sexta-feira, 29 de maio de 2015

Quando Você Tem Seu Melhor Amigo No Bolso


Beecher Proch




Eu tinha terminado um jantar maravilhoso e pulei em nosso confortável sofá para conversar com um de meus melhores amigos. Conversamos sobre as viagens recentes de cada um de nós e projetos nos quais estávamos trabalhando.  Eu estava rindo sobre um momento embaraçoso que havia acontecido com ele quando ouvi a voz de minha mãe vindo do fundo. Pensei que ela estava falando com outra pessoa, até que de repente...



"Ei, Beecher, você concorda com isso? Eu acho que é o melhor plano para amanhã."



Ah, não! Eu tenho certeza que o ponto de interrogação em meu rosto comunicou que eu não tinha a menor idéia do que a minha mãe estava falando. Eu não estava prestando atenção no que ela tinha dito. E a minha desculpa de estar "em profunda conversa com um amigo" não iria adiantar. Por quê? Porque meu "amigo" é um objeto com uma tela de vidro de 6 polegadas. Que mancada!



Você está correto se achou que o amigo a quem me referi é o meu telefone celular. (Não o julgarei se você achou que eu estava falando de um pequeno ser imaginário que usa óculos. Eu gostaria de ter um amigo desses também). Eu estava tão concentrado em me informar das "novidades mais recentes" que perdi o contato com a realidade presente.



Você já pensou quanto do seu tempo é gasto em seu 'smartphone' ou 'tablet'? Eu já pensei sobre isso. Então cliquei no 'Google' e li um estudo conduzido por uma empresa da Califórnia que calcula os minutos gastos por dia com o celular em torno de 194. Mais do que TRÊS HORAS!  (Está tudo em letras maiúsculas porque eu estou gritando!). Nós acordamos com a nossa tecnologia. Andamos com ela. Conversamos com ela. Vamos para a cama com ela. Perdoem-me, mas isto é como estar casado com o nosso telefone celular! Mídia social, mensagens de texto, emails; tudo isso exigindo nossa atenção constantemente. Não é uma surpresa que os nossos relacionamentos estão se deteriorando. Você pode imaginar se usássemos metade do tempo que gastamos em nossos telefones para desenvolver relacionamentos cara a cara com as pessoas?



Deixe-me confessar; se você estiver lendo isso e pensando: ‘é verdade, eu sei que gasto muito tempo com os meus eletrônicos, mas o que posso fazer a respeito?’ Eu estou na mesma situação. Por isso desenvolvi uma pequena lista de atitudes práticas que podemos tomar para ajudar-nos a colocar de lado os nossos telefones e prestarmos atenção na pessoa ou projeto à nossa frente.



   1- Ore.



A única "força interior" que pode te capacitar a parar de pegar constantemente o telefone é a força de Cristo em você. A Palavra diz em 1 Crônicas 16:11 (NVI): "Olhem para o Senhor

e para a sua força; busquem sempre a sua face." Esse é o primeiro passo: a oração deveria ser automática.



   2- Recorra à Bíblia.



Assim como a oração te ajudará na luta para deixar de lado o seu telefone, a Bíblia também tem algo a dizer sobre este assunto (por falar nisso, você sabia que já se falavam de 'tablets' nos tempos Bíblicos? Confira em Êxodo 31:18). O primeiro mandamento em Êxodo 20:3 (NVI) diz: "Não terás outros deuses além de mim." Quando dispositivos eletrônicos interferem no nosso relacionamento com Deus, isso os qualifica como ídolos. Aqui vai uma lista de outros versículos que nos estimulam a depender do Senhor:



  • Salmos 145:18
  • Romanos 8:26
  • Isaías 26:4
  • Filipenses 4:19
  • Êxodo 14:14.



   3- Faça um jejum de telefone.



Isso é bem simples. Não olhem no telefone celular entre certas horas do dia, ou em certo dia da semana. Este passo vai te revelar quanta importância você dá para seu telefone.



   4- Desenvolva relacionamentos verdadeiros, cara a cara.



Algumas vezes é mais confortável sentar-se apenas com o seu telefone e relaxar. Não há ninguém para te incomodar com perguntas ou alguém de quem você precisa cuidar. Mas nós não causaremos um impacto no mundo apenas nos sentando e nos afastando dos relacionamentos. Nós só poderemos ter uma influência real nas pessoas quando saímos mundo afora, fazemos amigos, aprofundamos os relacionamentos e experimentamos a verdadeira vida fora de nosso cantinho particular.



A tecnologia não é má ou ruim em si mesma. É somente a maneira como nós a usamos que a transforma em algo negativo. Você só pode aprofundar as amizades até certo ponto com mensagens de texto ou emails. Se você quiser que os seus relacionamentos se aprofundem a partir deste ponto, você terá que passar tempo cara a cara. Jesus demonstrou o maior ato de amor dando a Sua vida por nós. Lemos em 1 João 3:16 (NVI):



"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos."



Pense nisto: como é que os relacionamentos desenvolvidos exclusivamente através do telefone podem nos dar a oportunidade de negarmos a nós mesmos em favor de outra pessoa? Nós mostramos o quanto nos importamos apenas quando estamos realmente interessados e envolvidos com a pessoa ou projeto à nossa frente. Você pode ter ouvido a expressão: "aonde quer que você esteja, esteja lá de corpo e alma." Bom, nós estamos fazendo exatamente isso quando impedimos que uma tela de vidro seja um obstáculo entre nós e os relacionamentos na vida real.



Se a nossa tecnologia desaparecesse, quão fortes seriam nossos relacionamentos? Ficaríamos bem se os nossos dispositivos eletrônicos desaparecessem um dia, ou entraríamos em pânico? A nossa identidade está em nossos telefones e em quantos seguidores temos na mídia social, ou será achada no único lugar em que serei verdadeiramente satisfeito: em Jesus Cristo?



© Revive Our Hearts. 
www.reviveourhearts.com (website em inglês).
https://avivanuestroscorazones.com/resource-library/topics/portugues/ (website em espanhol com alguns recursos em português).


Traduzido com permissão por Neyzimar Ferreira Lavalley