sexta-feira, 17 de abril de 2015

Como Servir Um Chefe Ruim



John Piper

 “Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens,  porque vocês sabem que o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre. (Efésios 6:7-8 NVI)


Considere esses cinco aspectos de Efésios 6:7-8 em relação ao seu trabalho.


1) Um chamado para viver radicalmente centrado no Senhor.


É chocante se comparado à maneira em que geralmente vivemos. Paulo diz que todo o nosso trabalho deve ser feito como se fosse um trabalho para Cristo, não para um chefe humano. "Sirvam aos seus senhores de boa vontade, como servindo ao Senhor, e não aos homens".


Isto significa que pensaremos no Senhor naquilo em que estamos fazendo no trabalho. Nós perguntaremos: Por que o Senhor gostaria que isto fosse feito? Como o Senhor gostaria que isto fosse feito? Quando o Senhor gostaria disto feito? O Senhor me ajudará a fazer isto? Qual efeito isto terá para a honra do Senhor? Em outras palavras, ser um cristão significa viver radicalmente centrado no Senhor.


2) Um chamado para ser uma pessoa boa.


Viver centrado no Senhor significa ser uma pessoa boa e fazer coisas boas. Paulo diz: "...servindo de boa vontade... todo o bem que fizer..." Jesus disse que quando deixarmos a nossa luz brilhar, os homens verão as nossas "boas obras" e darão glória ao nosso Pai no céu.


3) Capacitação para fazer um bom trabalho para empregadores terrenos que não têm consideração.


O objetivo de Paulo é capacitar os cristãos que vivem centrados no Senhor a continuarem fazendo um bom trabalho para chefes que não têm consideração.  Como você pode continuar a fazer um bom trabalho naquele emprego em que o chefe te ignora ou até te critica?  A resposta de Paulo é: pare de pensar no seu chefe como o seu principal supervisor e comece a trabalhar para o Senhor. Faça isto em quaisquer tarefas que te forem delegadas por seu supervisor terreno.


4) O incentivo de que a bondade não é feita em vão.


Talvez a frase mais maravilhosa de todas seja esta: "o Senhor recompensará cada um pelo bem que praticar". Isto é maravilhoso. Tudo. Cada coisinha boa que você faz é vista e valorizada pelo Senhor.


E Ele te recompensará por isto. Não no sentido de que você mereça algo e que agora Ele esteja te devendo. Ele te possui e a tudo no universo. Ele não nos deve nada. Mas Ele, livre e graciosamente, escolhe nos recompensar pelas coisas boas feitas pela fé.


5) O incentivo de que uma posição insignificante na terra não impedirá a sua grande recompensa no céu.


O Senhor recompensará cada coisa boa que você faz: "seja escravo, seja livre." O seu supervisor pode pensar que você seja um ninguém. Ou talvez ele nem saiba que você exista. Isto não importa. O Senhor sabe que você existe.

By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley