sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dez Perguntas Sobre Namoro - Respostas de Matt Chandler (Perguntas 9 e 10)



 

Pergunta 9: Namoro e casamento para vítimas de abuso no passado



Se você concordar falar sobre este assunto, como o evangelho ajuda àqueles que estão namorando e foram vítimas de abuso sexual no passado? Um grande número de homens e mulheres na igreja representa esta população. Como Jesus Cristo ajuda nas dificuldades peculiares que estes cristãos têm em um relacionamento de namoro e em um possível casamento no futuro? 


Em primeiro lugar, sou grato por poder responder esta pergunta porque eu represento este grupo. O lar em que eu cresci era cheio de todo tipo de abuso que você possa imaginar. E isso deixa algumas cicatrizes e cria um fardo pesado, não somente no namoro, mas também no casamento que precisará ser moldado no evangelho.


Para a pessoa que não teve a experiência do abuso e não carrega este tipo de fardo pesado, o evangelho deveria gerar paciência, compaixão e empatia para caminhar lado a lado com a pessoa que tem carregado a violência deste abuso.


Para a pessoa que tem carregado o peso do abuso, o evangelho começa a restaurar nossa identidade, ele começa a restaurar nossos corações e nossas feridas, e nos capacita a começar a confiar novamente, devagar, mas verdadeiramente.


Então, quando o evangelho está em ação, tanto naquele que não sofreu abuso como naquele que o sofreu, você tem uma pessoa que é paciente, compreensiva e compassiva, e uma pessoa que está sendo restaurada e curada pelo evangelho de tal maneira que há uma oportunidade de crescer em intimidade que não seria possível na ausência do evangelho.


É assim que o evangelho agiu em minha própria vida e em meu casamento. Lauren foi capaz de ser muito compreensiva, compassiva, amável – e não exigente – enquanto o evangelho estava agindo para me curar e restaurar em mim o que estava despedaçado.


Pergunta 10: Qual esperança Deus oferece para solteiros solitários?



Muitos cristãos solteiros que não conseguem encontrar um cônjuge começam a namorar uma pessoa que não é cristã e expõem-se a dificuldades. O que Cristo oferece aos cristãos que estão cansados da esquisitice do namoro cristão, desejam se casar, estão cansados da solidão, mas não têm nenhum pretendente cristão em vista e a idade está avançando? O que você diria a eles?


Em primeiro lugar, eu gostaria de legitimar o desejo de se casar. Eu não gostaria que ninguém se sentisse culpado por ter tal desejo. Eu percebo que constantemente, em particular as mulheres solteiras (que Deus as abençoe), elas sentem receber uma única mensagem, que é a seguinte: “Ache seu contentamento em Cristo. Cristo não é suficiente para você?”


Eu penso que esta é uma péssima resposta porque o desejo de se casar é um bom desejo. Pode ser até um desejo que foi dado ao solteiro pelo Criador do universo. Se a Bíblia diz, “Quem encontra uma esposa encontra algo excelente” (Provérbios 18:22 NVI), isso é tudo o que preciso para legitimar o desejo de homens e mulheres por um casamento. 


Mas como todos os desejos, eles precisam ocupar o lugar certo. Eu quero legitimar o desejo de um casamento, mas gostaria de advertir contra o medo da solidão que pode elevar este desejo como prioridade na sua lista de desejos de forma que você até deseje expor-se a uma situação que comprometa sua fé, sendo mais terrível e de uma solidão ainda mais profunda para você no futuro.


Infelizmente, muitas mulheres consagradas atingem o ponto onde elas se cansam da “esquisitice” do namoro cristão e da apatia dos homens cristãos para iniciar um relacionamento com elas, o que as leva a se casarem, não diria nem mesmo com pretendentes que não sejam salvos, mas com quem eu chamaria de “rapazes cristãos legais”, que frequentam a igreja umas duas vezes por mês e possuem uma Bíblia. E baseada nestes fatos, a mulher justifica entrar em um relacionamento com este homem – um homem que não ocupará a posição de líder, que não ama realmente o Senhor, mas que pode até estar frequentando a igreja.


Isso quase sempre termina em um coração partido. Agora eles estão em uma aliança, ela se sente presa neste relacionamento e então tenta “consertar” o marido. Isso não funciona e então ela tem a esperança que talvez filhos possam consertar o casamento. Eles têm filhos e agora o pai os está criando não para aproximar-se do Senhor, mas afastando-os Dele.


Então, com tudo isso, a maneira em que aconselho os solteiros de nossa igreja é para que eles se dediquem ao ministério e em servir ao Senhor. 


Mulheres, dediquem-se ao ministério. Há uma mulher que mora conosco. Ela já tem trinta e poucos anos. Ela é líder de um ministério, ela lidera grupos de discipulado para mulheres no país inteiro, em 11 ou 12 estados, dedicando sua vida no treinamento de 50 ou 60 líderes. Ela liderou o estudo do livro Teologia Sistemática de Wayne Grudem nestes grupos de discipulado, e mais recentemente ensinou o livro de Gênesis em um estudo aprofundado da Palavra de Deus. Ela adoraria estar casada, mas ela não está esperando pelo casamento para que sua vida seja relevante.


Penso também na jovem moça que ajudou a formular algumas destas perguntas, ela tem se dedicado ao Senhor para escrever, ensinar, discipular e abrir a casa dela para cuidar de outras mulheres e encorajá-las a crescerem no conhecimento bíblico. E acredito que é isso que Cristo tem para elas – um ministério do evangelho que traga realização, que avive a alma e satisfaça a alma. 

Recursos relacionados:

1) O meu namorado (ou namorada) é consagrado o suficiente? 2) Pode haver o “rápido demais” em um namoro cristão? 

3) O Facebook arruinou o namoro? 4) A minha igreja deveria me ajudar a casar? 

5) Eu deveria namorar uma moça consagrada que eu não acho atraente? 6) O namorado deveria ser “líder” da namorada? 

7) Como posso manter a pureza sexual no namoro? 8) Quando um solteiro deve parar de namorar? 


© Desiring God Foundation
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).


Foto: Matt and Lauren Chandler



Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere