segunda-feira, 27 de abril de 2015

Fale Com Deus, Não Somente Sobre Ele


John Piper

"Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem."(Salmos 23:4 NVI)


O formato desse Salmo é instrutivo.


Nos primeiros três versos, Davi se refere a Deus como "Ele":


O Senhor é o meu pastor...

Ele me faz descansar...

Ele me guia...

Ele restaura-me o vigor.


Então, no verso 4 e 5 Davi se refere a Deus como "você" (tu):


Não temerei perigo algum, pois tu estás comigo;

A tua vara e o teu cajado me protegem;

(Tu) preparas um banquete para mim;

(Tu) unges a minha cabeça com óleo.


E no verso 6 ele retorna à terceira pessoa:


Eu habitarei na casa do Senhor.


A lição que eu aprendi através desse formato é que não é bom falar demais sobre Deus sem falar com Deus.


Todo cristão é pelo menos um teólogo amador; ou seja, uma pessoa que tenta entender o caráter e os caminhos de Deus e então os coloca em palavras. Se não formos pequenos teólogos, então nunca diremos nada aos outros a respeito de Deus e seremos de muito pouca ajuda aos outros em sua fé.


Mas o que tenho aprendido com Davi, no Salmo 23 e outros Salmos, é que eu devo entrelaçar a minha teologia com oração. Eu devo interromper frequentemente o meu falar sobre Deus a fim de falar com Deus.


Logo após a afirmação teológica, “Deus é generoso”, deveria vir seguinte frase em oração, “Obrigado, Deus”.


Logo em seguida de “Deus é glorioso”, deveria vir, “Eu te adoro por sua glória”.



Percebi que esta é a maneira que deveria ser se estamos sentindo a realidade de Deus em nossos corações bem como a descrevendo com nosso intelecto.
 
By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley.