sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tenho Que "Amar a Mim Mesma" Para Amar os Outros?



Erin Davis



Eu sou fã de notícias sobre celebridades. Em particular, sou fascinada quando os romances de celebridades se desfazem e evaporam-se. Eu gostaria de entender o porquê das moças mais lindas do mundo não conseguirem continuar amando os rapazes mais lindos do mundo, mesmo com dinheiro suficiente para financiar constantes viagens românticas de final de semana.



Recentemente, duas notícias de celebridades atraíram o meu olhar. Ambas de estrelas de Hollywood com histórias de relacionamentos fracassados. (Deixarei que vocês adivinhem quem são. É uma lista bem longa!) Ambas pareciam ter finalmente achado o amor duradouro. Ambas compartilharam o mesmo segredo de finalmente obterem vitória na vida amorosa.



"Eu aprendi a amar a mim mesma."



Ambas agradeciam aos seus caríssimos terapeutas por tê-las ajudado a entender que nunca poderiam amar verdadeiramente alguém até que elas amassem a si mesmas.



Vocês se incomodam se eu der um palpite desconfiado?  Esta não será a última vez que veremos os nomes dessas moças nas manchetes. Elas não desvendaram o segredo do amor duradouro. "Amar a si mesmas" não manterá o fogo em seus lares aceso para sempre. Como posso saber disso? Por que a Bíblia nos dá uma fórmula para o amor duradouro que não é a de amarmos a nós mesmos em primeiro lugar.



E O SEGUNDO MANDAMENTO?



Jesus estava falando sobre amor quando Ele disse isto:



"E o segundo [mandamento] é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo." (Mateus 22:39 NVI)



Se você extrair essa passagem da Escritura, realmente parece que Jesus está ordenando amar a si mesma antes de amar o próximo. E é por isso que devemos aumentar o ângulo da câmara um pouco mais. Um pouco antes dessa passagem, Jesus passou o maior mandamento de todos. Não deixe que ele passe despercebido!



"Respondeu Jesus:  Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento." (Mateus 22:37-38 NVI)



Quando o caso é amor, Jesus diz que primeiro devemos amar a Deus com tudo o que temos. Amar a Deus com o coração inteiro, ao invés de dar pedacinhos de seu coração a um rapaz. Ame a Deus com toda a sua alma, fazendo d'Ele o único objeto de sua adoração. Ame a Deus com toda a sua mente. Passe o tempo pensando sobre Ele. Sonhando com Ele. Imaginando a sua vida com Ele ao invés de criar uma fantasia baseada em sonhos sobre algo (ou alguém). Uma vez em que você fizer Deus seu primeiro amor, então ...



"Ame ao seu próximo como a si mesmo".



MAS E SE EU NÃO AMAR A MIM MESMA?



O fato que amarmos a nós mesmos está pré-suposto aqui. Senão Jesus nos teria dado três mandamentos. Primeiro ame a Deus. Depois ame a si mesmo. E finalmente ame as pessoas. Se você é como eu, você pode estar pensando; mas eu não amo a mim mesma! Eu odeio os meus olhos, coxas, risada, etc. Mas Jesus não estava falando de autoestima. Ele estava reconhecendo o fato que, no fim das contas, todos nós olhamos para o número um.



Paulo disse assim:



"Ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja... Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito." (Efésios 5:29,33 NVI)



Autoestima é gostar de tudo a seu respeito. É achar que você é a melhor, a rainha da cocada preta! É olhar no espelho e amar a moça que está te olhando de volta. Não sei se você é assim, mas minha autoestima parece estar sempre em uma montanha russa. Num minuto estou por cima. No minuto seguinte estou arrasada. No próximo estou me sentindo totalmente confusa.



Mas no fim das contas, eu ainda cuido de mim mesma. Ainda me alimento. Ainda durmo. Ainda faço as coisas que me trazem felicidade. Este é o tipo de amor próprio que Jesus e Paulo estavam falando. Mesmo quando nos sentimos como se fôssemos as moças mais feias do mundo, nós ainda cuidamos de nossas necessidades básicas. O chamado de Jesus para nós é nutrir e apreciar os outros desta mesma maneira.



EU QUERO SABER O QUE É O AMOR



Jesus nos disse para amarmos a Ele em primeiro lugar, e aos outros em segundo, por uma boa razão. Primeiro, Ele é merecedor. Ele nos criou. Ele nos resgatou. Ele merece cada parte de nós. Além disso, nós precisamos amá-lo primeiro, e aos outros segundo, porque ele é o Professor máximo quando o tema é amor. Você já reparou que todos nós pelejamos com essa parte de nossas vidas que se chama amor? Nenhum de nós realmente sabe amar ou ser amado, mas Deus sabe.



Afinal de contas Ele é amor.



 "Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor." (1 João 4:8 NVI)


É somente por causa do Seu grande amor por nós que sabemos alguma coisa sobre como amar os outros.



"Nós amamos porque ele nos amou primeiro." (1 João 4:19 NVI)



Você precisa aprender a "amar a si mesma" antes que você tenha sorte no amor? Nem tanto assim. Você precisa amar a Deus com cada milímetro de seu coração. Fazendo isso, uma coisa maravilhosa acontecerá. A maneira com que você se vê será transformada. Quando você se olhar através das lentes da Palavra de Deus, você começará a entender quão extenso, profundo e duradouro é o amor de Deu por você. Isto não é o mesmo que nunca mais ter um dia ruim na sua vida. É melhor!



 O amor de Deus também se estenderá aos seus relacionamentos com outros. Isto significa que:



  • Você pode ser fiel a uma pessoa porque Deus é fiel a você;
  • Você pode perdoar quando for ferida porque Deus já tem te perdoado tanto;
  • Você pode ser graciosa com os outros porque Jesus é gracioso contigo;
  • Você pode ser humilde porque Deus é humilde;
  • Você pode se sacrificar pelos outros porque Jesus sacrificou tudo por você.



Duvido que algum terapeuta famoso iria me recomendar para seus pacientes, mas se ele fizesse isso, eu abriria minha Bíblia e lhes mostraria a seguinte fórmula para o amor verdadeiro:



Passo 1: Reconhecer que Deus é a fonte de amor;

Passo 2: Procurar amá-lo com todo o seu ser;

Passo 3: Pedir a Ele que a ajude a amar os outros e cuidar deles como cuido de mim mesma;
Passo 4: Repetir sempre.



O que você acha?



  • Você precisa amar "a si mesma" antes que você ame os outros?
  • Você sabe algum segredo para o amor duradouro?


© Revive Our Hearts
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
www.avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns artigos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley