quarta-feira, 1 de abril de 2015

Dez Perguntas Sobre Namoro - Respostas de Matt Chandler (Perguntas 3 e 4)



Pergunta 3: O Facebook arruinou o namoro?


Na sua experiência, de que maneira a tecnologia mudou a forma na qual os jovens namoram hoje em dia? Essas tendências são animadoras ou preocupantes em sua opinião?


Se estivermos falando sobre um jovem rapaz e uma jovem moça que estão namorando, que já definiram seu relacionamento e sabem que este relacionamento um com o outro está desenvolvendo e há comprometimento, então eu acredito que a tecnologia cria novas maneiras de encorajamento mútuo e de contato mais frequente. Então, desta forma, eu me animo com o que a tecnologia tem a oferecer.


Mas se estivermos falando que a tecnologia mudou a maneira que jovens rapazes e moças se aproximam um do outro, antes do relacionamento estar definido, então há muitas coisas que me preocupam a respeito da tecnologia.


A capacidade de enviar uma mensagem ou tuitar, ou escrever no perfil de alguém, te possibilita flertar ou fazer gracinhas sem que haja uma definição clara do quê seja o relacionamento. Então, neste sentido, quando você não estabeleceu claramente em quê consiste o relacionamento, eu acredito que a constante presença no mundo da tecnologia, ao invés do contato face a face, pode ser prejudicial. 


Então, se eu pensar em minhas filhas, se houver um jovem rapaz constantemente enviando mensagens para elas e entrando em contato através das redes sociais sem qualquer indicação de quais sejam as intenções, nenhum desejo evidente de manifestar o caráter deste relacionamento, eu ficaria preocupado.


Eu vejo muitas moças na igreja que já ficam bem empolgadas simplesmente porque alguns rapazes gostam de cada postagem delas no Facebook, ou constantemente enviam mensagens sem nunca haver definido o relacionamento.


Pergunta 4: A minha igreja deveria me ajudar a casar?


O quê os membros da igreja local podem fazer, de forma prática, para ajudar a realizar casamentos consagrados, ao invés de apenas falar aos rapazes, “Vire homem e coloque sua vida em ordem”, e falar às moças, “Pare de esperar e seja mais ativa enquanto está solteira?” Qual é o papel que a comunidade da igreja deveria ter na decisão de quem e quando se casar? Você tem algum conselho para que outros desenvolvam este tipo de função nos relacionamentos?


Eu amo esta pergunta porque acredito firmemente que Deus chamou a comunidade da aliança de seus filhos para atuar no contexto local. Eu acredito que a igreja local pode ajudar, de forma prática, casamentos consagrados a se realizarem de outras maneiras além de falar para os rapazes solteiros “virarem homens” e para as moças solteiras “pararem de esperar e se tornarem ativas enquanto estão solteiras” (contudo eu acredito que talvez haja a necessidade de falar essas coisas para moços e moças solteiros).


Eu acredito que deveríamos fazer de tudo em nossas igrejas para criarmos a cultura do discipulado. Nesta cultura, a norma, o ar que respiramos, é que homens mais experientes agem com seriedade ao procurar rapazes mais jovens para treiná-los, não apenas treiná-los na Bíblia, mas realmente treiná-los para colocar as Escrituras em prática na vida deles. Como você pode servir, amar e encorajar sua esposa? Como você pode ser romântico? O que significa, na prática, ser um homem de Deus em relação à sua esposa?


Pessoalmente, eu tento fazer isso convidando rapazes solteiros para nossa casa. Lauren quase sempre prepara a refeição. Eu ajudo arrumar a mesa e depois da refeição o rapaz me ajuda a lavar as louças. É meu jeito de dizer: “Esta é a minha maneira de servir minha esposa.” E enquanto lavamos as louças eu geralmente converso sobre como tento encorajar os dons da Lauren.  


Então, esta é uma cultura intencional e básica de discipulado que espero estar enraizada na vida de nossa igreja. Além disso, minha esperança é de que jovens rapazes procurem os homens mais experientes. E eu já falei para eles: Persigam homens experientes. Pergunte: Posso invadir seu espaço? Posso te acompanhar e observar o que você normalmente faz?


A atração pela juventude nas igrejas é tão grande e notória, e ainda assim tenho percebido que sem uma boa mistura de gerações, a tendência é tornar-se desproporcional e insensato. E a pior coisa possível que posso imaginar é um grupo apenas de rapazes de 24 anos trocando idéias sobre a vida. Se eu puder colocar esse solteiro de 24 anos com um homem casado de 38 anos, então terei grande esperança de que o rapaz de 24 anos irá ver, entender e desejar o  casamento. 


Além disso, acredito que o quê apreciamos e como apreciamos é de grande importância. Nós prezamos o casamento em nossa igreja. E eu quero enaltecer mulheres e homens que dedicam suas vidas para fazer discípulos, tanto casados como solteiros.


Em uma série de sermões que terminei no outono passado, eu quis constantemente citar mulheres e homens solteiros que têm dado suas vidas para fazerem discípulos e quis enaltecer o trabalho deles. Então é mais do que dizer: “Não fique só pensando que você ainda está solteiro.”  Mas quis enaltecer os solteiros que no dia dos namorados não ficam consumidos pela vontade de receber um convite para ir ao cinema, mas que estão comprometidos em fazer discípulos, para a própria alegria deles. Eles ainda estão desejando o casamento, desejando um cônjuge, mas não estão perdendo tempo enquanto ainda não têm um marido/esposa.

Recursos relacionados:

1) O meu namorado (ou namorada) é consagrado o suficiente? 2) Pode haver o “rápido demais” em umnamoro cristão? 

5) Eu deveria namorar uma moça consagrada que eu não acho atraente? 6) O namorado deveria ser “líder” da namorada? 

7) Como posso manter a pureza sexual no namoro? 8) Quando um solteiro deve parar de namorar? 

9) Namoro e casamento para vítimas de abuso no passado. 10) Qual esperança Deus oferece para solteiros solitários?

© 2015 Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português)


Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere