quarta-feira, 20 de maio de 2015

O que é Idolatria?



John Piper


Pastor John, no meio cristão ouvimos muito a respeito de ídolos. O que é um ídolo? Por que eles são perigosos? Qual a aparência de um ídolo no mundo de hoje?


Talvez a melhor maneira de responder esta pergunta, ao invés de analisar a Bíblia inteira e analisar todas as passagens a respeito do assunto – o que não seria uma ideia ruim – mas vamos  analisar apenas um versículo, uma passagem da Bíblia. Eu acredito que a resposta para todas estas perguntas está em Colossenses 3:5-6. O que é um ídolo? Por quê ele é perigoso? Qual a aparência da idolatria hoje em dia? Eis o versículo: Colossenses capítulo 3. “Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria. É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência.” (NVI)


Respondendo à sua pergunta, os ídolos são perigosos porque a ira de Deus virá sobre a idolatria. Nada é mais perigoso do que a ira de um Deus onipotente e totalmente justo. E Paulo diz que a ira de Deus vem sobre a idolatria. Por quê isso? A resposta está em Êxodo 20. Preste atenção: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso...” A ira de Deus vem sobre o idólatra porque Deus é ciumento. Há um tipo de ciúmes justo e santo e o tipo de ciúmes que é injusto, fraco e inseguro. O ciúme de Deus não é apenas justo. Deus merece nossa mais profunda e forte afeição e admiração, mas é um ciúme amoroso. É um ciúme amoroso porque nós fomos criados para encontrar nossa maior alegria quando Deus é o nosso maior tesouro. Deus é ciumento para receber a honra de ser engrandecido e Ele é ciumento para que nós sejamos satisfeitos ao engrandecê-lo. Então Ele é ciumento com amor e Ele é ciumento com justiça. Se nós acharmos que Deus seja tão tedioso e desprezível que precisamos colocar outras coisas no lugar que pertence a Ele, coisas que nos satisfaçam mais do que Ele, então não apenas ofendemos a Deus, mas também destruímos a nós mesmos. E estas duas coisas fazem com que Deus se ire. Ele não quer ser ofendido e não quer que destruamos a nós mesmos. A idolatria contradiz ambas e é por isso que a ira de Deus vem sobre o idólatra. Então, é por isso que a idolatria é tão perigosa.


As outras duas perguntas podem ser resumidas em uma só pergunta: O que é um ídolo e qual a aparência dele hoje em dia?


Paulo diz: A ganância, que é idolatria. Então a idolatria nos dias atuais é a atividade do coração humano. Não é um ato do corpo. O ato é como a fruta em um galho. Mas tudo começa no coração: o desejo, a necessidade, a apreciação e a satisfação por qualquer coisa que você valoriza acima de Deus. Isto é um ídolo. Paulo chama isso de ganância, um amor e um desejo descontrolados, amando mais do que a Deus aquilo que deveria ser amado menos do que Deus e apenas para o serviço à Deus. A ganância é a verdadeira condição deste coração descontrolado – o ato de amar em excesso o que deveria ser amado menos. E é por isso que a ira de Deus vem. Esta é a aparência da idolatria nos dias de hoje. E ela está presente em todos os lugares em nossa cultura.


O que é um ídolo? É uma coisa ou uma pessoa amada mais do que Deus, buscada mais do que Deus, desejada mais do que Deus, valorizada mais do que Deus, apreciada mais do que Deus. Pode ser uma namorada. Podem ser boas notas. Pode ser a aprovação de outras pessoas. Pode ser o sucesso nos negócios. Pode ser estímulo sexual. Pode ser um hobby, um grupo musical do qual você seja fã, um esporte ou um jardim impecável. Outro dia eu estava procurando algumas coisas para o jardim e cliquei em um anúncio de uma empresa de paisagismo, então três pessoas testemunharam que devido ao serviço desta empresa eles podem gabar-se de possuir a grama mais bem cuidada da vizinhança. Eu pensei: ‘Que motivação! Eu quero que a minha grama seja a mais verde’. Então, isso pode tornar-se um ídolo. Ou a sua própria aparência pode ser um ídolo. Pode ser qualquer coisa.  


Paulo coloca da seguinte maneira em Romanos 1:25. “Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre.” Tudo o que é criado ao invés do Criador. Mas a ira não vem sobre os filhos de Deus. Por quê? Porque Paulo diz em 1 Tessalonicenses capítulo 1: “vocês... se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, e esperar dos céus seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir.” (v.9 NVI)


Então, quando abandonamos os ídolos e nos voltamos para Cristo, nós nos salvamos da ira de Deus porque Ele é por nós. Deus é por nós através de Cristo crucificado.


By John Piper. ©2015 Desiring God Foundation. 
www.desiringGod.org (website em inglês com alguns recursos em português).

Traduzido com permissão por Rachel Machado Soares Beere