelo. Eu me tornei uma sombra do que eu era antes do câncer. Lauren tinha um compromisso comigo, amava o caráter que Deus tinha desenvolvido em meu coração, e naquele momento foram o meu caráter e santidade que estimularam a atração física dela por mim.


A cultura nos dita que a atração física e sexual vem em primeiro lugar, e em seguida vem o caráter, a santidade e a compatibilidade. Acredito que os valores estão invertidos. Eu creio que quando há caráter, compatibilidade e santidade, estes irão estimular a atração de uma forma agradável ao Senhor e muito mais segura para nossas almas.


Mas ao mesmo tempo eu quero proteger os corações, principalmente das moças, em relação aos moços consagrados que estão pensando em um relacionamento. Então, tentem desenvolver uma amizade na esperança de que ela cresça em outra direção. Deseje que ela cresça além da amizade. E estou confiante que, ao longo do tempo, o caráter e a santidade obterão a vitória.


Pergunta 6: Um namorado deveria ser “líder” da namorada?


Você acha sábio para um namorado “liderar” no relacionamento com a namorada? O relacionamento do namoro deve refletir de alguma forma a estrutura complementar do casamento? Parece ser bíblico e sábio de forma prática, mas nesta fase em que a aliança do casamento ainda não foi firmada, também parece inapropriado. O que você tem a dizer?


Sim, um namorado deve liderar em alguns aspectos no relacionamento com a namorada, mas definitivamente não no mesmo nível que um marido lidera no relacionamento com a esposa. Então, na aliança do casamento que tenho com minha esposa Lauren, a mim pertence a posição de liderança. Eu fui designado por Deus para liderar, cobrir, prover e proteger a Lauren de uma maneira que não é o chamado de um namorado. Contudo, um namorado deveria estar liderando sua namorada em direção à santidade e ao encorajá-la no desenvolvimento de seus dons. Eu acredito que ele deveria encorajá-la a crescer em oração, no conhecimento e no entendimento da Palavra de Deus. 




Eu posso misturar minhas preferências neste assunto, então me permita fazer um comentário. Minha esposa Lauren deseja que eu pergunte: “Ei, vamos sair na quinta-feira? Que tal jantarmos fora e depois fazermos tal coisa?” Ela não quer que eu chegue em casa na quinta a noite e diga: “E então, o que você quer fazer?” Então, para um namorado que demonstra liderança em planejar um jantar, liderança em proteger a pureza do relacionamento e liderança no desenvolvimento do relacionamento, eu acredito que o rapaz deveria conduzir estas coisas, mesmo ainda sendo o namorado. 

Recursos Relacionados:

1) O meu namorado (ou namorada) é consagrado o suficiente? 2) Pode haver o “rápido demais” em um namoro cristão? 

3) O Facebook arruinou o namoro? 4) A minha igreja deveria me ajudar a casar? 

7) Como posso manter a pureza sexual no namoro? 8) Quando um solteiro deve parar de namorar? 

9) Namoro e casamento para vítimas de abuso no passado. 10) Qual esperança Deus oferece para solteiros solitários?

© Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere